EDUCAÇÃO, NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA PERSPECTIVA DO EDUCADOR.

Autores

  • Edna Maria Ferreira da Silva Escola Técnica Estadual "Deputado Salim Sedeh"

Resumo

A era da Informação e Comunicação, na qual vivemos exige profundas transformações no processo de ensino e aprendizagem. A utilização das ferramentas da comunicação e informação como ferramenta de apoio à metodologia do professor, tornou-se um dos grandes desafios dos educadores nesse cenário de mudanças rápidas, onde as informações chegam às pessoas e aos mais variados lugares em tempo recorde, nos remetendo à reflexão sobre como o sistema de ensino poderá obter êxito em sua proposta de formação. Nesse sentido a escola, sem perder seu caráter de “educar” precisa descobrir e construir novas propostas pedagógicas e metodologias que realizem um diálogo permanente com as mídias para que as mesmas assumam papéis importantes dentro do ambiente escolar. Os professores continuam a ser fonte de informação, porém é necessária a percepção de que para desempenhar seu papel educacional com competência na perspectiva das novas tecnologias, deve possuir domínio técnico, pedagógico e crítico das mesmas.

Biografia do Autor

Edna Maria Ferreira da Silva, Escola Técnica Estadual "Deputado Salim Sedeh"

Graduada em Administração pelo Centro Universitário Anhanguera (Leme S/P) – Anhanguera Educacional S/A, Pós Graduada em Formação de Orientadores da Aprendizagem em EaD  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC (São Paulo S/P), Professora na Área de Gestão e Negócios do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza – Etec Deputado Salim Sedeh(Leme-SP).

Referências

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 1999, 5ª ed.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas – São Paulo: Editora Papirus, 2003.

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Editora Cortez, 2010, 7ª ed.

MORAN, José Manuel. MASSETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas - São Paulo. Editora Papirus, 2006, 12ª ed.

MERCADO, Luís Paulo Leopoldo. Práticas de formação de professores na educação à distância. Maceió. Editora Edufal, 2006.

ALMEIDA, Maria Elizabeth. Integração das Tecnologias na Educação - Salto para o Futuro. Ministério da Educação - Domínio Publico.

CARNEIRO, Raquel. Informática na educação – representações sociais do cotidiano. São Paulo. Editora Cortez, 3ª ed.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. São Paulo. Editora Vozes, 2002.

FREIRE, Wendel (org); Dimmi Amora [ et. Al.], Tecnologia e Educação - As mídias na prática docente, Rio de Janeiro. Wak Editora, 2008.

MORAN, José Manuel. A Educação que Desejamos: Novos Desafios e como Chegar lá. São Paulo. Editora Papirus, 2007, 1ª ed.

MORAN, José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em 2 nov. 2010.

Downloads

Publicado

2016-07-22