UM MODELO PREDITIVO PARA ESTUDO DA EVASÃO NA GRADUAÇÃO UTILIZANDO MINERAÇÃO DE DADOS

Autores

  • João Paulo da Silva Funchal Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Alex Sandro de Paula Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Eduardo Nunes Borges Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

A evasão estudantil é um problema recorrente nos mais diversos níveis educacionais do Brasil, em especial, no ensino superior. Além do abandono por parte dos alunos, os investimentos realizados por órgãos federais são prejudicados, visto que, o retorno deste investimento não é retornado. Buscando entender este cenário o presente trabalho, o presente trabalho analisou os dados de alunos do curso d Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), buscando compreender as prováveis motivações para a ocorrência de evasão dos discentes no curso. Para efetivar tal tarefa foi empregada a descoberta de conhecimento em bases de dados com objetivo de descobrir padrões implícitos no conjunto de dados, transformando os dados sem significado em informação e conhecimento útil. Por meio desta análise, pode-se constatar que alunos que possuem bom desempenho a disciplinas ligadas a ciências humanas apresentam uma tendência maior a deixar o curso.

Referências

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Publicado

2017-02-03