CPA


POR QUE CPA (COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO)?

  • No dia 14 de abril de 2004, o governo federal, após ampla discussão nacional, promulgou a Lei nº 10.861 que criou o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Esse sistema determina a formação, em cada IES (Instituição de Ensino Superior), de uma CPA (Comissão Própria de Avaliação), que tem como função coordenar e articular o processo interno de avaliação institucional, ao sistematizar e dispor as informações da instituição solicitadas pelo INEP/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Ministério da Educação e Cultura). Portanto, a CPA representa um elo entre a auto avaliação da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos e o INEP/MEC. As informações levantadas pela CPA também podem e devem ser utilizadas pelos dirigentes regionais e centrais da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos e Centro Paula Souza com a finalidade de melhoria da qualidade do ensino.

MEMBROS ATUAIS DA CPA

A CPA da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos foi nomeada pela Portaria nº 006 de 04/04/2016, e está assim composta:

  • Representantes do segmento docente: Eliana Alves Fêo – Presidente Juliana Leopoldino Souza Cruz
  • Representantes do segmento funcionários: Fabio Gomes de Oliveira Cleber Junio Canute
  • Representantes do segmento comunidade externa Ivone Irene Salvini Cleri Aloisio Azevedo
  • Representantes do segmento discente: João Victor Marques e Carlos Eduardo da Silva Faria

FINALIDADE

Contribuir com o planejamento, a elaboração, a coordenação e o monitoramento da política de auto avaliação institucional, promovendo, no que couber, a interlocução com os órgãos de regulação, supervisão e avaliação.

OBJETIVO

Melhoria da qualidade do ensino tecnológico, a orientação da expansão de sua oferta, a consolidação da função social do ensino superior e o desenvolvimento institucional, consistindo em um processo contínuo, sistêmico e participativo.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

MÊS AÇÕES OBSERVAÇÕES
Outubro de 2018 Sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da avaliação da CPA Alunos, professores e funcionários
Outubro a novembro de 2018 Aplicação de instrumentos para análise e avaliação institucional
Novembro de 2018 Análise dos resultados obtidos e elaboração da prévia do 1º relatório parcial do segundo ciclo de avaliação Decidiu-se manter os dados das avaliações dos anos de 2016 e 2017 para servirem de referência para a análise dos dados colhidos em 2018
Março de 2019 Emissão e encaminhamento do 1º relatório parcial da CPA no sistema e-MEC Divulgação ampla do resultado da pesquisa de 2018
Outubro de 2019 Sensibilização da comunidade acadêmica sobre o período e a importância da avaliação da CPA
Outubro a novembro de 2019 Aplicação de instrumentos para análise e avaliação institucional
Março de 2020 Emissão e encaminhamento do 2º relatório parcial da CPA no sistema e-MEC Divulgação ampla do resultado da pesquisa de 2019
Outubro de 2020 Sensibilização da comunidade acadêmica sobre o período e a importância da avaliação da CPA
Outubro a novembro de 2020 Aplicação de instrumentos para análise e avaliação institucional
Fevereiro de 2021 Divulgação do relatório integral na reunião geral de início de semestre no site institucional Envio do arquivo completo a todos os docentes e funcionários. Divulgação aos alunos em salas de aulas com fornecimento de folhetos
Março de 2021 Emissão e postagem do relatório integral (trienal) da CPAs nas FATECs Com base nos relatórios parciais dos anos de referência 2018, 2019 e 2020