GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMUNIDADES DE PRÁTICA UM ENFOQUE A PARTIR DAS TICS

Autores

  • João Pedro Albino Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru
  • Humberto Ferasoli Filho Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru
  • Vânia Cristina Pires Nogueira Valente Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru
  • Carlos Eduardo da Trindade Ribeiro Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru
  • Edriano Carlos Campana Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru
  • Alexandre Navarro Teixeira Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Resumo

Assim como as tecnologias estão cada vez mais presentes nas organizações, a gestão do conhecimento passou a ter um papel fundamental para uma gestão eficaz. O presente artigo trata sobre a relação indissociável que existe entre gestão do conhecimento, comunidades de prática e as redes sociais. A análise dessa relação permite observar como as Tecnologias de Informação e Comunicação facilitaram o acesso, o compartilhamento e a distribuição das informações nas organizações. Com isso, destaca-se a aplicabilidade nas redes sociais de três aplicativos do Facebook, os quais podem ser utilizados como ferramentas em comunidades de prática. Sendo assim, essas ferramentas também serão desenvolvidas para diferentes plataformas tecnológicas, que permitirá uma interação maior entre organizações e seus colaboradores, parceiros e inclusive seus clientes. Portanto a utilização responsável dessas tecnologias e dos dados gerados por estas ferramentas podem proporcionar uma melhor qualidade na gestão do conhecimento organizacional, mas não podem ser vistas como o principal ingrediente. É a interação entre as pessoas que permite o desenvolvimento e aprendizagem nas organizações, impulsionando o processo criativo.

Biografia do Autor

João Pedro Albino, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fundação Educacional de Bauru (1978), graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1989), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1993) e doutorado em Administração, área Métodos Quantitativos e Informática, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA, da Universidade de São Paulo - USP (1999). Fez Pós-Doutorado na FEA-USP (2008), em Inovação e Gestão Tecnológica e Estágio de Pós-doutoramento na Universidade de Aveiro, em Portugal (2006-2007), na área de Gestão do Conhecimento. Atualmente é Professor Adjunto (Livre Docente) na Faculdade de Ciências, Campus Bauru, da UNESP. Tem experiência nas áreas Computação e Engenharia de Produção com ênfase em Gestão do Conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: Ciência de Serviços, Gestão de Tecnologia da Informação (TI), Administração de Sistemas de Informação e Groupware.

Humberto Ferasoli Filho, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Formado em Engenharia Civil pela Fundação Educacional de Bauru (1982), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1992) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor assistente doutor do Departamento de Computação da Faculdade de Ciências do campus de Bauru da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Coordena o Grupo de Integração de Sistemas e Dispositivos Inteligentes GISDI. Atua na área de Robótica, especificamente com arquiteturas de controle de robôs móveis autônomos com foco em robótica social, ou "assitiva", e em educação.

Vânia Cristina Pires Nogueira Valente, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Docente em tempo integral, regime estatutário, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, ministra aulas nos cursos de graduação em Design e Pós-Graduação de Televsão Digital. Doutora em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2004). Mestre em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996). Graduada em Processamento de Dados pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987). Foi Diretora de Informática da Faculdade de Ciências da Unesp-Bauru. Tem experiência nas áreas de Tecnologia da Informação e Ensino de Desenho, pesquisa os seguintes temas: Representação Gráfica, Design de Multimídia, Programação de Interatividade para TV Digital, Desenvolvimento de Hipermídia e integração Arte-Educação-Tecnologia.

Carlos Eduardo da Trindade Ribeiro, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

É Mestrando no programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP de Bauru, possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade Adamantinense Integrada FAI Adamantina/SP (2004), é especialista em Sistemas para Internet pelo Centro Universitário Euripides Soares da Rocha UNIVEM Marília/SP (2008) e Licenciado em Informática pela faculdade de Tecnologia Estudante Rafael Camarinha FATEC Marilia/SP (2008). Atualmente faz parte da equipe de desenvolvimento do Sistema de Gestão Acadêmica do CEETEPS para uso nas FATECs e ETECs. Tem experiência na área Linguagem de Programação para Web e banco de dados.

Edriano Carlos Campana, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Possui bacharelado e licenciatura em Análise de Sistema e licenciatura em Matemática e Pedagogia. Cursou especialização em desenvolvimento de aplicações e oracle e metodologia do ensino e aprendizagem em matemática. Foi tutor nos cursos a distância da UAB-UFSCar entre 2008 e 2012. É docente do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza e da FIP (Faculdade do Interior Paulista). Atualmente é discente do programa de Mestrado Profissional em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da Unesp no campus de Bauru.

Alexandre Navarro Teixeira, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, campus de Bauru

Possui graduação em Ciência da Computação e especialização em Redes de Computadores - Faculdades Associadas de São Paulo. Atualmente é professor da Universidade Cidade de São Paulo e do Centro Paula Souza, atuando também como consultor em Tecnologia da Informação. Atualmente é discente do programa de Mestrado Profissional em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da Unesp no campus de Bauru.

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos