DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA WEB PARA PRÁTICA E GESTÃO DE EXERCÍCIOS DE ALGORITMOS

Autores

  • Andre Luiz Souza Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Ana Flávia Lemos Costa Viana Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Cláudia Almeida Rodrigues Murta Docente - Cefores/UFTM

Resumo

O desenvolvimento tecnológico nos últimos anos tem sido intensivo, a tecnologia veio para auxiliar em todas as áreas, tornando a sociedade em que vivemos dependente dela para boa parte das nossas atividades. Mas para que tudo funcione as máquinas precisam seguir um código predeterminado pelos fabricantes. Este código é feito através de uma linguagem de programação cujas bases são algoritmos computacionais. Este projeto teve como objetivo a construção de um sistema web, já disponível em http://alg.sqlweb.com.br, onde os alunos das diversas áreas da Tecnologia da Informação poderão praticar conceitos de algoritmos através de exercícios corrigidos automaticamente. Sabe-se que o ensino de algoritmos é um dos fatores determinantes para o sucesso ou fracasso de alunos ao longo de um curso nesta área, além disso o conteúdo sempre apresentou alto nível de reprovação. Portanto faz todo sentido usar a tecnologia para tentar reverter esse quadro. Já há boas iniciativas neste sentido como, por exemplo, o software VisualG que permite a criação, execução e depuração de códigos. Este projeto oferece uma possibilidade adicional, complementar e assíncrona na interação entre professor e aluno. Com a disponibilização desta ferramenta espera-se que os professores possam tornar seu ensino mais dinâmico e os alunos desfrutem de um ambiente de fácil acesso para praticar os conceitos.

Biografia do Autor

Andre Luiz Souza, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Coordenador e professor do Curso Técnico em Informática da UFTM/Cefores. Mestre em Inovação Tecnológica pelo PMPIT - Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade de Uberaba (1994), especialista em Análise de sistemas pela Unaerp (1996), especialista em Informática em Educação pela UFLA (2003). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, Tecnologias para Internet e Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: software, programação, bancos de dados, internet e sql.

Ana Flávia Lemos Costa Viana, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Aluna do curso Técnico em Informática

Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Docente - UFTM

Cláudia Almeida Rodrigues Murta, Docente - Cefores/UFTM

Docente - UFTM

Referências

BAX, Marcello Peixoto. Introdução às linguagens de marcas. Ci. Inf. [online]. 2001, vol.30, n.1, pp. 32-38.

BRANDÃO, Anarosa A. F.; DA SILVA RIBEIRO, Romenig; BRANDÃO, Leônidas de O. Uma visão do cenário Nacional do Ensino de Algoritmos e Programação: uma proposta baseada no Paradigma de Programação Visual. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2012.

CONVERSE, T.; PARK, J. PHP: a Bíblia. Tradução de Edson Furmankiewicz. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

COSTA, C.J. Desenvolvimento para Web. Lisboa: Lusocrédito, 2007.

DATE, C. J. Introdução a sistemas de bancos de dados. Rio de Janeiro (RJ): Elsevier: Campus, 2004. 674 p.

DETERS, Janice Inês et al. O desafio de trabalhar com alunos repetentes na disciplina de Algoritmos e Programação. In: Workshop de Ambientes de apoio à Aprendizagem de Algoritmos e Programação. 2008.

DUBOIS, Paul. MySQL Cookbook. O'Reilly Media, Inc., 2012. 980 p.

ESTROZI, Leandro Farias; BATISTA NETO, João Do E. S.; BRUNO, Odemir Martinez. Programando para a internet com PHP. Rio de Janeiro (RJ): Brasport, 2010. 332 p.

FLANAGAN, David. JavaScript O Guia Definitivo. Porto Alegre: Bookman, 2004. 818 p.

GUARNIERI, Salvatore; LIVSHITS, Benjamin. Gatekeeper: Mostly static enforcement of security and reliability policies for JavaScript code. In: USENIX Security Symposium. 2009. p. 151-168.

HUGHES, Sterling; ZMIEVSKI, Andrei. PHP Developer´s Cookbook. Sams Publishing, 2001. 480 p.

IEPSEN, Edécio Fernando; BERCHT, Magda; REATEGUI, Eliseo. Persona-Algo: personalização dos exercícios de Algoritmos auxiliados por um agente afetivo. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2010.

Jeasyui, What is EasyUI?. Disponível em: . Acesso em: 02 de setembro de 2016.

LOBO, E.J.R. Curso Prático de MySQL. São Paulo: Digerati Books, 2008.

LUBBERS, Peter; SALIM, Frank; ALBERS, Brian. Pro HTML5 Programming. New York: Apress, 2011. 352 p.

OKUYAMA, F. Y.; MILETTO, E. M.; NICOLAO, M. Desenvolvimento de software I: conceitos básicos. Porto Alegre: Bookman, 2014.

RAABE, André et al. Avaliação do Feedback Gerado Por Um Corretor Automático de Algoritmos. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 358.

SILVA, M.S. JQuery: A Biblioteca do Programador JavaScript. São Paulo: Novatec, 2013.

YUE, Chuan; WANG, Haining. Characterizing Insecure JavaScript Practices on the Web. Madrid., 2009. International World Wide Web Conference, p. 961 - 968.

Downloads

Publicado

2018-01-26