ANÁLISE DA AGRICULTURA URBANA EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

Autores

  • Maria Vitória Cecchetti Gottardi Costa Faculdade de Tecnologia de São de José de Rio Preto-FATEC
  • Klisly Dark Pereira de Jesus Faculdade de Tecnologia de São de José de Rio Preto-FATEC
  • Kamila Gomes Uzeloto Faculdade de Tecnologia de São de José de Rio Preto-FATEC
  • Miriam Pinheiro Bueno Faculdade de Tecnologia de São de José de Rio Preto-FATEC
  • Adriano Luis Simonato Faculdade de Tecnologia de São de José de Rio Preto-FATEC
  • Teresa Cristina Castilho Gorayeb Faculdade de Tecnologia de São de José de Rio Preto-FATEC

Resumo

ra urbana refere-se a localização dos espaços dentro e ao redor das cidades ou áreas urbanas que podem ter algum tipo de atividade agrícola. Se diferencia da agricultura convencional por estar integrada no sistema econômico e ecológico do entorno urbano. Tem sido tema de diversas pesquisas no Brasil e no mundo, principalmente no que diz respeito à geração de trabalho e renda, segurança alimentar e preservação do meio ambiente. O presente trabalho teve por objetivo analisar a importância da agricultura urbana na cidade de São José do Rio Preto – SP. Trata-se de abordagem interpretativa, a partir de dados coletados com a aplicação de questionários. Os resultados revelaram que a agricultura urbana se encontra presente em todas as classes sociais, utilizando espaços nas residências para cultivo no chão e em vasos, produzindo produtos alimentares e não alimentares. Dentre os produtos alimentares os mais cultivados nas residências dos bairros estudados são temperos e frutas. Pôde-se concluir que a agricultura urbana oferece significativas contribuições no que diz respeito a alimentação saudável e qualidade de vida, funcionando como uma ferramenta relacionada a saúde, desenvolvimento social e ambiental.

Referências

ALMEIDA, D. Agricultura urbana e segurança alimentar em Belo Horizonte: cultivando uma cidade sustentável. Agriculturas, v. 1, p 25-28, 2004.

COOPER, D. R. & SCHINDLER, P. S. Business research methods. Irwin: Mc GrawHill, 2000.

CRIBB, S. L. DE S.P.; CRIBB, A. Y. Agricultura urbana: alternativa para aliviar a fome e para a educação ambiental. Porto Alegre, 26 a 30 de julho de 2009, Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER, 47 Congresso) p. 1-14, 2009

DIAS, J. A. B. Produção de plantas medicinais e agricultura urbana. Horticultura

Brasileira, Brasilia, v. 18, p. 140-143, 2000.

FAO: Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, Alimento para as cidades. Disponível em: http://www.fao.org/3/a-ak824o.pdf, Acesso em 03/03/2019.

LEPPER, L. Agricultura urbana: uma estratégia de segurança alimentar e nutricional sustentável em Santa Cruz do Sul/RS, 2007, 154 p. Dissertação (mestrado) – Universidade de Santa Cruz do Sul, 2007.

MACHADO, A. T., MACHADO, C.T.T. Agricultura urbana. Embrapa Cerrados, 2002. 25 p (Documentos 48).

MOUGEOT, L. J. A. Urban food production: evolution, official suport and significance. Ottawa: IDRC, 1-38p, 1994 (Cities Feedling People Report, 8).

PIRES, V.C. Agricultura Urbana como Fator de Desenvolvimento Sustentável: Um Estudo na Região Metropolitana de Maringá. Revista Pesquisa & Debate. São Paulo. Vol. 27. Número 2 (50). p.69-84, 2016.

RODRIGUES, S. F. M.; SILVA, S. A. S. Quintais produtivos como estratégia de segurança alimentar urbanA.2 Cadernos de Agroecologia, Anais do VI CLAA, X CBA e V SEMDF – Vol. 13, N° 1, 2018.

ROESCH, Sylvia M. A. Projeto de estágio e de pesquisa em administração. 2ª ed. SP: Atlas, 1999.

ROESE. A. D. Embrapa Pantanal-Artigo de divulgação, 2003 - infoteca.cnptia.embrapa.br

SMITH, J.; RATTA, A.; NASSR, J. Urban agriculture: food, jobs and sustainable cities. New York: United Nations Development Programme (UNDP), 1996. 302p. (Publication Series for Habitat II, v. 1).

URBAN agriculture: an oximoron? In: THE STATE of food and agriculture. Rome: FAO, p. 43-57. 1996.

Downloads

Publicado

2019-12-19