PROPOSTA DE UM JOGO EDUCACIONAL UTILIZANDO CRIPTOGRAFIA DE DADOS EM APLICAÇÕES RFID PARA ENSINO DE CONCEITOS E PRÁTICAS DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Resumo
Este artigo explora a aplicação da tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) através de uma abordagem lúdica e interativa para o ensino de criptografia de dados e tecnologias emergentes no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Propõe-se a utilização de um jogo educacional como ferramenta pedagógica para facilitar a compreensão e aplicação dos conceitos fundamentais de criptografia e segurança em RFID. O jogo simula a troca segura de mensagens, onde os jogadores devem realizar autenticação de dispositivos, estabelecer conexões seguras e aplicar diferentes algoritmos para garantir a integridade, confidencialidade e autenticidade dos dados transmitidos. Espera-se que o jogo possa reforçar o aprendizado técnico e promover habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
Referências
ALMEIDA, F. S.; OLIVEIRA, P. B. de; REIS, D. A. dos. A importância dos jogos didáticos no processo de ensino aprendizagem: Revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 4, p. e41210414309–e41210414309, abr. 2021.
CANTO, C. G. d. S. do; NUNES, P. O. C.; RODRIGUES, A. C. da S. O lúdico como ferramenta de aprendizagem de leitura e escrita. Revista eletrônica pesquiseduca, v. 13, n. 29, p. 284–299, mar, 2021.
CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino- aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de saúde pública, SciELO Public Health, v. 20, n. 3, p. 780–788, jun. 2004.
FERREIRA, S. M.; NASCIMENTO, C.; PITTA, A. P. Jogos didáticos como estratégia para construção do conhecimento: uma experiência com o 6° ano do ensino fundamental. Giramundo. Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 5, n. 9, p. 87–94, jul. 2020.
FONSECA, L. d. S.; FERREIRA, J. V. M. Utilização de RFID para controle de áreas industriais. Universidade de Taubaté, 2021. Disponível em: <http://repositorio.unitau.br/jspui/bitstream/20.500.11874/6033/1/Joao%20Vitor%20Ferreira%20Moraes%20-%20Lucas%20dos%20Santos%20Fonseca.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e terra, 1996.
HAIBI, A. et al. A new RFID middleware architecture based on a hybrid security technique using data encryption and RBAC for modern real-time tracking applications. Frontiers in Mechanical Engineering., v. 9, out. 2023.
KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. [S.l.], John Wiley & Sons, 2012.
KAUR, R.; KAUR, A. Digital signature. 2012 International Conference on Computing Sciences. [S.l.: s.n.], p. 295–301, set. 2012.
KHATTAB, A. et al. Rfid security threats and basic solutions. A Lightweight Paradigm: Springer International Publishing, 2017.
LÓPEZ, P. V. S. et al. Metodologías activas en la formación inicial de docentes: Aprendizaje basado en proyectos (abp) y educación artística. Universidad de Granada, v. 6, 2020.
MAULANA, A.; AISYAH, S.; WIKANTA, P. Web-based item tracking system using RFID. Jurnal Rekayasa Elektrika, v. 19, n. 3, set. 2023.
Mehta S, Grant K, Atlin C, Ackery A. Mitigating staff risk in the workplace: the use of RFID technology during a COVID-19 pandemic and beyond. BMJ Health Care Inform, v. 27, n. 3, nov. 2020.
MUSCI, M. et al. Automação em portos: Uso da tecnologia rfid, Revista Contemporânea, v. 3, n. 12, p. 26183–26203, dec. 2023.
NARCISO, M. G. Aplicação da tecnologia de identificação por radiofreqüência (RFID) para controle de bens patrimoniais pela web. Global Science and Technology, v. 1, n. 7, p. 50-59, dez./mar. 2008.
OLIVEIRA, R. R. Criptografia simétrica e assimétrica-os principais algoritmos de cifragem. Segurança Digital, v. 31, p. 11–15, mar. 2012.
PAAR, C.; PELZL, J. Understanding cryptography. [S.l.]: Springer, 2010.
PATIL, P. et al. A comprehensive evaluation of cryptographic algorithms: Des, 3des, aes, rsa and blowfish. Procedia Computer Science, Elsevier, v. 78, p. 617–624, abr. 2016.
PINHEIRO, J. M. S.. Identificação por Radiofreqüência: Aplicações e Vulnerabilidades da Tecnologia RFID. Cadernos UniFOA , Volta Redonda, v. 1, n. 2, p. 18-32, mar. 2017.
PINTO, L. Q. et al. Descobrindo os elementos: a elaboração de jogos didáticos como alternativa de ensino. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 2247–2253, jan. 2021.
PLASS, J. L.; HOMER, B. D.; KINZER, C. K. Foundations of game-based learning. Educational psychologist, Taylor & Francis, v. 50, n. 4, p. 258–283, fev. 2015.
SALEN, K.; ZIMMERMAN, E. Rules of Play: Game Design Fundamentals. [s.l.] Cambridge, Mass. The Mit Press, 2004.
SANTANA, T. A. d. et al. Implementação da integração PNRD e iPNRD para mundo de blocos. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1 dez. 2023. Disponível em: <https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39748>. Acesso em: 14 ago. 2024.
SANTOS, A. C. dos; SANTOS, J. de O.; ARAUJO, M. J. de B. Lúdico como ferramenta da psicopedagogia no desenvolvimento integral das crianças. Educte: Revista Científica do Instituto Federal de Alagoas, v. 10, n. 1, p. 1175–1183, nov. 2020.
SILVA, D. S. d. Impacto da tecnologia rfid na gestão de estoques em uma empresa alimentícia. Repositório Institucional do Conhecimento - RIC-CPS, 3 jun. 2023. Disponível em: <https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15030>. Acesso em: 14 ago. 2024.
SILVA, G. B. Taxonomia de bloom: Uma revisão literária das adaptações e dos instrumentos para definir objetivos instrucionais. Revista Amor Mundi, v. 4, n. 12, p. 3–13, dez. 2023.
STALLINGS, W.; BROWN, L. Computer security: principles and practice. [S.l.]: Pear- son, 2015.