Criação de um jogo educativo sobre a coleta e o destino dos resíduos

Autores

  • Elaine Pasqualini Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Sílvia Helena Santos Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Viviane Bartholo Potenza Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Reinaldo Bezerra Alves Faculdade de Tecnologia de Ourinhos
  • Giovana Fátima Redondo Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Resumo

Com o crescente aumento na produção de lixo e consequentemente seu acúmulo, surgiu a necessidade de identificar a coleta e o destino de resíduos. O objetivo do trabalho foi criar um jogo educativo sobre a coleta e o destino dos resíduos destinado aos alunos do ensino fundamental. Foi utilizado o modelo Extreme Programming para o desenvolvimento, com elaboração de conteúdos, publico alvo e storyboard. Como resultado, foi desenvolvido o jogo por meio de uma linguagem de programação. O usuário do jogo deve se locomover em diversos estabelecimentos como residência, hospital, sítio e indústria e em cada um deles há uma missão de coletar os resíduos e colocá-los nos locais corretos. Concluiu-se que o jogo pode ser uma ferramenta para conscientizar os alunos sobre a maneira correta de descartar os resíduos, contribuindo para uma maior consciência ambiental.

Biografia do Autor

Elaine Pasqualini, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sílvia Helena Santos, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Viviane Bartholo Potenza, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Reinaldo Bezerra Alves, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Giovana Fátima Redondo, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

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Publicado

2014-10-23

Edição

Seção

Artigos