PLANO DE CONTINUIDADE EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Camila Teixeira dos Santos Menchão Fatec Santana de Parnaiba
  • Marcelo Santiago de Almeida Fatec Santana de Parnaíba
  • Irapuan Glória Junior Fatec Santana de Parnaíba
  • Karen Teles Candido Fatec Santana de Parnaíba

Palavras-chave:

Plano de Continuidade, Empresas Brasileiras, Tecnologia da Informação, segurança da informação

Resumo

Um plano de continuidade de negócios é um conjunto de medidas e estratégias elaboradas por uma organização para garantir a continuidade de suas operações em situações de crises ou desastres. A pesquisa possui natureza qualitativa com a utilização da metodologia de revisão sistemática, com o objetivo de identificar o que está sendo pesquisado sobre o tema nas empresas brasileiras. Os resultados da pesquisa apresentaram estudos a respeito de Governança de TI, Modelo de auxílio e Gestão de Continuidade de TI. A contribuição prática visando o maior enfoque nas diretrizes e recomendações sobre o Plano de Continuidade para que os gestores podem incluir em suas empresas. As contribuições para a prática estão em demonstrar os principais estudos e os gaps que podem ser preenchidos com novas pesquisas.

Referências

BARCELOS, A. K. et al. A LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS E O PAPEL DO DPO. Revista Projetos Extensionistas, v. 1, n. 2, p. 87–92, 2021.

CHA, S.-C. et al. RiskPatrol: a risk management system considering the integration risk management with business continuity processes. 2008.

COTS, M.; OLIVEIRA, R. O Legítimo Interesse e a LGPG: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Thomson Reuters Brasil, 2020.

FONTES, E. L. G. Segurança da informação. São Paulo, Saraiva Educação SA, 2017.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo, 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

HARRIS, S.; MAYMI, F. All-in-One CISSP® All-in-One Exam Guide. Mc-Graw Hill, , 2019.

KITCHENHAM, B. Procedures for performing systematic reviews. Keele, UK, Keele University, v. 33, n. 2004, p. 1–26, 2004.

LUCAS, T. J. et al. COMPUTAÇÃO EM NUVEM–DISPONIBILIDADE: PESQUISA APLICADA NA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS. RETEC-Revista de Tecnologias, v. 9, n. 2, 2016.

OLIVEIRA GATTO, D. D. DE; POSSAMAI, M. E.; SASSI, R. J. MaPO: modelo de gestão de continuidade de negócios baseado em boas práticas de governança de TI. Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review, v. 14, n. 3, p. 2963–2981, 2023.

ROSELINO, J. Software–Relatorio Preliminar Setorial. FINEP–Rede DPP, 2007. , 2007.

STEFANUTO, G. N. et al. Um novo olhar para a Tecnologia Nacional de Software. CEP, v. 13069, p. 901, 2004.

WEILL, P.; ROSS, J. W. Governança de TI: como as empresas com melhor desempenho administram os direitos decisórios de TI na busca por resultados superiores. Harward Business School Press: 2020.

Downloads

Publicado

22-10-2023

Como Citar

Menchão, C. T. dos S., Almeida, M. S., Glória Junior, I. ., & Candido, K. T. . (2023). PLANO DE CONTINUIDADE EM EMPRESAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. FatecSeg - Congresso De Segurança Da Informação. Recuperado de https://www.fatecourinhos.edu.br/fatecseg/index.php/fatecseg/article/view/93