PROJETO PRODUÇÃO E RECICLAGEM DE ALUMINIO: EM BUSCA DE NOVOS TALENTOS NO ENSINO PUBLICO

Autores

  • Marta dos Santos Faculdade de Tecnologia de São Paulo - FATEC
  • Cristina de Carvalho Ares Elisei Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba

Resumo

Participando ativamente do desenvolvimento científico do município de Pindamonhangaba, Vale do Paraíba, Estado de São Paulo, os docentes da Fatec de Pindamonhangaba, cientes de que devem se engajar no auxilio da criação de novas propostas de ensino que venham futuramente contribuir com a valorização dos professores da rede pública, bem como, com a construção de bases sólidas na aquisição de conhecimento de nossos futuros universitários, que poderão atuar nas áreas de Metalurgia, Siderurgia, Soldagem e Manutenção Mecânica, áreas essas que constituem a maior parte da economia da região, desenvolveram o Projeto Produção e reciclagem de alumínio: em busca de novos talentos no ensino público, que consistiu de aulas práticas e expositivas, ministradas por especialistas em cada temática abordada. Foram utilizados recursos didáticos como projetores multimídia, transparências, dinâmicas de grupo, debates, apresentação de vídeos e aulas práticas. Tais elementos foram utilizados como motivadores tanto para auxiliar a transmissão como a assimilação do conhecimento e sem que houvesse prejuízos para as disciplinas e as características dos temas abordados, foram propostas atividades como: elaboração de projeto, planos de ação, pesquisas, desenvolvimento de aplicações práticas, bem como outras atividades adequadas à formação complementar dos professores participantes. A avaliação do aprendizado dos participantes baseou-se em: trabalho final, exercícios e seminários realizados ao longo do período de cada módulo, de acordo com critérios propostos previamente. Esta experiência demostrou que trabalhar com projetos rompe com o tradicionalismo do ensino, apontando para um professor mais reflexivo, com uma postura pedagógica que reflete uma concepção de conhecimento como produção coletiva. Essa concepção de ensino permite aos envolvidos “testar” seu aprendizado ao longo do projeto, eles reconstroem seus conceitos a cada etapa, relacionando o novo com ideias preexistentes na sua estrutura cognitiva e transformando os conceitos em proposições. Concluímos que, o aperfeiçoamento da cultura científica é uma das funções a que devem se destinar os envolvidos nas Instituições Públicas de Ensino Superior, viabilizando de maneira prática a aproximação entre o meio acadêmico e os envolvidos na formação do ensino básico.

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Publicado

2015-04-14

Edição

Seção

Artigos