GESTÃO AMBIENTAL E AGRONEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO DO PESQUEIRO FERREIRA MEL

Autores

  • Bruna Yara de Oliveira Freitas Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente-FATEC
  • Sergio Pereira Souza Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente-FATEC

Resumo

O presente artigo discute a gestão ambiental no agronegócio a partir da análise do processo de produção no pesqueiro Ferreira Mel, localizado no município de Pirapozinho, SP. Na propriedade os pilares da sustentabilidade são implantados de forma que os sistemas produtivos possam ser desenvolvidos de forma harmoniosa e sustentável. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, na qual foi examinada a literatura a respeito das formas de implantação de sistemas integrados e sustentáveis e pesquisa de campo com visita técnica na propriedade. Em seguida, o processo de gestão ambiental implantado no Pesqueiro Ferreira Mel foi analisado. A empresa possui uma gestão ambiental alicerçada nos pilares da sustentabilidade que contribui para a preservação dos recursos naturais na propriedade como água, ar, solo, vegetação. O gestor do Pesqueiro Ferreira Mel consegue mapear as culturas e as atividades que são executadas no local, por meio de uma visão sistêmica de conservação e reutilização dos recursos naturais que por sua vez estão escartigo discute a gestão ambiental no agronegócio a partir da análise do processo de produção no pesqueiro Ferreira Mel, localizado no município de Pirapozinho, SP. Na propriedade os pilares da sustentabilidade são implantados de forma que os sistemas produtivos possam ser desenvolvidos de forma harmoniosa e sustentável. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, na qual foi examinada a literatura a respeito das formas de implantação de sistemas integrados e sustentáveis e pesquisa de campo com visita técnica na propriedade. Em seguida, o processo de gestão ambiental implantado no Pesqueiro Ferreira Mel foi analisado. A empresa possui uma gestão ambiental alicerçada nos pilares da sustentabilidade que contribui para a preservação dos recursos naturais na propriedade como água, ar, solo, vegetação. O gestor do Pesqueiro Ferreira Mel consegue mapear as culturas e as atividades que são executadas no local, por meio de uma visão sistêmica de conservação e reutilização dos recursos naturais que por sua vez estão escassos.

Referências

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Projeções do Agronegócio: BRASIL 2017/2018 a 2028/202. Projeções de longo prazo. Secretaria de Política Agrícola. Brasília, 2019. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br/assuntos/politica-agricola/todas-publicacoes-de-politica-agricola/projecoes-do-agronegocio/projecoes-do-agronegocio-2018-2019-2028-2029. Acesso em 27 de agosto de 2019.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Sustentabilidade Ambiental do Agronegócio, 2019, Disponível em https://www.mma.gov.br/informma/item/7737-sustentabilidade-ambiental-do-agronegócio. Acesso em 17 de agosto de 2019.

GRYGUTSCH, Carlos Alberto. Gestão Ambiental no agronegócio. Especialização em agronegócio. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR, 2015.

MARQUE, Mauricio Dias; DIAS, Lucas Seolin. Reflexões sobre o desenvolvimento sustentável do agronegócio. IN: Gestão ambiental e sustentabilidade. Allan Leon Casemiro da Silva, Luís Roberto Almeida Gabriel Filho e Pedro Fernando Cataneo. – Tupã: ANAP, 2015.

NASCIMENTO, Luis Felipe Gestão ambiental e sustentabilidade / Luis Felipe Nascimento. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília]: CAPES: UAB, 2012.

SILVA, Allan Leon Casemiro da, Luís Roberto Almeida Gabriel Filho e Pedro Fernando Cataneo. Gestão ambiental e sustentabilidade /– Tupã: ANAP, 2015.

TERAAMBIENTAL. Entenda os três pilares da sustentabilidade. Disponível em: https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidadee. Acesso em:03 de setembro de 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-19