GESTÃO DE RISCOS DO CAFÉ ARÁBICA NO BRASIL: ANÁLISE DOS INDICADORES DE PREÇO DIÁRIO E FUTURO

Autores

  • Ana Luiza Bianchi Aquino Faculdade de Tecnologias de Ourinhos-FATEC
  • Sidney Carlos Ferrari Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC

Resumo

O trabalho tem o objetivo de analisar o comportamento de base do preço do café arábica no mercado futuro e diário, a fim de ajudar no estabelecimento de estratégias de hedge, identificando oportunidades de ganho, auxiliando na tomada de decisão e administração dos riscos. Dado o valor econômico do café como a commodity de maior produção agrícola brasileira e suas diversas variáveis que afetam seu preço, o hedge traz uma excelente alternativa para redução de riscos de seus agentes. A pesquisa analisou o Café Arábica tipo 6, nas regiões do Cerrado e Sul de Minas Gerais (MG), Mogiana e Paulista (SP), e noroeste do Paraná (PR), no período de março de 2016 a dezembro de 2018 e adotou a definição de base igual a preço à vista menos o preço futuro e o risco de base como o coeficiente da variação. Os resultados concluem que o hedge de compra apresenta as maiores oportunidades nos contratos com vencimento em dezembro, julho e maio. Há também oportunidades para hedge de venda, porém com menos lucratividade, nos demais vencimentos. O contrato futuro com vencimento em maio apresenta os menores riscos de base, e os maiores no contrato com vencimento em setembro. Paraná obteve menor risco de base em três dos vencimentos, enquanto que o Sul de Minas e Paulista obtiveram, ambos, o maior risco em dois dos cinco vencimentos. Os estudos desenvolvidos neste trabalho são importantes para que os hedgers do mercado futuro cafeeiro planejem suas negociações de acordo com seus objetivos.

Referências

ABAG. Associação Brasileira do Agronegócio. Disponível em: <http://www.abag.com.br/sala_imprensa/interna/abag-agronegocio-contribui-com-23-do-pib-1> Acesso em: Out. 2018.

BM&F. Bolsa de Mercadorias & Futuros. Disponível em: Acesso em: Out. 2018.

CEPEA/ ESALQ. Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada. Disponível em: Acesso em: Out. 2018.7

CONAB. Companhia Nacional de Abastecimento. Acomp. safra brasileira de café- v. 5- Safra 2018, n. 2 - Segundo levantamento, Brasília, p. 1-66, maio 2018 Disponível em: <http://www.conab.gov.br>. Acesso em: Out. 2018.

CUNHA, D. et al. Integração e Transmissão de Preços no Mercado Internacional de Café Arábica. RESR. Piracicaba, SP. V. 48. N. 4. P. 515- 542. Outubro/ Dezembro 2011.

YARA BRASIL. Disponível em: Acesso em: Out. 2018.

Downloads

Publicado

2019-12-19