SISTEMA LEVE DE MONITORAMENTO DE SERVIDORES LINUX POR MEIO DE SCRIPTS

Autores

  • Paulo Galego Hernandes Jr. Fatec Ourinhos
  • Lucas Augusto de Morais Fatec Ourinhos
  • Marcelo Theodoro Ângelo Fatec Ourinhos

Resumo

Este artigo apresenta um sistema de monitoramento para servidores Linux de fácil instalação e configuração, utilizando Shell Script, recursos do Python e armazenamento de dados através da ferramenta RRDTool. Uma das principais causas de indisponibilidade de servidores é o esgotamento de recursos como processador, memória, HD e rede, um problema que pode ocasionar a paralisação de serviços de rede. O resultado do desenvolvimento é um sistema de fácil utilização que gera gráficos sobre os recursos esgotáveis do servidor, auxiliando assim o administrador de sistemas Linux, aumentando as taxas de disponibilidade de seus serviços. A validação dos dados é apresentada fazendo a comparação com o sistema de monitoramento Monitorix que já é amplamente usado por administradores de sistemas Linux.

Biografia do Autor

Paulo Galego Hernandes Jr., Fatec Ourinhos

Possui mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina com linha de pesquisa em Sistemas de Computação na área de Segurança da Informação (2016). Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Fatec Ourinhos (2004). Atualmente é professor na Fatec Ourinhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Segurança da Informação e Administração de Redes Linux.

Lucas Augusto de Morais, Fatec Ourinhos

Tecnólogo em Segurança da Informação graduado pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Marcelo Theodoro Ângelo, Fatec Ourinhos

Tecnólogo em Segurança da Informação graduado pela Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

Referências

ASSESPRO. Linux está presente em 41% das empresas brasileiras de ti. Disponível em: <http://www.assespro-mg.org.br/index.php/Linux-esta-presente-em-41-das-empresas-brasileiras-de-ti/>. Acessado 11 de Junho de 2014.

CARISSIMI, A.S. OLIVEIRA, R.S. TOSCANI, S.S. Sistemas Operacionais - Vol. 11: Série Livros Didáticos Informática UFRGS. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

DIGERATI, E. Guia técnico de redes de computadores. 1 ed. São Paulo: Universo dos Livros Editora, 2008.

NEVES, J. Programação Shell Linux. 10 ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2015. NOSULCHIK, A. Top 5 Linux Monitoring tools. Web Based. Disponível em: <http://www.Linuxscrew.com/2012/03/22/Linux-monitoring-tools/>. Acessado 15 de Março de 2015.

OLIVEIRA, R. Informática. 1 ed. Niterói: Impetus Elsevier, 2007.

SOUZA, R. Administração De Servidores Linux. Clube de Autores, 2008.

TOKHEIM, R. Fundamentos de Eletrônica Digital - Vol.2: Sistemas Sequenciais. 1 ed. São Paulo: McGraw Hill Brasil, 2013.

WEBER, R. Fundamentos de Arquitetura de Computadores - Vol.8: Série Livros

Downloads

Publicado

2018-01-26