O METAVERSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Carlos Henrique Medeiros Souza Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy Ribeiro – UENF/RJ
  • Elizangela Tonelli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES

Resumo

O ciberespaço vem sendo tema para diversos estudos acerca de sua variedade de ferramentas digitais utilizadas no processo de ensino e aprendizagem como, os blogs, as redes sociais, os jogos, os hipertextos e os ambientes virtuais de aprendizagem. A evolução das redes de computadores, das arquiteturas computacionais e a Web 2.0 trouxe mais dinamismo aos recursos da Internet exigindo e facilitando um maior aperfeiçoamento por parte dos que os usam para o aprendizado, resultando então na chamada inteligência coletiva. Em meio a esse universo de recursos digitais disponibilizados pelo ciberespaço, destacam-se o metaverso, representado no presente trabalho pelo Second Life, plataforma que permite maior interatividade entre os usuários, por intermédio do computador, além de proporcionar um mundo virtual possui características semelhantes ao mundo real. Vê-se em nas instituições de ensino hoje, principalmente nas que atuam com ferramentas de apoio ao ensino-aprendizagem, ou com EAD, exigências maiores quanto às plataformas que proporcionam o aprendizado. Chama-se atenção para o fato de uma busca maior pela proximidade entre o aluno e o professor, sem deixar de ter à disposição um ambiente mais humanizado, recriando no mundo virtual tudo o que é do cotidiano do discente, sendo as salas virtuais parecidas com as salas de aula, criando espaços comuns de recreação, espaços para palestras, e a liberdade de escolher suas características físicas – o Avatar. Alguns estudiosos já veem os ambientes tridimensionais como uma nova maneira de ensinar focada na geração digital. Os nativos digitais, nasceram com o surgimento da internet e experimentaram o avanço acelerado das tecnologias durante o processo de entendimento do mundo. As características da nova geração de utilizar diferentes tipos de mídia, e executar várias atividades simultaneamente em suas rotinas diárias, faz com que os ambientes multifuncionais como jogos ou simuladores tornem-se ferramentas essenciais para compartilhamento de conhecimento de forma lúdica e motivacional, favorecendo desta forma um aprendizado significativo mediado pelas tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Carlos Henrique Medeiros Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense “Darcy Ribeiro – UENF/RJ

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Elizangela Tonelli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES

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Publicado

2013-05-10

Edição

Seção

Artigos