OTIMIZAÇÃO DA DENSIDADE DE CARGA NO TRANSPORTE CANAVIEIRO

Autores

  • Edson Roberto Manfre Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente-FATEC
  • Flávio Augusto da Silva Barros Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente-FATEC
  • José Elias de Camargo Silva Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente-FATEC

Resumo

RESUMO

O trabalho teve o objetivo de realizar um estudo que buscasse um método com o intuito de solucionar as perdas excessivas ou que otimizasse o transporte da matéria prima (Cana-de-Açúcar) como por exemplo a baixa densidade da cana, fator extremamente importante para as usinas de todo país. Analisou-se os impactos gerados pelo transporte da cana-de-açúcar no dimensionamento de frota, fazendo um acompanhamento e monitoramento das atividades de transporte durante nove meses, visando à obtenção de dados concretos de campo. Comparou-se dois tipos de transportes (com e sem compactação de carga), utilizando-se uma carregadeira para realizar tal operação, para a partir daí então, concluir qual dos dois métodos traria maior influência ou impacto negativo na densidade da cana-de-açúcar, na qual está diretamente ligada a perdas ou ineficiência do processo no transporte da matéria-prima. A metodologia utilizada para aumentar a densidade das cargas no transporte canavieiro foi muito satisfatória, os resultados apresentados foram excelentes, houve um aumento médio de 8% de densidade e ganho financeiramente de mais de um milhão de reais em apenas duas safras. Resultados estes que, fazem parte da missão da empresa que é gerar e produzir energia renovável com maxima eficiência renovando a vida e preservando o meio ambiente.

 Palavras-chave: Agronegócio. Cana-de-açúcar.  Produtividade. Setor Sucroalcooleiro.

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2019-12-19