Levantamento de potencialidades e limitações de um sistema orgânico de produção

Autores

  • Gabriela Salvador Salvador da Costa Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
  • Eder Aparecido Garcia Aparecido Aparecido Garcia Faculdade de Tecnologia de Ourinhos, docente

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento das potencialidades e limitações no sistema orgânico de produção, além de identificar por meio da pesquisa de campo, utilizando a aplicação de um questionário aos produtores orgânicos de Ribeirão Claro, PR, no qual continham perguntas tais como: o que os levou a escolha da mudança do método de produção, do convencional para o orgânico; quais as dificuldades encontradas no processo de certificação; qual o grau de dificuldade eles dariam ao processo de certificação orgânica; se obteve dificuldades no processo de escolha sobre quais culturas produzir em sua propriedade; onde buscaram ajuda para conseguir certificar sua propriedade; se trabalhar com o sistema orgânico trazem quais benefícios; se eles agregam ou não valores aos produtos comercializados; como são inseridos os seus produtos no mercado; se houve dificuldades para inserir os seus produtos no mercado; qual é o método de cultivo que mais lhe trouxe benefícios até hoje, e se estão satisfeitos com o atual método de produção orgânica. Dos resultados obtidos destaca-se que os produtores entrevistados possuem experiência com este sistema e tem facilidade na comercialização com os intermediários da cadeia produtiva. Os agricultores, todos, consideram que o sistema orgânico é melhor para a saúde e que se obtém maior valor agregado em comparação aos convencionaisEste trabalho tem por objetivo realizar um levantamento das potencialidades e limitações no sistema orgânico de produção, além de identificar por meio da pesquisa de campo, utilizando a aplicação de um questionário aos produtores orgânicos de Ribeirão Claro, PR, no qual continham perguntas tais como: o que os levou a escolha da mudança do método de produção, do convencional para o orgânico; quais as dificuldades encontradas no processo de certificação; qual o grau de dificuldade eles dariam ao processo de certificação orgânica; se obteve dificuldades no processo de escolha sobre quais culturas produzir em sua propriedade; onde buscaram ajuda para conseguir certificar sua propriedade; se trabalhar com o sistema orgânico trazem quais benefícios; se eles agregam ou não valores aos produtos comercializados; como são inseridos os seus produtos no mercado; se houve dificuldades para inserir os seus produtos no mercado; qual é o método de cultivo que mais lhe trouxe benefícios até hoje, e se estão satisfeitos com o atual método de produção orgânica. Dos resultados obtidos destaca-se que os produtores entrevistados possuem experiência com este sistema e tem facilidade na comercialização com os intermediários da cadeia produtiva. Os agricultores, todos, consideram que o sistema orgânico é melhor para a saúde e que se obtém maior valor agregado em comparação aos convencionais.

Referências

ANCANTARA, R.L.C; SOUZA, A.P.O. Alternativas de mercado para a agricultura: a realidade dos produtores hortícolas orgânicos no Brasil. m: BATALHA, M.O. (Coord). Gestão do Agronegócio: textos selecionados, São Carlos, SP: UFSCar, 2014.

BITTENCOURT, D. Agricultura familiar, desafios e oportunidades rumo à inovação. 2018. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/31505030/artigo---agricultura-familiar-desafios-e-oportunidades-rumo-a-inovacao>.

FONSECA, M. H.; BITTENCOURT, J. V. M.; PICININ, C. T. Perfil dos Agricultores Familiares Produtores de Orgânicos da Cidade de Ponta Grossa. VII Congresso Brasileiro

de Engenharia de Produção, Dezembro 2017. Disponível em: .

SANTOS, D. S. C.; SANTOS, R. R. S.; BOTELHO, M. I. V.; LOPES, A. L. C.; SANTOS, M. A. O.; Gustavo BRAGA, G. B. Desempenho de agricultores familiares na comercialização de produtos orgânicos e agroecológicos no estado do Pará. Acta Biológica Catarinense, v. 4, n. 2, Jul-Set 2017. Disponível em: < http://periodicos.univille.br/index.php/ABC/article/view/394/371>.

SOUZA, J. L. Hortaliças orgânicas: agregando valor, saúde e saldos ambientais. Horticultura Brasileira, v. 29, n. 2, abril/junho 2011. Disponível em: <https://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/123456789/3607/1/Artigo-capa.pdf>.

VRIESMAN, A. K.; OKUYAMA, K. K.; ROCHA, C. H.; WEIRICH NETO, P. H. Assistência Técnica e Extensão Rural para a Certificação de Produtos Orgânicos da Agricultura Familiar. Revista Conexão UEPG, 2012. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4058925>.

Downloads

Publicado

2019-12-19