COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA

Autores

  • Simone Cristina Mussio Faculdade de Tecnologia de Jahu
  • Valéria Cristiane Validório
  • Véra Maria Ferro Merlini

Resumo

Este artigo tem como objetivo proporcionar uma reflexão da competência pedagógica no Ensino Superior, tendo como meta o ensino tecnológico. Almeja, assim, destacar a importância da participação colaborativa no processo de ensino-aprendizagem, como também ressaltar a preocupação posta na formação dos profissionais dos Cursos Superiores de Tecnologia, observando como deve ser a postura de tais profissionais no mercado de trabalho, bem como dos próprios professores na forma como lecionam. Retrata a necessidade de analisar as tecnologias existentes, demonstrando, desse modo, como elas estão interligadas e são ao mesmo tempo interdependentes. E, para finalizar, faz um breve comentário sobre a pedagogia diferenciada existente nos cursos on-line a fim de destacar as características necessárias para que ocorra uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Simone Cristina Mussio, Faculdade de Tecnologia de Jahu

Graduada em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista de Bauru e Doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual Paulista de Araraquara. Docente lotada na Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Valéria Cristiane Validório

Valéria Cristiane Validório – Doutora em Linguística – UNESP de São José do Rio Preto. Professora lotada na Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Véra Maria Ferro Merlini

Véra Maria Ferro Merlini – Especialista em psicopedagogia – CEUCLAR. Professora lotada na Faculdade de Tecnologia de Jahu.

Downloads

Publicado

2015-09-04