Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto do trabalho segue o padrão de formatação, conforme edital de submissão da revista (ver em Diretrizes para autores. ).

Diretrizes para Autores

Informamos que está aberta a chamada pública para submissão de trabalhos científicos da próxima edição da RIC - Revista de Iniciação Científica. Trata-se de periódico semestral Qualis B-5 (critério CAPES), publicação online, com orientação multidisciplinar, que aceita trabalhos de professores, estudantes e pesquisadores cujo eixo temático seja a produção e a difusão de conhecimento tecnológico de todas as áreas. O periódico aceita, para publicação, artigos científicos, resenhas, entrevistas, cartas do leitor, relato de casos e revisões de literatura, desde que seja inédito. Os interessados deverão observar os seguintes critérios de submissão:

a) Trabalhamos com o processo de submissão por fluxo contínuo, aceitamos trabalhos em qualquer tempo, contudo aqueles que forem submetidos até o prazo de 28/10/2015 terão preferência para publicação nas próximas edições da revista. Ademais, caso não houver impedimento por parte do(s) autor(es) poderemos usar os trabalhos aceitos para publicação da última edição do ano de 2014. O periódico aceita submissão apenas por meio eletrônico em: http://ric.fatecourinhos.edu.br/index.php/ric.

b) O idioma do trabalho deve ser em português.

c) O artigo deverá ser elaborado com mínimo oito e no máximo doze páginas (formato A4), e formatado conforme as normas vigentes da ABNT – NBR 14724/2011conforme segue: Margens superior e esquerda com 3,0 cm, margens inferior e direita com 2,0 cm. O texto todo deverá ser escrito com fonte Times New Roman, tamanho 12, sem tabulação nas páginas e com texto justificado. O trabalho deverá estar digitado com espaçamento simples de entrelinhas e estar organizado da seguinte maneira:

 

  • Título do Trabalho
  • Nome Completo do Aluno(s)
  • Nome Completo do Professor Orientador
  • Nome completo do co-orientador (se houver)
  • Resumo
  • Abstract
  • Introdução
  • Materiais e Métodos (Metodologia)
  • Resultados e discussões
  • Conclusões
  • Referências

d) O arquivo deverá ser estruturado da seguinte forma:

d.1 TÍTULO (TITLE): título e subtítulo, caso houver, deverão aparecer no topo da página de abertura do artigo, centralizado, fonte Times New Roman 14, caixa alta (maiúscula), devendo, para tanto, expressar o conteúdo do trabalho.

d.2) AUTORES: Os nomes dos autores deverão ser indicados logo abaixo do título, centralizados, fonte Times New Roman 12, caixa alta apenas no início do nome e sobrenome. Através de nota de rodapé, o trabalho deverá conter a instituição da qual faz parte, ocupação (professor, pesquisador, graduando), e-mail e, se necessário, especificar créditos acadêmicos do trabalho;

d.3) RESUMO E ABSTRACT: O trabalho deverá conter, logo após o nome dos autores, uma exposição concisa em português e inglês, respectivamente, das principais questões abordadas pelo trabalho, com introdução ao tema, objetivos da pesquisa, metodologia de trabalho, resultados e conclusões obtidas com o trabalho. Tudo isto em um único parágrafo contendo no máximo 250 palavras;

d.4) PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS): Indicar, logo após o resumo e abstract e na margem esquerda do texto, 3 palavras ou expressões representativas da essência do trabalho, em português e em inglês, respectivamente. Devem preferencialmente ser diferentes das contidas no título e devem facilitar a recuperação do artigo pelas bases de dados que catalogam a literatura;

d.5) TEXTO: Compreende, sob a forma de seções e, quando necessário, subseções, os elementos textuais do trabalho. Os itens de cada seção devem ser numerados e alinhados à esquerda, escritos na fonte Times New Roman 12, caixa alta apenas a primeira letra da primeira palavra da seção. 1 Introdução: utilizada para indicar de forma sucinta, a importância do tema, a problemática em estudo, a hipótese, os objetivos do trabalho;

2 Desenvolvimento: trata-se da principal parte do trabalho onde se descreve com detalhes o desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos (quando houver); 3 Conclusão: parte dedicada à apresentação, de maneira sintética, das conclusões da pesquisa. Os títulos das seções devem ser apresentados em algarismos arábicos, caixa alta e negritadas. As subseções, caso houver, devem ser apresentadas em fonte caixa alta e baixa, em negrito, conforme ABNT NBR 6024/2003.

