CENTRO POP

COMO É ESTAGIAR NO CENTRO POP

O estágio tem início com o preparo do solo, em que se começa uma etapa incrível no lugar. Nessa fase conhecemos os moradores e frequentadores do NAI e Centro Pop. Em seguida, os estagiários juntamente com os moradores iniciam o preparo das sementes de verduras, plantas medicinais entre outros tanto nas bandejas como em outros suportes. Nessa etapa também ocorreu o controle das ervas daninhas na horta com ajuda dos moradores e frequentadores.

Realizar o estágio no centro Pop foi uma experiência que agregou tanto para por em prático o que foi aprendido em sala de aula como também com as experiências de vida dos moradores, frequentadores e dos funcionários. As histórias que foram contadas com lagrimas, risos e olhos tristes foram as que marcaram para continuar a persistir com as pessoas do Pop, pois percebemos que elas queriam apenas uma chance de conseguirem se erguer e continuar a persistir por uma vida melhor e digna.

Foi uma experiência em que mostrou que precisamos dar mais valor ao que realmente importa, em que é a família, o amor próprio e a empatia pelo próximo, pois o mundo precisa e muito nos dias atuais. Obrigada imensamente por tudo CENTRO POP e principalmente por serem atenciosos com os alunos da Fatec.

DIA DE COLHEITA

Hoje foi o dia de fazer a colheita da nossa horta! Colhemos alface crespa, rúcula, almeirão e cebolinha. Parte dos alimentos será consumida no Centro Pop e parte foi doada para o Lar Santa Tereza Journet e para Casa Arco-Íris.

O Centro Pop gostaria de agradecer a parceria dos estagiários do curso de Agronegócio da Fatec, que foi fundamental para que a horta acontecesse.

EXPERIENCIA DO ALUNO LUIZ FERNANDO DE CARVALHO GOMES

Começamos o estágio no Centro-Pop dia 01 de março de 2019, com o preparo da terra para que fossem feitos os canteiros para o início da horta. Com ajuda de tratores da prefeitura, fizemos o manejo do solo.

Fizemos mudas com ajuda de alguns moradores do Centro-Pop, os quais mostraram interesse em ajudar o pessoal.

Os moradores nos contavam suas histórias, muitas deles emocionantes e reveladoras de sua condição de rua.

Foram muitos dias de estágio e acabamos ajudando os moradores a cuidar da própria horta, mostrando quais eram os cultivos certos para cada tipo de hortaliça, do plantio à colheita.

O estágio no Centro-Pop foi uma lição de vida porque, muitas vezes não agradecemos o que temos.

Deixo aqui todo meu agradecimento pela oportunidade de ter realizado esse estágio em um lugar que fomos passar um pouco de conhecimento. No fim, quem acabou aprendendo fomos nós mesmo.

Obrigado pela experiência e que possamos manter um projeto desse sempre de pé para que outros alunos possam dar continuidade.

EXPERIENCIA DO ALUNO LUCAS SILVA LIMA

O estágio desenvolvido no Centro Pop teve início no dia 01 de março de 2019 tendo como objetivo uma nova experiência, convivendo com pessoas que atualmente passam por dificuldades.

A ideia é criar uma horta para que assim fossem fornecidos alimentos para os residentes e também para uma maior interação com os indivíduos do local.

Depois de um certo estudo e debate de como seria feito, começamos a plantar sementes nas bandejas para fazer mudas de verduras, tais como: alface, almeirão e coentro.

No final do mês de março, foi quando a prefeitura disponibilizou um trator para que fossem feitos os canteiros de forma que se iniciasse o plantio das mudas e alguns dias após. Fomos presenteados com adubo e condicionador de solo para fazermos a correção de sua acidez.

Houve algumas dificuldades, pois, uma pequena parte dos moradores estavam interessados em ajudar e também por causa das formigas, mas foi feito o controle de pragas.

Dessa forma, conclui-se que o estágio foi realizado com êxito pelos alunos de maneira com que tivéssemos muito além de apenas experiências com o solo, mas também com uma realidade que é muito dura e pouco entendida por várias pessoas.

EXPERIENCIA DA ALUNA THALIA MORAIS DE OLIVEIRA

ATIVIDADES REALIZADAS

Plantio de mudas de hortaliças e plantas medicinais com o intuito de incentivar os moradores e visitantes a terem uma visão ampla de um novo negócio e uma renovação de vida.

Além de produzir vegetais e derivados para o Centro Pop, os produtos em forma de mudas e/ou já em estágio final foram doados para instituições como Asilo Municipal de Ourinhos e Crás Municipais.

INTERAÇÃO MORADORES / ESTÁGIO

Desde o plantio das mudas até o plantio, houve muita interação dos moradores no projeto. Sempre havia uma troca de conhecimentos, tanto da parte dos alunos quanto de alguns moradores que já tiveram experiências no setor agrícola.

POR QUE FAZER ESTÁGIO NO CENTRO POP

Por ser um local com trabalho social, é importante se ter em mente que se deve ter o total cuidado ao se comunicar e afins com os moradores, pois são pessoas que como nós, já passaram por problemas diversos e nos veem como modelo para uma nova vida.

Desde o começo do estágio, fiz diversas amizades e aprendi muito com pessoas que tiveram experiências inacreditáveis pelas ruas onde já moraram e passaram boa parte da vida. Mesmo que pareça não ser o local mais apresentável para mim e para as pessoas que passam ali em frente, para os moradores ali é o paraíso, um lugar para se chamar de lar.