A ERA DAS NOVAS TECNOLOGIAS: O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NOS MOVIMENTOS POPULARES NO BRASIL DE 2013

Autores

  • João Bosco Pereira PREFEITURA DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO

Resumo

A interdisciplinaridade mostra a conexão novas tecnologias-as redes sociais em função da sustentabilidade de movimentos populares atuais. Na Primavera Árabe[1], os líderes usaram a internet e tiveram sucesso. Hoje, as multidões nas ruas são convocadas pelas redes para exigir transparência ética política e qualidade de educação, saúde e transporte. Esse fenômeno transcende as práticas tradicionais de políticas e de liderança. Ninguém pode negar o impacto do uso das novas tecnologias nos movimentos de protesto quando ideologicamente a imprensa ou as mídias tentaram manipular as pessoas e desmoralizar mobilização popular. Outra relevância: o rosto multifacetado da juventude nos surpreendeu, porque muitos julgam os jovens apáticos e despolitizados. O acesso de jovens e de mulheres às tecnologias e às universidades ou aos cursos técnicos faz a diferença na mobilidade dos movimentos de rua. A rede social é um poderoso recurso que fortalecem a cidadania e a democracia porque supera o clima de incerteza que atinge os brasileiros, os jovens e as famílias. Todos têm consciência das dificuldades de manter a qualidade de vida e da educação, o emprego se tornou cada vez mais difícil. O gigante acordou e as novas tecnologias são uma das condições de mobilidade social e política no início do século XXI!

Palavras-chave: redes sociais, movimentos populares de rua, Passe livre.


[1] Disponível em: <http://www.slideshare.net/gustavoclopes/o-papel-das-redes-sociais-como-ferramenta-de-mobilizao-poltica-da-sociedade-uma-anlise-da-primavera-rabe>. Acesso em: 11/07/13.

Biografia do Autor

João Bosco Pereira, PREFEITURA DE ÁGUAS DE SÃO PEDRO

José João Bosco Pereira - PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA Mestre em Teoria da Literatura e Crítica da Cultura.

É atualmente professor de Leitura e Produção de Texto - TL e TLPT - na Escola Municipal Fundamental Maria Luiza Fornasier Franzin, professor I, de Águas de São Pedro, Língua portuguesa no Ensino Médio do ETEC PROF. Dr. José Dagnoni, SANTA BARBARA D'OESTE,  SP. Escreveu artigos (2004-2013)

Fez Filosofia e Teologia (1981-86) pelo Instituto de Filosofia e Teologia do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora, MG.

Teve diversas participações em eventos culturais como pesquisador, poeta, escritor, contista, palestrante, cronista, contador de histórias e declamação de poemas.

jbosconato@hotmail.com

 

 

 

Downloads

Publicado

2015-09-09