DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE E QUANTIDADE DE VAZIOS EM COMPÓSITOS NCF/RTM6 PROCESSADOS VIA RTM

Autores

  • Sérgio Roberto Montoro Fatec Pindamonhangaba
  • Maria Odila Hilário Cioffi UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Resumo

Uma das maiores dificuldades para se alcançar a máxima economia de peso na fabricação de componentes estruturais de aeronaves, usando compósitos avançados, é a tendência que esses materiais têm à formação de vazios e trincas no interior e na superfície dos componentes. Em aplicações aeronáuticas, os componentes estruturais requerem um rígido controle das frações volumétricas dos constituintes do compósito e o volume de vazio no compósito para estas aplicações deve ser rigorosamente controlado. Neste trabalho compósitos de matriz epóxi reforçados com NCF (tecido não tramado) processados via RTM foram caracterizados quanto a porosidade aparente e a densidade aparente através de metodologia baseada no princípio de Arquimedes e pela técnica de picnometria de hélio. As frações volumétricas dos compósitos foram determinadas pela metodologia de digestão da matriz. A técnica baseada no Princípio de Arquimedes (ASTM C830) só foi capaz de determinar os vazios presentes na superfície do compósito e devido a isso o valor encontrado foi relativamente baixo. Entretanto, a metodologia de Arquimedes pode ser perfeitamente utilizada para a determinação da densidade de compósitos poliméricos, uma vez que os valores de densidade determinados por essa técnica foram muito parecidos com os valores determinados pela técnica de picnometria de hélio. Em relação à técnica de digestão da matriz (ASTM D3171), as porcentagens de vazios encontradas nas amostras apresentaram valores aceitos para estruturas aeronáuticas (até 2%).

Biografia do Autor

Sérgio Roberto Montoro, Fatec Pindamonhangaba

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo (2002), mestrado em Engenharia de Materiais pela Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - campus de Guaratinguetá (2014). Atualmente é Professor de Ensino Superior 2A e Coordenador do Curso de Tecnologia em Processos Metalúrgicos na FATEC de Pindamonhangaba, professor responsável doutor no Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA) e professor orientador de mestrado no programa de Mestrado Profissional em Materiais (MEMAT) do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Maria Odila Hilário Cioffi, UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena EEL-USP (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP (1996) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade de Nápoles "Federico II" (2001). Atualmente é professor adjunto na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com enfase em desenvolvimento de materiais compósitos para aplicação aeronáutica atuando principalmente nos seguintes temas: processo RTM, tratamento a plasma, comportamento em fadiga, análise térmica, ultrassom.

Referências

ALMEIDA, S.F.M.; NOGUEIRA NETO, Z.S. Compos. Struct. 1994, 28, 139.

ASTM C830 - Standard Test Methods for Apparent Porosity, Liquid Absorption, Apparent Specific Gravity, and Bulk Density of Refractory Shapes by Vacuum Pressure.

ASTM D 3171 - Standard Test Methods for Constituent Content of Composite Materials.

COSTA, M.L.; ALMEIDA, S.F.M.; REZENDE, M.C. Polímeros: Ciência e Tecnologia, 2001, 11, 182.

COSTA, M.L.; REZENDE, M.C.; ALMEIDA, S.F.M., Compos. Sci. Technol. 2001, 61, 2101.

GIOVEDI, C.; MARINUCCI, G.; ROUSE, P.R.; CLÁUDIO, A.L.L. in Anais do 16º Con-gresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, Porto Alegre, 2004, Vol. 1.

JEONG, H. J Compos Mater. 1997, 31, 276.

MARINUCCI, G.; ANDRADE, A.H.P. in Anais do 2º Materials Research Society Meet-ing, Rio de Janeiro, 2003, Vol. 1.

SAVAGE, G. Carbon-carbon composites. Chapman & Hall, London, 1993.

STONE, D.E.; CLARK, B., Non Destructive Testing. 1975.

Downloads

Publicado

2016-01-28