BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA: USO DE INERTE PARA AUMENTAR A PERSISTÊNCIA DE MICRORGANISMO BENÉFICO EM CONDIÇÕES HOSTIS DE CAMPO

Autores

  • Patrícia de Fátima Faleiros Ribeiro Faculdade de Tecnologia de Rio Preto-FATEC
  • Flávia Araci de Camargo Santos Faculdade de Tecnologia de Rio Preto-FATEC
  • Diogo Mateus do Nascimento Faculdade de Tecnologia de Rio Preto-FATEC
  • Matias Shin Iti Hara Faculdade de Tecnologia de Rio Preto-FATEC
  • Adriana Regina Generoso Faculdade de Tecnologia de Rio Preto-FATEC

Resumo

O controle biológico nas lavouras tem crescido pela eficiência, baixo custo e segurança ambiental. Na região de São José do Rio Preto utiliza-se o fungo Metarhizium anisopliae no controle da cigarrinha da raiz, Mahanarva fimbriolata, na cana-de-açúcar. Contudo nosso clima contribui para uma alta taxa de mortalidade do fungo no solo, comprometendo a viabilidade da aplicação. O objetivo da presente pesquisa foi testar formulações associadas com géis retentores de água (aqui chamado de inerte), que serão pulverizadas utilizando um pulverizador costal. Devido à capacidade do inerte de aumentar a densidade da calda, foi avaliado o comportamento da calda na presença de inerte associado aos reagentes comuns da aplicação de fungos entomopatogênicos (água e espalhante). Um dos inertes testados foi considerado promissor para a pulverização, sendo necessários estudos adicionais para obter a melhor concentração para aplicação com trator e para determinar a compatibilidade com o fungo entomopatogênico.

Referências

ALMEIDA, J.E.M.; BATISTA FILHO, A.; LEITE, L.G. Fungos Entomopatogênicos. In: Curso Controle Microbiano de Insetos Fungos Entomopatogênicos. Instituto Biológico, Campinas, 2014, 73 p.

FORTH GEL. Gel para plantio. 2018. Disponível em: < http://www.gelparaplantio.com.br/?gclid=EAIaIQobChMIj_WKktCJ3gIVhYiRCh2f6QVBEAAYASAAEgJt8vD_BwE>. Acesso em 15 de outubro de 2018.

LANZA, L. M.; MONTEIRO, A.C.; MALHEIROS, E.B. Sensibilidade de Metarhizium anisopliae à temperatura e umidade em três tipos de solos. Ciência Rural, Santa Maria, v.39, n.1, p.6-12, jan-fev, 2009.

LEITE, L.G.; BATISTA FILHO, A.; ALMEIDA, J.E.M.; ALVES, S.B. Produção de fungos entomopatogênicos. Ed. Pinto, A.S., Ribeirão Preto, SP: Ed. Pinto, A.S, 2003, 96 p.

MORA, M.A.E.; CASTILHO, A.M.C.; FRAGA, M.E. Fungos Entomopatogênicos: Enzimas, Toxinas e Fatores que Afetam a Diversidade. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v. 18, n. 3, p. 335-349, 2016.

PINTO, Cristiane A. 3rlab. Importância das pontas de pulverização, 2016. Disponível em: <https://3rlab.wordpress.com/2016/06/22/importancia-das-pontas-de-pulverizacao/>. Acesso em 30 de setembro de 2018.

RAMOS, H.H.; ARAÚJO, D. de. Preparo da calda e sua interferência na eficácia de agrotóxicos. 2006. Artigo em Hypertexto. Disponível em: <http://www.infobibos.com/Artigos/2006_3/V2/index.htm>. Acesso em 30 de setembro de 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-19