Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição deverá ser original e inédita, e não estará sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão deverá estar em formato Microsoft Word ou em PDF (Latex)
  • Os URLs deverão estar clicáveis quando utilizados nas referências.
  • O texto deverá ter espaço simples; usar uma fonte de 12-pontos; empregar itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estarão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A estrutura do artigo está de acordo com a estrutura do template (Introdução / Referencial Teórico / Metodologia / Resultados / Conclusões / Referencias Bibliográficas);

Diretrizes para Autores

TIPOS DE TEXTOS CIENTÍFICOS ACEITOS

            1 – NORMAS GERAIS: Todos os textos científicos apresentados para este congresso devem estar de acordo com as normas atualizadas da ABNT.

O texto a ser submetido pelos autores conterá apenas um arquivo de texto completo em WORD (.docx), com o formato indicado abaixo:                       

Fonte do texto: Times New Roman, tamanho 12 em 100% e com espaçamento normal                                                                                                       

Espaçamento entre linhas: simples

Espaçamento entre caracteres: normal                                                                                 

Texto: justificado                                                                                                                     

Tamanho: No ato da submissão, cada autor deverá enviar apenas o texto científico completo em documento único de 7 a 16 páginas, incluindo título, resumo, palavras-chave, tabelas, figuras, referências e notas de final de texto.

Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21 cm) 

Orientação do papel: retrato                                                                                 

Margens: Superior 3 cm / Inferior: 2 cm / Esquerda: 3 cm / Direita 2 cm                                                                                                                                      

Parágrafo: texto justificado                                                                                                   

Paginação: Inserir número de páginas no rodapé com alinhamento ao lado direito

Notas: Não devem ser colocadas no rodapé, mas inseridas como notas de final de texto

Tabelas e figuras: toda forma de representação utilizada no trabalho deverá ser nomeada de tabela ou figura. São consideradas tabelas as que mostram valores numéricos exatos, e os dados são ordenadamente dispostos em linhas e colunas, facilitando sua comparação. Já as figuras são qualquer tipo de ilustração que não seja tabela. Uma figura pode ser um quadro, um gráfico, uma fotografia, um desenho ou outra forma de representação. Para maiores informações sobre a elaboração de tabelas e figuras, de acordo com as normas da ABNT NBR 6022:2018.

As notas de tabelas devem ser conforme as normas de apresentação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Citações e referências: as citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo o sobrenome do autor, a data de publicação e o número de página (se for o caso), ou seja, sistema de chamada autor-data, conforme normas da ABNT NBR 10 520: 2002. 

As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho menor e uniforme.

2 – TEXTOS CIENTÍFICOS: serão aceitos os seguintes tipos:

2.1. ARTIGOS CIENTÍFICOS – formatação: papel A4, fonte Times New Roman 12, espaçamento simples, margens

Serão aceitos artigos de autoria declarada, de natureza técnica e/ou científica, que podem ser originais ou de revisão e devem conter:

  1. elementos pré-textuais:

- título (palavra, expressão ou frase que designa o assunto) no idioma do documento

- autor – prenome (abreviado ou não) e sobrenome; no caso de mais de um autor, os nomes devem ser grafados em linhas diferentes

– informação da vinculação do autor a uma instituição e endereço eletrônico de contato

- resumo no idioma – conforme ABNT 6028 – 150 a 250 palavras

- resumo em outro idioma: inglês e espanhol – 150 a 250 palavras cada um

- palavras-chaves –

  1. elementos textuais: partes:

 

  • Introdução – Parte inicial do artigo, na qual devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo.

 Há a possibilidade de ter um autor de outra instituição.

Artigo no prelo será considerado a partir de um documento comprobatório e avaliado pela comissão.

  • Desenvolvimento – Parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme ABNT NBR 6024: 
  • Referencial teórico:
  • Eixo 1
  • Eixo 2
  • Metodologia
  • Análise e Interpretação dos Resultados

Obs.: As citações bibliográficas, ao longo do artigo, quando necessárias, devem ser de acordo com a ABNT NBR 6023: 2018.

  • Conclusão – Parte final do artigo, na qual se apresentam as considerações correspondentes aos objetivos e/ou hipóteses.
  • Referencial Bibliográfico – todas as referências bibliográficas devem ser conforme a ABNT NBR 6023: 2018.
  1. elementos pós-textuais:

- referências – de acordo com as normas da ABNT

- glossário – opcional

- apêndice – opcional

- anexo – opcional

- agradecimentos - opcional

  1. Regras gerais

- Sigla – Quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo.

