MODELAGEM NUMÉRICA DO ESCOAMENTO DE AR NO INTERIOR DE UM BALCÃO EXPOSITOR REFRIGERADO

Autores

  • Leticia M. Hood Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Elizaldo D. dos Santos Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Anderson F. Porte Universidade Federal do Rio Grande-FURG
  • Marcelo M. Galarça Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Resumo

Neste trabalho é estudada a modelagem numérica do escoamento de ar por convecção natural, turbulento, no interior de um balcão expositor refrigerado. A solução das equações de transporte é feita através do Método dos Volumes Finitos (MVF) pelo software ANSYS/FLUENT. O escoamento é considerado bidimensional, incompressível, turbulento e em regime transiente.  Inicialmente, o modelo numérico é verificado para o problema de cavidades quadradas com convecção natural em regime turbulento encontrado na literatura. No procedimento numérico, o algoritmo SIMPLEC (Semi Implicit Linked Equations-Consistent) é utilizado para tratar o acoplamento pressão-velocidade e o esquema Upwind de Segunda Ordem para o tratamento dos termos advectivos. O modelo k-ε standard é utilizado para resolver o escoamento turbulento. Os campos de temperatura, velocidade e linhas de corrente são avaliados para a temperatura do evaporador de -10°C com as temperaturas ambiente de 25°C e 35°C. Além do comportamento dos campos, é avaliado o número de Nusselt médio no evaporador. Os números de Rayleigh para os casos estudados são respectivamente, 1,43×109 e 1,70×109. Os resultados obtidos para cada experimento numérico mostram que o aumento da diferença de temperatura entre a temperatura imposta para o evaporador e a temperatura ambiente, provoca a alteração do comportamento da distribuição de temperatura e velocidade, além de influenciar na variação do número de Nusselt.

Biografia do Autor

Leticia M. Hood, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Mestre em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Elizaldo D. dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Anderson F. Porte, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Marcelo M. Galarça, Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG

Referências

ANSYS, Guia do usuário do FLUENT, tech. re., version 6.3.16, 2007.

BARAKOS, G., MITSOULIS, E., “Natural Convection Flow in a Square Cavity Revisited: Laminar and Turbulent Models with Wall Functions”, International Journal for Numerical Methods in Fluids, vol. 18, pp. 695-719,1994.

GASPAR, P. D., MIRANDA, A., PITARMA, R. A. “Optimização Numérica de Expositores Refrigerados Abertos.” VI Congresso Ibero-Americano de Engenharia Mecânica, Outubro, 2003.

GHAJAR, A., ÇENGEL, Y. A. Transferência de Calor e Massa-Uma abordagem prática.AMGH, Porto Alegre, 4ª ed.,2012.

HENKES, R. A. W. M., VANDERYLUGT, F. F., HOOGNDOORN, C. J., ”Natural convection flow in a square cavity calculated with low-Reynolds-number turbulence models”,Int. J. Heat Mass Transfer, vol. 34,pp.1543-1557, 1991.

LAUNDER, B. E., SPALDING, D. B. Lectures in Mathematical Models of Turbulence.London: Academic Press, 1972.

PITARMA, R.A., “Modelação matemática e experimental de câmaras frigoríficas de veículos”, Tese de Doutoramento,Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, Abril 1998.

TIAN, Y. S., KARAYIANNIS, T. G., “Low Turbulence Natural Convection in anAir Filled Square Cavity – Part I: The Thermal and Fluid Flow Fields”, International Journal of Heat and Mass Transfer, p. 849-866, 2000.

VIEIRA, C.B., “Simulação Computacional da Convecção Natural Turbulenta com Geração Interna de Calor em Cavidade Quadrada”, VII Escola de Primavera de Transição e Turbulência –EPTT, 2010, Anais EPTT 2010, São Paulo, 2010.

Downloads

Publicado

2017-07-21