USO DE SOFTWARES EDUCATIVOS NO ENSINO SUPERIOR DA ÁREA DA SAÚDE E AVALIAÇÃO DOS EFEITOS PARA OS ALUNOS

Autores

  • Elaine Pasqualini Faculdade de tecnologia de Ourinhos
  • Sandra Regina Gimeniz-Paschoal Unesp, Campus Marília

Resumo

O objetivo foi investigar o uso de softwares educativos no ensino superior da área da saúde e a avaliação de seus efeitos para os alunos. Foi pesquisado na base MEDLINE artigos de 1997 a 2008, os quais foram classificados: 1) “sucesso”: se o artigo apresentasse experimento resultante de diferenças estatísticas indicando efeitos favoráveis entre os grupos de alunos que usaram o software; 2) “insucesso”: se o artigo apresentasse experimento resultante de diferenças estatísticas indicando efeitos desfavoráveis; 3) “neutro”: se o artigo indicasse que o experimento não resultava em diferenças estatísticas. Foram identificados 324 artigos e destes foram selecionados 28 para este estudo, dentre os quais 20 avaliaram os efeitos como sendo favoráveis. Concluiu-se que há escassez de publicação sobre o uso de softwares educativos na base de dados investigada e que é pouco praticada a avaliação de seus efeitos. Sugere-se ampliação de estudos.

Biografia do Autor

Elaine Pasqualini, Faculdade de tecnologia de Ourinhos

Departamento de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sandra Regina Gimeniz-Paschoal, Unesp, Campus Marília

Departamento de Educação

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Publicado

2014-12-18

Edição

Seção

Artigos