Exemplo:

Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT)

- Equações e fórmulas – Para facilitar a leitura, devem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses, alinhados à direita. Na sequência normal do texto, é permitido o uso de uma entrelinha maior, que comporte seus elementos (expoentes, índices e outros).

Exemplo 1

X2 + y2 = z2                                                                                                                                     (1)

Exemplo 2

Γ(z) = 1 – 0,577 191 652 (z-1) + 0,988 205 891 (z-1)2 – 0,897 0560937

(z – 1)3 + 0,918 206 857 (z-1)4 – 0,756 704 078 (z-1)6 – 0,193 527 818

(z-1)7 + 0,035 868 343 (z-1)8                                                                           (2)

                                                                     

  • Ilustrações – Qualquer que seja o título, esta deve ser precedida de sua palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, de travessão e do respectivo título.

 

Imediatamente após a ilustração, deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) conforme a ABNT NBR 10520, legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

 

Tipo, número de ordem, título, fonte, legenda e notas devem acompanhar as margens da ilustração.

 

Exemplo:

Figura 1 - Ciclo Scrum Baseado em Buckl et al. (2011)

Fonte: Buckl et al (2011)

            - Tabelas – Devem ser citadas no texto, inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, e padronizadas conforme as Normas de apresentação tabular do IBGE. Deve-se indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), de acordo com a ABNT NBR 10520.

 

2.2. RELATO TÉCNICO

O relato técnico é o produto final de um estudo (pesquisa aplicada ou produção técnica) que descreve, de forma precisa e objetiva, a situação-problema no contexto organizacional e o resultado ou a solução prescritiva associada. Um relato técnico apresenta os resultados de uma intervenção administrativa, técnica ou gerencial numa organização realizada com critérios metodológicos. São trabalhos acadêmicos que priorizam a descrição do aprendizado, na forma da apresentação de resultados práticos, aprendizado este oriundo de experiências vivenciadas pelas organizações/profissionais envolvidos em processos passíveis de serem gerenciados/aperfeiçoados por meio de técnicas de gestão específicas. Deve ser escrito com base no rigor científico e metodológico. 

Orientação para o registro e desenvolvimento do relato técnico:  

Deve privilegiar o conhecimento prescritivo, ou seja, propor (ou prescrever) soluções para problemas enfrentados pelas organizações;                                   

Deve ser voltado para a solução de problemas de forma prática, ainda que fundamentadas em disciplinas aplicadas;                                                               

Deve ter por missão desenvolver conhecimento sobre o que é relevante para solucionar problemas em seu campo de pesquisa.

Conteúdo da primeira página do trabalho (elementos pré-textuais):                                                 Título do trabalho: centralizado e com todas as palavras principais, iniciando-se em maiúsculas.

Resumo: em português, texto justificado, fonte Times New Roman, corpo 12, espaçamento simples (entre caracteres, palavras e linhas), no mínimo 150 e no máximo 250 palavras, no mesmo idioma do trabalho. Deve conter objetivo geral do artigo, o marco teórico que sustentou o estudo (principais conceitos, fundamentos), a descrição básica da metodologia, principais resultados e conclusões em texto corrido.

Palavras-chaves: mínimo três (3) e máximo de cinco (5).                                                                                                                            

Abstract: deve ser registrado nos mesmos parâmetros do resumo em português.   

Keywords: devem ser registradas nos mesmos parâmetros das palavras-chave em português.

    

Na sequência (mesma página), início do texto propriamente dito incluindo os seguintes tópicos (elementos textuais):

     

Introdução: Deve explicitar o contexto investigado e o objetivo do relato. Deve-se explicitar qual o problema a ser resolvido, identificar o que será analisado e a intervenção proposta. O autor deve deixar claro como foi feita a pesquisa e como interpretaram as informações para se chegar às contribuições.

 

Referencial Teórico: Deve ser apresentado um referencial teórico, relacionado com a intervenção feita na organização em questão. Este referencial serve para enquadrar o relato do ponto de vista teórico e propiciar comparações com a teoria existente.

