VIABILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE UMA PASTILHA PELTIER PARA RECUPERAÇÃO DE ENERGIA NA PASTILHA DE FREIO DO PROTÓTIPO DE UM VEÍCULO UTILIZADO EM COMPETIÇÃO BAJA SAE

Autores

  • Luan Júlio Rodrigues dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus
  • Franscistônio Dias Jahel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus
  • Matheus Vignoli Rodrigues Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus
  • Juraci de Sousa Araujo Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Aracruz
  • Antonio Carlos Barbosa Zancanella Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus
  • Rômulo Maziero Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG
  • Eliane Correia Nascimento Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória
  • Juan Carlos Campos Rubio Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Resumo

Este trabalho teve por objetivo estudar a viabilidade da utilização de módulos termoelétricos para recuperação de energia na utilização em alguns sistemas eletrônicos do protótipo da equipe SamaBaja. Foi analisada a viabilidade deste sistema para utilizar-se do calor gerado pela frenagem para gerar energia elétrica.  Sabe-se que os efeitos térmicos e elétricos são detectados em um circuito de dois materiais semicondutores, cujas junções estão em temperaturas diferentes. A pastilha Peltier funciona segundo esse fenômeno, denominado efeito Seebeck e efeito Peltier. O Efeito Seebeck consiste na produção de energia elétrica entre dois semicondutores de junção de materiais diferentes quando estão sob diferentes temperaturas. Módulos termoelétricos são feitos de materiais semicondutores selados entre duas superfícies de material cerâmico, uma abrangendo a superfície quente e outra que será a mais fria. Assim, este trabalho apresenta a concepção de um sistema de geração limpa e reaproveitamento de energia.

Biografia do Autor

Luan Júlio Rodrigues dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus

Discente de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Franscistônio Dias Jahel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus

Discente de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Matheus Vignoli Rodrigues Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus

Discente de Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Juraci de Sousa Araujo Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Aracruz

Graduado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2004). Mestre em Engenharia Mecânica e Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2009). Atuou em projeto de desenvolvimento de Turbinas a Gás pela Vale, sendo líder de projeto no subsistema. Possui experiência internacional. Atualmente ministra aula de Máquinas de Fluxo, Mecânica dos Fluidos e Máquinas Térmicas nos cursos de Engenharia Mecânica e Técnico em Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Aracruz.

Antonio Carlos Barbosa Zancanella, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2014), mestrado em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC) da Universidade Federal de Santa Catarina (2016) atuando na área de modelagem dinâmica de sistemas mecânicos. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e Física. Atualmente trabalha como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo em regime de dedicação exclusiva.

Rômulo Maziero, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus São Mateus Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Área de Concentração: Propriedades Físicas e Químicas dos Materiais) pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - PROPEMM do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (2015), graduação em Engenharia Industrial Madeireira pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013), Técnico em Mecânica com ênfase em Manutenção pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo - CEFET-ES, atual IFES (2005) e Profissionalizante em Mecânica de Manutenção pela Fundação Educacional Dr. Hildo Garcia - FEDHG, atual Centro Estadual de Educação Técnica Talmo Luiz Silva - CEET Talmo Luiz Silva (2003). Membro do grupo de pesquisa do IFES - Campus São Mateus: Materiais e Processos de Fabricação Mecânica - MPFM. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Materiais Não-Metálicos, atuando principalmente no processamento de polímeros e compósitos a base de partículas e fibras naturais, especificamente: extrusão de polímeros, injeção de polímeros, moldagem por compressão, compósitos plástico-madeira e materiais compósitos poliméricos.

Eliane Correia Nascimento Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Vitória

Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais - Instituto Federal do Espírito Santo (2016). Pós Graduação em Docência do Ensino Superior - Centro de Ensino Superior - FABRA (2015). Graduação Engenharia Mecânica com ênfase em Engenharia Naval - Faculdades Integradas de Aracruz - FAACZ (2013). Técnica em Mecânica - Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CEDTEC (2007). Inspeção de Soldagem Nível 1 - Fundação Brasileira de Tecnologia da Soldagem - FBTS (2003).

Juan Carlos Campos Rubio, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais, e faz parte do corpo editorial da International Journal of Mechatronics and Manufacturing Systems (IJMMS), do Journal of Modern Manufacturing Technology (JMMT) e do International Journal of Composite Materials. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica e de Produção, com ênfase em Processos de Fabricação e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: engenharia de precisão, projeto, automação, usinagem e máquinas-ferramenta CNC.

Referências

CALLISTER, W. D. Ciências e tecnologia dos materiais: uma introdução, Rio de Janeiro, 2013.

CAMARGO, J. R.; OLIVEIRA, M. C. C. Projeto de um condicionador de ar automotivo peltier-seebeck autosustentável, 2010. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Campina Grande, Brasil.

CUNHA, D. O. Seminário sobre dissipadores. 2001. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2015.

FERNANDES, A. E. S. S. Conversão de energia com células de peltier. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012.

Fischer Pastilhas e Freios Especiais Ltda. Catálogo de Aplicações. Publicação eletrônica, 2014.

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Robert Bosh Ltda. Catálogo Freios 2011-2012. Publicação eletrônica, 2010.

Robert Bosh Ltda. Catálogo Linha de Fricção 2012-2013. Publicação eletrônica, 2012.

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Publicado

2018-01-26