ANÁLISE DO CONFORTO HUMANO PERANTE AS VIBRAÇÕES DE ESTÁDIOS DE FUTEBOL

Autores

  • Elisabeth Penner Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba
  • Kely Camoli Berezoski Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba
  • Amacin Rodrigues Rodrigues Moreira Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba

Resumo

A análise das vibrações de estádios de futebol, em geral, é de grande importância, pois influencia diretamente no conforto das pessoas nas arquibancadas. Neste estudo, foram avaliadas as freqüências naturais de vibração das estruturas dos dois estádios e comparadas com as freqüências ocasionadas pelos movimentos dos torcedores nas arquibancadas. Pelo emprego dos fundamentos da teoria da dinâmica estrutural e com o auxílio do programa SAP2000, que utiliza o método dos elementos finitos como base, a estrutura dos estádios foi modelada computacionalmente. Os resultados dos valores das freqüências naturais e dos modos de vibração das estruturas foram comparados com os níveis de percepção e conforto humano perante as vibrações. Observou-se que as freqüências de vibração das estruturas encontram-se em intervalos considerados críticos para o conforto humano, sendo necessário a realização de estudos mais detalhados.

Biografia do Autor

Elisabeth Penner, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado nível I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental de estruturas, diagnóstico do comportamento estrutural e estruturas de madeira.

Kely Camoli Berezoski, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba

Engenheira Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Amacin Rodrigues Rodrigues Moreira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1990) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (2002). Atualmente é consultor de estruturas - AAD Projetos Consultoria e Engenharia Ltda, Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Coordenador do Curso de Especialização em Patologia das Construções e Gerente do Laboratório de Estruturas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: Concreto Armado e Protendido, Recuperação de Estruturas, Patologias e Projetos de Obras de Arte Especiais (pontes e viadutos)

Referências

ALMEIDA, Márcio T. de. Vibrações mecânicas para engenheiros. 2ª. Ed. São Paulo: Edgar Blücher,1990.

ALVES FILHO, Avelino. Elementos Finitos: a base da tecnologia CAE/análise dinâmica. São Paulo: Érica, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: projeto e execução de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 2003.

BEREZOSKI, Kely Camoli Avaliação Do Conforto Humano Perante As Vibrações Naturais Das Estruturas De Estádios De Futebol. Trabalho de Conclusão de Curso de graduação do Curso de Engenharia de Produção Civil do Departamento Acadêmico de Construção Civil – DACOC – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Curitiba, 2009.

CEB-209: Comité Euro-International du Beton. Vibration problems in structures – practical guidelines. Boletim de informação, n. 209. Suíça, 1991.

CREDE, Charles E. Choque e vibração nos projetos de engenharia. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1972.

DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO. IP-DE-C00/004 – Projeto de Passarela para Pedestres. São Paulo, 2005.

FERNANDES, João C. Segurança nas vibrações sobre o corpo humano. Disponível em: http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/vib/Apostila.doc. Acesso em: 30 set. 2008.

MULTIPLUS, Softwares para Engenharia Arquitetura e Construção. SAP 2000 versão 11. Disponível em: http://www.multiplus.com/Softwares/ElemFinitos/SAP2000/sap2000_elem_finitos.htm#eltosfinitos. Acesso em: 22 nov. 2008.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA PADRONIZAÇÃO. ISO 2631: Guia para a Avaliação da Exposição Humana às Vibrações de Corpo Inteiro. Traduzido por FERNANDES, João C. e FERNANDES, Marly R. M. 2ª. Ed., 1978.

RODRIGUES, José F. S. Investigação dos carregamentos de estádios de futebol. Dissertação de mestrado em engenharia civil. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 1998.

STOLOVAS, S. Dinâmica Aplicada em Estrutura de Concreto (para Engenheiros Estruturais). Manual do Curso de Dinâmica da Empresa TQS Informática, 2007.

Downloads

Publicado

2018-01-26