Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

CHAMADA PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 

 

Informamos que se encontra aberta a chamada pública para submissão de trabalhos científicos para o primeiro e o segundo semestre de 2020 (nº 13, v.1 e 2) da RETEC - Revista de Tecnologias. Trata-se de periódico semestral online, com orientação multidisciplinar, que aceita trabalhos de professores, estudantes e pesquisadores cujo eixo temático seja a produção e a difusão de conhecimento tecnológico em todas as áreas do saber. O periódico aceita, para publicação, artigos científicos, resenhas, entrevistas, cartas do leitor, relato de casos e revisões de literatura, desde que seja inédito. Os interessados deverão observar os seguintes critérios de submissão:

(a) Trabalhamos com o processo de submissão por fluxo contínuo, aceitamos trabalhos em qualquer tempo, contudo os trabalhos submetidos até o prazo de 14/12/2019 e aprovados pela comissão editorial terão preferência para publicação nesta edição da revista. Os demais, desde que aprovados pela comissão editorial, poderão ser publicados nas próximas edições. O periódico aceita submissão apenas por meio eletrônico em: https://www.fatecourinhos.edu.br/retec/index.php/retec/about/submissions#onlineSubmissions.

(b) O idioma do trabalho deve ser em: português, espanhol ou inglês;

(c) O arquivo deve ser editado no formato doc, tamanho A4 (210mm x 297mm), fonte Times New Roman 12[1], espaço entre linhas um e meio (1 ½), configuração de margem: superior 3cm, inferior 2 cm, esquerda 3cm e direita 2 cm. Ele deverá conter no máximo 20 páginas para artigos científicos e revisão de literatura e 5 para resenhas, entrevistas e cartas do leitor.

(d) O arquivo deverá ser estruturado da seguinte forma:

(d.1) TÍTULO (TITLE): título e subtítulo, caso houver, deverão aparecer no topo da página de abertura do artigo, centralizado, fonte Times New Roman 14, caixa alta (maiúscula), devendo, para tanto, expressar o conteúdo do trabalho.

(d.2) AUTORES: Os nomes dos autores deverão ser indicados logo abaixo do título, centralizados, fonte Times New Roman 12, caixa alta apenas no início do nome e sobrenome. Através de nota de rodapé, o trabalho deverá conter a instituição da qual faz parte, ocupação (professor, pesquisador, graduando), e-mail e, se necessário, especificar créditos acadêmicos do trabalho;

(d.3) RESUMO E ABSTRACT: O trabalho deverá conter, logo após o nome dos autores, uma exposição concisa em português e inglês, respectivamente, das principais questões abordadas pelo trabalho, com introdução ao tema, objetivos da pesquisa, metodologia de trabalho, resultados e conclusões obtidas com o trabalho. Tudo isto em um único parágrafo contendo no máximo 250 palavras;

(d.4) PALAVRAS-CHAVE (KEYWORDS): Indicar, logo após o resumo e abstract e na margem esquerda do texto, 3 palavras ou expressões representativas da essência do trabalho, em português e em inglês, respectivamente. Devem preferencialmente ser diferentes das contidas no título e devem facilitar a recuperação do artigo pelas bases de dados que catalogam a literatura;

(d.5) TEXTO: Compreende, sob a forma de seções e, quando necessário, subseções, os elementos textuais do trabalho. Os itens de cada seção devem ser numerados e alinhados à esquerda, escritos na fonte Times New Roman 12, caixa alta apenas a primeira letra da primeira palavra da seção. Introdução: utilizada para indicar de forma sucinta, a importância do tema, a problemática em estudo, a hipótese, os objetivos do trabalho; 1 Desenvolvimento: trata-se da principal parte do trabalho onde se descreve com detalhes o desenvolvimento da pesquisa e os resultados obtidos (quando houver); 2 Conclusão: parte dedicada à apresentação, de maneira sintética, das conclusões da pesquisa. Os títulos das seções devem ser apresentados em algarismos arábicos, caixa alta e negritadas. As subseções, caso houver, devem ser apresentadas em fonte caixa alta e baixa, em negrito, conforme ABNT NBR 6024/2003.

(d.6) CITAÇÕES: O padrão de citação deve seguir as normas da ABNT NBR 10520/2002. A indicação da fonte de consulta deve seguir o sistema autor data. A indicação do sobrenome do autor (ou instituição responsável) numa citação indireta (paráfrase), quando inserida na sentença, deve ser grafada com caixa alta (primeira letra) e baixa, seguida do ano de publicação entre parênteses. Porém, quando a indicação aparecer entre parênteses, utiliza-se apenas letras maiúsculas.  Exemplos:

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

Diversos autores salientam a importância do “acontecimento desencadeador” no início de um processo de aprendizagem (CROSS, 1984; KNOX, 1986; MEZIROW, 1991).