Método da Produção Técnica (Metodologia): Deve-se explicar detalhadamente como foi feito o relato técnico. Devem ser consideradas as informações primárias e secundárias necessárias para analisar o caso. Cabe destacar, quais foram as habilidades profissionais utilizadas para a observação, análise e solução do problema, qual o tipo de abordagem foi utilizada (observação direta, participação direta, etc), entre outros aspectos relevantes do método de pesquisa.

 

Contexto do projeto ou situação-problema: Deve-se apresentar a caracterização da organização e do problema analisado.

 

Tipo de intervenção e mecanismos adotados

 

- Descrição detalhada das atividades desenvolvidas na organização ou projeto em vistas de solucionar a situação-problema.

- Consultoria – desenvolvimento de atividades que visam apresentar soluções a problemas de gerenciamento de projetos.

            - Assessoria – trabalho de acompanhamento e avaliação de um processo ou método existente (ou não) na organização.

            - Força tarefa – desenvolvimento de uma situação-problema.

            - Parecer técnico – diagnóstico de uma situação-problema.

            - Plano – desenvolvimento de plano de ação de intervenção.

 

Resultados obtidos e análises: Deve-se apresentar a descrição dos resultados obtidos, a análise dos resultados pelos autores e o confronto com a teoria revisada no referencial teórico. Além disso, deve-se identificar as contribuições mais relevantes para os tópicos abordados no relato.

 

Conclusão: Deve-se mostrar ao leitor argumentos que destaquem como os objetivos propostos inicialmente foram atingidos. Deve-se apresentar propostas práticas para empresas/projetos que encontrem situações semelhantes à descrita. Os aspectos que limitaram o trabalho devem ser mencionados. Por fim, novas ideias de relatos ou de trabalhos de natureza técnica/profissional devem ser explicitadas.

 

Referências (elementos pós-textuais)de acordo com as normas da ABTN NBR 6023: 2018.

 

Seleção de textos científicos

 

A Comissão Julgadora avaliará as inscrições com base no resumo do artigo e/ou do relato científico, desde que ele tenha de 150 a 250 palavras.

 

 

 

Referências

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). NBR 10520: 2002: Informação e documentação: citações em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.

______. NBR 6028: Informação e documentação: resumo: nov. 2003. Rio de Janeiro: ABNT, 2003.

______. NBR 10719: Informação e documentação: relatório técnico e/ou científico: 2011. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

______.NBR 14 724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos: 2011. 3.ed. 17.03.2011. 3.ed.: 30 jun. 2011. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

______. NBR 6022: Informação e documentação: artigo em publicação periódica técnica e/ou científica. 2.ed. 16.05.2018. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

______. NBR 6023: Informação e documentação: Referências. 2.ed. 14.11. 2018. Rio de Janeiro: ABNT, 2018[1].

 

BIANCOLINO, César Augusto; KNIESS, Cláudia Terezinha; MACCARI, Emerson Antonio; RABECHINI Jr, Roque. Protocolo para elaboração de relatos de produção técnica. GeP Revista de Gestão e Projeto, v. 3. N. 2. p. 294-307, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.revistagep.org/ojs/index.php/gep/article/view/121. Acesso em: 6 fev. 2020.

 

BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Lei n. 9610 – 10 fev. 1998. Dispõe sobre os direitos autorais. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9610.htm. Acesso em: 18 maio 2020.

 

GAIO, Roberta (Org.). Metodologia de Pesquisa e Produção de Conhecimento. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

 

PONCHIROLLI, Osmar; PONCHIROLLI, Maderli. Métodos para a produção do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2012.

 

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013. E-book.

 

REIZ, Pedro. Redação científica moderna. 2.ed. são Paulo: Hyria, 2017.

______. Integridade em pesquisa científica. São Paulo: Hyria, 2018.

______. Entender e evitar plágio e autoplágio. São Paulo: Hyria, 2018a.

 

ROJO, Claudio Antonio; WALTER, Silva Anita. Relato técnico: roteiro para elaboração. Revista Competitividade e Sustentabilidade – Com Sus, Paraná, v. 1,

n.1,           p.          1-18,           jan./dez.           2014.           Disponível            em:                         http://e-

revista.unioeste.br/index.php/comsus/article/download/11461/8678. Acesso em: 8 jun. 2020.

 

[1] A norma NBR 6023:2018 teve as errata 1, de 26.08.2020, e 2, de 24.09.2020, que indicam incorreções diversas.

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