ADS-B: CUSTO-BENEFÍCIO PARA A AVIAÇÃO GERAL BRASILEIRA

Autores

  • Renan Emílio Scarso Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO
  • Roberto Márcio dos Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO

Resumo

A segurança operacional, os recursos, as facilidades, a automação e a redução da carga de trabalho do piloto, são alguns dos benefícios que a tecnologia consegue oferecer para a aviação. Uma das mais relevantes tecnologias incorporadas à aviação é a Vigilância Dependente Automática por Radiodifusão (ADS-B), um sistema que proporciona várias funcionalidades, tanto para o controle de tráfego aéreo, quanto para os pilotos. Este trabalho investigou a relação custo-benefício da instalação e operação do ADS-B, tanto para operadores de aeronaves da aviação geral brasileira, quanto para o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Comparou-se o serviço de vigilância Serviços de Tráfego Aéreo (ATS), baseado nos radares de vigilância ATS, que é usado atualmente no Brasil, com o serviço de vigilância ATS baseado no ADS-B, incluindo suas funcionalidades. O trabalho apontou as vantagens e desvantagens que o ADS-B proporciona para o DECEA e para os operadores, implicando na melhoria da segurança de voo. Foi analisado o custo-benefício da instalação do ADS-B nas aeronaves mundialmente e principalmente no Brasil, considerando a atual infraestrutura de vigilância ATS do país. Dessa forma, identificou-se que o Brasil não possui ainda uma infraestrutura ADS-B instalada, com exceção da Bacia de Campos, onde, existe a previsão para início das operações, segundo o DECEA no ano de 2018. Assim, pode-se concluir que a instalação de equipamentos ADS-B nas aeronaves não é vantajosa para os operadores.

Biografia do Autor

Renan Emílio Scarso, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO

Graduando em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO, piloto comercial de aeronaves.


Roberto Márcio dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC-GO

Professor Assistente na PUC GOIÁS. Professor do Curso de Ciências Aeronáuticas. Mestre em Engenharia pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica- (2013) e Mestre em Psicologia pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Especialista em Metodologia do Ensino da Educação Física, pela UFRGS (1994) . Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEFEGO - Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás ( 1987). Capitão RF Especialista em Aeronáutica - Controlador de Tráfego Aéreo - pela Força Aérea Brasileira (1981). Especializando em Psicopedagogia, pela PUC-GOIÁS. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino para o ensino regular e para a educação especial, em particular, para autistas e outros problemas do desenvolvimento, e na área da Aviação, com ênfase em Formação de Pessoal, Controle do Espaço Aéreo, Segurança Operacional, Segurança da Aviação Contra Atos de Interferência Ilícita, Novas Tecnologias Satelitais (CNS-ATM) e História da Aviação.

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Publicado

2018-12-05