A citação direta (literal), com até três linhas, deve aparecer entre aspas duplas. A indicação do sobrenome do autor (ou instituição responsável), quando inserida na sentença, deve ser grafada com caixa alta (primeira letra) e baixa, seguida do ano de publicação e página entre parênteses. Porém, quando a indicação do sobrenome do autor aparecer entre parênteses, utiliza-se apenas letras maiúsculas. Exemplos:

Bobbio (1995, p. 30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situação, que os “juristas medievais justificaram formalmente a validade do direito romano ponderando que este era o direito do Império Romano que tinha sido reconstituído por Carlos Magno com o nome de Sacro Império Romano.”

A chamada “pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular.” (LOPES, 2000, p. 225).

Já a citação direta (literal) com mais de três linhas deve aparecer com recuo de 4 da margem esquerda, fonte times new Roman 11. Exemplo:

A teleconferência permite ao indivíduo participar de um encontro nacional ou regional sem a necessidade de deixar seu local de origem. Tipos comuns de teleconferência incluem o uso da televisão, telefone, e computador. Através de áudio-conferência, utilizando a companhia local de telefone, um sinal de áudio pode ser emitido em um salão de qualquer dimensão. (NICHOLS, 1993, p. 181).

(d.7) REFERÊNCIAS: A elaboração das referências deve seguir as normas da ABNT NBR6023/2002, em ordem alfabética de sobrenomes dos autores citados no trabalho, conforme alguns exemplos de referências a seguir:

(d.7.1) Livro com apenas um autor: GOMES, L. G. F. F. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.;

(d.7.2) Livro com dois autores: ALFONSO-GOLDFARB, A.M.; MAIA, C. A. (Coord.) História da ciência[2]: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1995.

(d.7.3) Livro com três autores: SWOKOWSKI, E. W.; FLORES, V. R. L. F.; MORENO, M. Q. Cálculo de geometria analítica. Tradução de Alfredo Alves de Faria. Revisão técnica Antonio Pertence Júnior. 2. ed. São Paulo: Makron Books do Brasil, 1994.

(d.7.4) Livro com mais de três autores: URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

(d.7.5) Citar partes de um livro: ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHMIDT, J. (Org.). História dos jovens 2.  São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

(d.7.6) Revista: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

(d.7.7) Artigo ou matéria em meio eletrônico:  SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: ttp://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 1998.

(f) Caso o trabalho contenha ilustrações, elas deverão ser elaboradas em conformidade com ABNT NBR 15287/2006. Desenhos, esquemas, fluxogramas, quadros, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, plantas, retratos e outros deverão ser indicados na parte inferior, antecedida da palavra designativa, acompanhado do algarismo arábico de ordem de inserção no texto (Ex. Figura 1.), título e fonte Times New Roman tamanho 12. A fonte de elaboração ou consulta, caso haja, deverá ser indica na linha imediatamente inferior, também com fonte Times New Roman tamanho 10. Por fim, considerando que a impressão da Revista é monocromática (cor preta), os artigos deverão ser elaborados num esquema de cores (preferencialmente escala preto-cinza) que permita sua inteligibilidade.

(g) Caso o trabalho contenha tabelas, elas deverão conter indicação de título (antes da mesma), antecedida da palavra designativa Tabela e seu número de ordem de ocorrência no texto (Exemplo: Tabela 1 -), em algarismos arábicos, alinhada na margem esquerda. A fonte de consulta e elaboração deverá ser apresentada na parte inferior da tabela em fonte Times New Roman, tamanho 10.

Mais informações pelos e-mails retec@fatecourinhos.edu.br e mauri.silva@fatecourinhos.edu.br.

 

Os editores

 

Ourinhos, 21 de agosto de 2019.



[1] Exceto em notas de rodapé, quando houver, que deverá utilizar fonte times new Roman tamanho 10.

[2] Apenas o título da obra deve ser grafado de forma destacada (negrito), o subtítulo deve grafado com fonte normal.

 

Artigos

Compreende textos que contenham relatos completos de estudos ou pesquisas concluidas, matérias de carater opinativo, revisões da literatura e colaborações assemelhadas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.