RELATOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL PARA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Gilson Aparecido Castadelli Faculdades Integradas de Ourinhos
  • Yesmin Marie Soret Lahoud Faculdades Integradas de Ourinhos

Resumo

No cenário mundial, a Educação a Distância tem se mostrado uma forte aliada para o processo de ensino e aprendizagem e uma alternativa eficiente para quem busca aprimoramento de saberes independente de tempo e espaço geográfico. Este trabalho tem como objetivo mostrar o processo realizado para a construção do primeiro curso de extensão semipresencial das Faculdades Integradas de Ourinhos, voltado para a realização de cálculos econômicos e financeiros utilizando a calculadora HP 12C. O presente curso nesta modalidade foi elaborado procurando ir ao encontro das necessidades identificadas num contexto acadêmico composto de alunos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis para o uso básico e intermediário deste instrumento de auxílio a cálculos matemáticos. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas bibliográficas que envolvem o estado da arte do assunto e também do modelo de Design Instrucional ADDIE (Analysis, Desing, Development, Implementation e Evaluation), que foca o processo de construção de um curso a distância baseado em cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Neste artigo é abordado com detalhes as três primeiras fases deste modelo: análise, design e desenvolvimento. Ao término destas três etapas do desenvolvimento do projeto, obteve-se um curso autoinstrucional, com uma interface baseada em atributos de usabilidade seguindo os princípios Jacob Nielsen. Vale ressaltar que este artigo procura apontar caminhos aos interessados em conhecer como acontece o processo de planejamento e elaboração de um curso a distância, sejam eles professores, pesquisadores ou designers de cursos. Por fim, o presente trabalho apontou caminhos para a realização de novos cursos na modalidade semipresencial, destacando que o conhecimento multidisciplinar exigido da equipe de desenvolvimento é proporcionalmente maior quando a mesma é composta de poucos membros e que ao se expandir os integrantes da mesma, a assunção de novos papéis devem se basear num modelo claro de colaboração.

Palavras-chave: Curso Semi-Presencial. Educação a Distância. Modelo ADDIE

Biografia do Autor

Gilson Aparecido Castadelli, Faculdades Integradas de Ourinhos

Professor Mestre Coordenador dos cursos de Pós-graduação e do Núcleo Tecnológico de Educação Aberta – Faculdades Integradas de Ourinhos-FIO/FEMM.

Yesmin Marie Soret Lahoud, Faculdades Integradas de Ourinhos

Núcleo Tecnológico de Educação Aberta – Faculdades Integradas de Ourinhos-FIO/FEMM.

Referências

ÁVILA, B. G.; DUTRA, R. L. S.; GRANDO, A. R. S. SCORM e portabilidade: motivação e possibilidades. 2012. Disponível em <http://www.cinted.ufrgs.br/ciclo9/artigos/4bLiane.pdf> Acesso em: 25 de outubro de 2012

Digital SK. Scenari, 2012. Disponível em <http://www.digitalsk.com.br/tecnologia/scenari/> Acesso em: 28 de outubro de 2012.

FILATRO, A. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

FITZSIMONS, J. A. Administração de serviços: operações, estratégia e tecnologia da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HORSTMANN, C. Big Java. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MOREIRA, M. G. A composição e o funcionamento da equipe de produção. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 371-378.

NIELSEN, J. Usability Engineering. Academic Press, Cambridge( MA): 1993.

NUNES, I. B. A história da EAD no mundo. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 2-8.

SILVA, R. S. Moodle para autores e tutores. São Paulo: Novatec, 2010.

TELES, L. A aprendizagem por e-learning. In: LITTO, Frederic M.; FORMIGA, Manuel M. M. (Orgs.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 72-80.

VAZ, M. F. R. Os padrões internacionais para a construção de material educativo on-line. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. (Orgs.). Educação à Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p. 386-394.

VAZ, M. S. M. G. Introdução a Metadados, 2012. Disponível em <http://www.devmedia.com.br/introducao-a-metadados/1883> Acesso em: 5 de dezembro de 2012.

Downloads

Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

Artigos