ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DINÂMICO DE PONTES RELACIONADO À EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS ESTRUTURAS

Autores

  • Elisabeth Penner Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba.
  • Carolina Michalszyszyn Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba.
  • Júlia Cristina Sieiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba.

Resumo

As pontes surgiram da necessidade do homem de ultrapassar barreiras naturais para buscar alimento, abrigo e passaram por diversas mudanças de materiais, de sistemas construtivos e estruturais ao longo dos anos. Antigamente, desde a época das pontes romanas, o estudo das pontes era muito precário e seus sistemas eram superdimensionados, pois eram estruturas rígidas e robustas. O conhecimento acerca de pontes evoluiu junto com o crescimento da Engenharia Civil e da sociedade e, atualmente, os sistemas estruturais de pontes são cada vez mais desafiadores. Neste trabalho, para a comparação da evolução arquitetônica e estrutural entre as antigas e as modernas pontes foi utilizada a frequência natural de vibração como varável de controle de seis modelos de pontes escolhidos, de acordo com o vão e com o material, a saber: pedra, ferro fundido, madeira, concreto armado e protendido e aço.

Biografia do Autor

Elisabeth Penner, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (1994), mestrado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Engenharia Civil [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado nível I da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise experimental de estruturas, diagnóstico do comportamento estrutural e estruturas de madeira. (Texto informado pelo autor)

Carolina Michalszyszyn, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba.

Engenheira Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Júlia Cristina Sieiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR, Câmpus Curitiba.

Engenheira Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

Referências

EKEBERG, P. K.; SOYLAND, K. Flisa Bridge, Norway – a record-breaking timber bridge. 2005. Proceedings of the Institution of Civil Engineers.

LEONHARDT, F. Construções de concreto, v.6: Princípios básicos da construção de pontes de concreto. Tradução: João Luís Escosteguy Merino. Rio de Janeiro: Interciência, 1979. 235 p.

LINDENBERG NETO, H. Concepção, projeto e realização das estruturas: Aspecto histórico. São Paulo, 2006. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Laboratório de Mecânica Computacional. Disponível em: http://www.lmc.ep.usp.br/people/hlinde/Estruturas/historia.htm Acesso em novembro de 2007.

MICHALSZYSZYN, C.; SIEIRO, J. C. Relação entre a evolução dos sistemas estruturais de pontes e o seu desempenho. Trabalho de conclusão de curso do curso de engenharia de produção civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Curitiba, 2008.

PENNER, E. Avaliação de desempenho de sistemas estruturais de pontes de concreto. São Paulo, 2001. 185 p. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Engenharia de Estruturas.

XIE, B. Wanxian Long Span Concrete Arch Bridge Over Yangtze River in China. Brijung Islands: Institute of Highway Planning and Surveying of Sichuan, 2008. 8 p

Downloads

Publicado

2018-12-05