SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL POR ELEMENTOS FINITOS DO PROCESSO DE FORJAMENTO A FRIO

Autores

  • Ricardo do Prado UNITAU - Universidade de Taubaté
  • Valesca Correa Alves Universidade de Taubaté
  • Luiz Eduardo do Patrocínio Nunes Universidade de Taubaté

Resumo

A conformação mecânica está presente em vários processos industriais e classificam-se em diversas categorias com base em critérios como: o tipo de esforço que provoca a deformação do material, a variação da espessura da peça, o regime de operação de conformação, a temperatura de trabalho, e o propósito da deformação. Com a evolução tecnológica muito tem se utilizado das simulações virtuais visando obter resultados mais rápidos, confiáveis e econômicos, destacando o Método dos Elementos Finitos (MEF) que considera a região de solução do problema formada por pequenos elementos conectados entre si, onde a região em estudo é analiticamente modelada ou aproximada por um conjunto de elementos discretos pré-definidos. Esse trabalho utiliza métodos de modelagem e simulação com Elementos Finitos na conformação mecânica de peças visando à redução de custos e otimização do projeto.

Biografia do Autor

Ricardo do Prado, UNITAU - Universidade de Taubaté

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica.

Valesca Correa Alves, Universidade de Taubaté

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp; professora da Pós-Graduação em de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté.

Luiz Eduardo do Patrocínio Nunes, Universidade de Taubaté

Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp; professora da Pós-Graduação em de Engenharia Mecânica da Universidade de Taubaté.

Referências

BRESCIANI, E., ZAVAGLIA, C.A.C, NERY, F.A.C., BUTTON, S.T.; Conformação Plástica dos Metais. Ed. UNICAMP, 2ª ed., 1985, V1 e V2.

BUTTON, S.T., ROQUE, C.M., CAPORALLI, A. Planejamento do processo e projeto de ferramentas para o forjamento a frio de eixos de aço. Apostila do curso de graduação, UNICAMP, 1995.

HATTANGADY, N.V. Automated modeling and remeshing in metal forming simulation. 2003. Thesis of doctor of philosophy, Faculty of Rensselaer Polytechnic Institute. New York.

JUDICE, G.H. Análise numérica da propagação de defeitos internos na laminação transversal com cunha. 2012. 127 f. Dissertação (Faculdade de engenharia mecânica área de materiais e processos de fabricação) – Universidade Estadual de Campinas, SP, 2012.

LANGE, K. Handbook of Metal Forming, McGraw-Hill Book Co, 1985.

MARTINS , M.M. Análise da extrusão de metais pelo método dos volumes finitos. 2012. 206 f. Tese (Programa de pós-graduação em engenharia mecânica, departamento de materiais e processos de fabricação) – Universidade Estadual de Campinas, SP, 2012.

NATIONAL MACHINERY, Tool seminar, 1986

PEGDEN, C.D., SHANNON, R.E., SADOWSKI, R.P. Introduction to simulation using SIMAN. New York, USA: McGraw-Hill,v.2. 1990.

REGNER, P. e SCHAEFFER, L.; Aspectos gerais sobre forjamento. Anais do Seminário Nacional de Forjamento, Porto Alegre, 1983, 301p.

VASCONCELLOS, M.A.S. e GARCIA, M.E. Fundamentos de economia. Ed. Saraiva, 3ª ed. Cap. 6, 2009.

VILLAS BÔAS, D. Estudo do Processo de forjamento a Frio de Peças Automotivas. 1999. 116 f. Dissertação (Comissão de pós-graduação em engenharia mecânica departamento de engenharia de materiais) – Universidade Estadual de Campinas, SP, 1999.

Downloads

Publicado

2016-07-22