ARMAZENAMENTO DE DENTES BOVINOS PARA UTILIZAÇÃO EM PESQUISAS ODONTOLÓGICAS

Autores

  • Ricardo Fernando dos Reis Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Paulo César Borges Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Resumo

Em muitos trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de novos materiais em odontologia, necessita-se de uma coleta de dentes para posterior "ensaio". Muitos autores demostram nenhuma ou pouca preocupação com possíveis alterações nas propriedades destes. Outros concordam que o meio de armazenamento e o tempo de extração influenciam no comportamento dos mesmos quando sujeitos a quaisquer tipos de solicitação ou ainda no tocante as suas características gerais, porém, não se tem estas variações ainda quantificadas e nem se sabe qual seria a influência destas nos resultados das análises realizadas. Neste trabalho faz-se uma avaliação de três meios diferentes de armazenamento de dentes pré-molares bovinos extraídos (congelados em freezer, armazenados em soro fisiológico e ao ar - secos) em função de tempos que variaram desde zero até um tempo onde ocorresse alteração significativa na propriedade analisada. A metodologia utilizada para verificação das alterações foi a medida de microdureza Vickers no esmalte e análise da resistência à flexão dos dentes. Para a análise de flexão desenvolveu-se um dispositivo específico adaptado a uma máquina universal de ensaios mecânicos. O cálculo da tensão foi feito em função da área real do dente. Para conhecer-se qual a componente responsável pela falha dos dentes utilizou-se análise por elementos finitos. Os resultados mostraram variações nas propriedades analisadas, em função do meio e do tempo, o que comprova a necessidade do controle do armazenamento de dentes extraídos, de modo a obter-se resultados confiáveis em pesquisas que se utilizam dos mesmos.

Biografia do Autor

Ricardo Fernando dos Reis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1993), mestrado (2001) e doutorado (2007) em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Atualmente é professor do ensino básico, técnico e tecnológico (Classe Titular) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização mecânica, metalografia, nitretação por plasma, enriquecimento superficial de nitrogênio em aços inoxidáveis, SHTPN (Solution Heat Treatment after Plasma Nitriding) e biomateriais.

Paulo César Borges, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Engenharia Mecânica pela UFSC, pós-doutor pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, professor da Universidade Tecnológica do Paraná-UTFPR

Referências

BEER, F.P.; JOHNSTON JÚNIOR, R. Resistência dos materiais. São Paulo: McGraw-Hill; 1989.

BORGES, G.A.; PEREIRA, G.A.; MARTINELLI, J.; OLIVEIRA, W.J. A influência do clareamento dental na resistência de união na interface resina-esmalte. Robrac, v. 15, n. 40, p. 46-54, 2006.

HOLLAND, R.; DEZAN JÚNIOR, E.; MURATA, S.S.; WATANABE, S.; LIMA, T.J.V. Infiltração marginal apical após obturação de canais retos e curvos pela técnica da condensação lateral e do cone único. Influência do tipo de cimento obturador empregado. Revista Odontológica de Araçatuba, v. 33, n. 2, p. 59-65, 2012.

IÓRIO, L.S.; GOMES, A.P.M.; KUBO, C.H.; CARNEIRO, R.G.F.; CARNEIRO, B.F.; SILVA, E.G. Avaliação da influência de diferentes meios de armazenamento de dentes humanos extraídos na infiltração marginal apical. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 19, n. 2, p. 173-180, 2007.

MONTEGOMERY, D.C. Design and analysis of experiments. New York: John Wiley & Sons; 1997.

MOTTA, A.B.; BRAGA, A.O.; PEREIRA, L.C.; DUDA, F.P. Simulação da formação de lesões de abfração em dentes pré-molares hígidos. In: Painel PEMM 2012 – PEMM/COPPE/UFRJ; 2012. Disponível em: URL:http://painelpemm.metalmat.ufrj.br/pemm2012.html. Acesso em: 25 abril 2017.

REIS, R.F.; BORGES, P.C. Alternative methodology for flexural strength testing in natural teeth. Brazilian Dental Journal, v. 16, n. 1, p. 45-49, 2005.

SERRA, O.D.; FERREIRA, F.V. Anatomia Dental. São Paulo: Artes Médicas; 1970.

SOARES, E.O.N.; SILVEIRA, J.C.F.; NAGATO, A.C. Avaliação da infiltração marginal de quatro seladores temporários em endodontia. Revista de Odontologia da Universidade Cidade de São Paulo, v. 25, n. 3, p. 98-106, 2013.

Downloads

Publicado

2018-12-05