ANÁLISE DE FERRAMENTAS E PROCESSOS UTILIZADOS EM LEVANTAMENTO GEORREFERENCIADO

Autores

  • Sérgio Duque Castilho Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
  • Luiz Fernando Freitas Franzoso Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC

Resumo

Este trabalho teve como base a necessidade de encontrar coordenadas de locais inacessíveis em um levantamento terrestre e a forma mais prática e rápida para solução de tal problema são as imagens georreferenciadas de satélite, que podem ser obtidas sem grandes custos. Este trabalho apresenta as tecnologias, tipos de equipamentos e softwares envolvidos para georreferenciar as imagens. Para efetuar este processo de georreferenciamento foi utilizado um exemplo de levantamento topográfico na área utilizada pela Fatec Ourinhos tendo como referência o Marco certificado pelo IBGE “OURI” localizado no Campus da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ourinhos. Foram apontadas ainda as coordenadas de localização da referida área no globo terrestre. Com o levantamento realizado a partir de GPS geodésico de alta precisão, demonstrando ainda com todos os dados obtidos neste trabalho a elaboração de um processo de georreferenciamento de um imóvel rural cobrado pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) de acordo com a Segunda Norma para Georreferenciamento de Imóveis Rurais. Como o trabalho se envolve mais de um software de georreferenciamento de imagem, foi comparada a qualidade e precisão dos dados fornecidos por estes programas.

Referências

ALMEIDA, Ricardo e COSTA, Cláudia – ArcGIS Desktop, Introdução.

ANTUNES, João Francisco Gonçalves, GEOTECNOLOGIAS APLICADAS NO MONITORAMENTO DA CULTURA DA SOJA, Anais do 6o Congresso Brasileiro de Agroinformática – SBIAgro 2007, São Pedro, SP, Brasil, 8-11 outubro 2007,

CALDAS, Aiga Jucy Fuchshuber da Silva, ROTTA, Giovani Vilnei, GÓES, Eduardo Kraemer, Sensoriamento remoto na perícia ambiental da Polícia Federal, Anais XIV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Natal, Brasil, 25-30 abril 2009, INPE, p. 3621-3628.

CRONEMBERGER, M. Felipe. Curso de Análises Espaciais Avançadas em plataforma ArcGIS 9.x.

D’ALGE, L. C. Julio. Introdução a Ciência da Geoinformação. Cap. 6 (Cartografia para Geoprocessamento).

DATAGEOSIS – Disponível em: <http://www.datageosis.com/software/ab_software.asp>. Acesso em: 22 de outubro de 2011 – 15h01min.

ENGESAT – Global Mapper. Disponível em: <http://www.engesat.com.br/gmapper/>. Acesso em: 26 de novembro de 2011 – 02h57min.

FERNANDES, V. O.; NOGUEIRA, R. E. Portal de Cartografia. Londrina, v.3, n.1, 2010. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia. Acesso em: 26 de novembro de 2011.

FIGUEIREDO, L. C. C.; DAVIS, C. A.; Modelagem de Dados Geográficos para Sistemas de Informação de Recursos Hídricos, Simpósio Internacional sobre Gestão de Recursos Hídricos. Gramado, RS, de 5 a 8 de Outubro de 1998.

FRANCISCO, Cristiane, Estudo Dirigido em SIG. Disponível em: <http://www.professores.uff.br/cristiane/Estudodirigido/Cartografia.htm> Acesso em: 20 de Novembro de 2010 – 02h25min.

GEONET, CTBC – Glossário. Disponível em: <http://geonet.ctbctelecom.com.br/glossario.cfm>. Acesso em: 17 de Novembro de 2011 – 00h59min.

INPE. Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Disponível em: <http://www.inpe.br/>. Acesso em:: 19 out 2010 – 00h42mim.

SMARTSEC – Introdução e conceitos sobre GPS. Disponível em: <http://www.smartsec.com.br/gps.html>. Acesso em: 26 de Novembro de 2011 – 02h06min.

Downloads

Publicado

2015-09-04