 

d.6) CITAÇÕES: O padrão de citação deve seguir as normas da ABNT NBR 10520/2002. A indicação da fonte de consulta deve seguir o sistema autor data. A indicação do sobrenome do autor (ou instituição responsável) numa citação indireta (paráfrase), quando inserida na sentença, deve ser grafada com caixa alta (primeira letra) e baixa, seguida do ano de publicação entre parênteses. Porém, quando a indicação aparecer entre parênteses, utiliza-se apenas letras maiúsculas.

Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

 

A citação direta (literal), com até três linhas, deve aparecer entre aspas duplas. A indicação do sobrenome do autor (ou instituição responsável), quando inserida na sentença, deve ser grafada com caixa alta (primeira letra) e baixa, seguida do ano de publicação e página entre parênteses. Porém, quando a indicação do sobrenome do autor aparecer entre parênteses, utiliza-se apenas letras maiúsculas.

Exemplos:

Bobbio (1995, p. 30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificaram formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano.”

 

A chamada “pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular.” (LOPES, 2000, p. 225).

 

Já a citação direta (literal) com mais de três linhas deve aparecer com recuo de 4 da margem esquerda, fonte times new Roman 11.

Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

 

d.7) REFERÊNCIAS: A elaboração das referências deve seguir as normas da ABNT NBR6023/2002, em ordem alfabética de sobrenomes dos autores citados no trabalho, conforme alguns exemplos de referências a seguir:

d.7.1) Livro com apenas uma autor: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.;

d.7.2) Livro com dois autores: ALFONSO-GOLDFARB, A.M.; MAIA, C. A. (Coord.) História da ciência[2]: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1995.

d.7.3) Livro com três autores: SWOKOWSKI, E. W.; FLORES, V. R. L. F.; MORENO, M. Q. Cálculo de geometria analítica. Tradução de Alfredo Alves de Faria. Revisão técnica Antonio Pertence Júnior. 2. ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1994.

d.7.4) Livro com mais de três autores: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

d.7.5) Citar partes de um livro: ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI,

G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2.  São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

d.7.6) Revista: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

d.7.7) Artigo ou matéria em meio eletrônico:  SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: ttp://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998.

 

f) Caso o trabalho contenha ilustrações, elas deverão ser elaboradas em conformidade com ABNT NBR 15287/2006. Desenhos, esquemas, fluxogramas, quadros, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, retratos e outros deverão ser indicados na parte inferior, antecedida da palavra designativa, acompanhado do algarismo arábico de ordem de inserção no texto (Ex. Figura 1.), título e fonte Times New Roman tamanho 12. A fonte de elaboração ou consulta, caso haja, deverá ser indica na linha imediatamente inferior, também com fonte Times New Roman tamanho 10. Por fim, considerando que a impressão da Revista é monocromática (cor preta), os artigos deverão ser elaborados num esquema de cores (preferencialmente escala preto-cinza) que permita sua inteligibilidade.

g) Caso o trabalho contenha tabelas, elas deverão conter indicação de título, antecedida da palavra designativa Tabela e seu número de ordem de ocorrência no texto (Exemplo: Tabela 1.), em algarismos arábicos, alinhada na margem esquerda. A fonte de elaboração ou consulta deverá ser indicada na linha imediatamente inferior, também com fonte Times New Roman tamanho 10.

Mais informações pelo e-mail: ric@fatecourinhos.edu.br.

 

Os editores

 

Ourinhos, 26 de setembro de 2015


[1] Exceto em notas de rodapé, quando houver, que deverá utilizar fonte times new Roman tamanho 10.

[2] Apenas o título da obra deve ser grafado de forma destacada (negrito), o subtítulo deve grafado com fonte normal.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.