MUDANÇA TECNOLÓGICA: ANÁLISE DA ESTRATÉGIA DE ISERÇÃO NO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE BRASIL E CHINA NUM CONTEXTO DE GLOBALIZAÇÃO

Autores

  • Mauri da Silva Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC
  • Gustavo Erler Pedrozo

Resumo

Este artigo procura descrever e analisar, num contexto de globalização, as estratégias de inserção internacional de comércio de Brasil e China, com base no mix de política econômica utilizado e seu reflexo sobre o padrão de comércio. Como resultado, constatou-se que o Estado chinês, apesar de também promover medidas liberalizantes, foi capaz de liderar um exitoso processo de mudança tecnológica que melhorou sua inserção na divisão internacional do trabalho. No Brasil, a estratégia de política econômica orientada ao mercado levou ao aumento da dependência das exportações intensivas em recursos primários e acentuou a importação de produtos intensivos em tecnologias.

Biografia do Autor

Mauri da Silva, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos - FATEC

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá-UEM (1997), Mestre em Integração Latino - Americana pela Universidade Federal de Santa Maria-UFSM (2002) e Doutor em Ciências Sociais (com estágio sanduíche na Universidad Nacional de La Plata, Argentina) pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (2014). É professor de graduação na Faculdade de Tecnologias de Ourinhos - FATEC e das Faculdades Integradas de Ourinhos -FIO.

Gustavo Erler Pedrozo

Doutor em Relações Internacionais e Desenvolvimento, PPG Ciências Sociais UNESP/Marília

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Publicado

2017-01-20