PROPOSTA DE MODELO PARA O ENSINO DE PROJETO EM ENGENHARIA

Autores

  • Marcos Alexandre Luciano Universidade de Caxias do Sul

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, a partir de modelos de processo de projeto de produtos, modelos de aprendizagem ativa associado a necessidades legais e industriais propor um modelo de ensino de projeto em engenharia, denominado de MEPEng. O modelo é baseado em 7 etapas macro, sendo 3 de responsabilidade do professor (condições de contorno iniciais; definição dos critérios de análise e avaliação; avaliação global) e 4 de responsabilidade dos acadêmicos (projeto informacional, conceitual, preliminar e detalhado). É apresentado um exemplo de aplicação do MEPEng no projeto de uma máquina dedicada à manufatura do “sistema regulador” pelos alunos na disciplina de projeto integrado do produto do 10º semestre do curso de engenharia mecânica da Universidade de Caxias do Sul. Por fim, são discutidos alguns resultados obtidos com o emprego do modelo, como por exemplo, o aluno como responsável pelo seu aprendizado e a competitividade entre as equipes que propiciam um ambiente adequado e fértil ao projeto em engenharia.

Biografia do Autor

Marcos Alexandre Luciano, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Mestre em Engenharia Mecânica (1998) e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Coordenou o Curso de Engenharia Mecânica da UCS de 2007 a 2011. Atualmente é assessor da Pró Reitoria Acadêmica, sendo responsável pela programação acadêmica das disciplinas de graduação. Integrante do Programa de Mestrado Profissional em Engenharia Mecânica. Experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em projeto de sistemas mecânicos e desenvolvimento de novos produtos.

Referências

AHRENS, C.H.; FERREIRA, C.V.; PETRUSH, G.; CARVALHO, J. DE; SANTOS, J.R.L DOS; LOPES DA SILVA, J.V.; VOLPATO, N. Prototipagem rápida: tecnologias e aplicações. São Paulo: Editora Edgard Blücher. 2007.

BACK, N.; OGLIARI, A.; DIAS, A., SILVA E J.C. Da Projeto integrado de produtos: planejamento, concepção e modelagem. 1. ed. São Paulo: Editora Manole. 2008.

BASSETTO, E.L. Proposta de metodologia para o ensino das fases de projeto informacional e projeto conceitual. 2004. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2004.

BETTANIN, E. As ilhas de racionalidade na promoção dos objetivos da alfabetização científica e técnica. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação). UFSC. Florianópolis. 2003.

BLANCHARD, B.S.; FABRYCKY, W.J. Systems engineering and analysis. 3. ed. São Paulo: Makron Books. 1998.

FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica. Acerca de las finalidades de la enseñanza de las ciencias. Buenos Aires: Ediciones Colihue. 1997.

INOVA ENGENHARIA Propostas para a modernização da educação em engenharia no Brasil. IEL.NC, SENAI.DN. Brasília: IEL.NC/SENAI.DN. 2006.

IMHOF, A.M.Q. Ilhas interdisciplinares de racionalidade: uma proposta para o estudo da sexualidade humana. 2011. Dissertação de Mestrado – FURB, Blumenau. 2011.

LATHI, A.; MANTYLA, M.; RANTA, M. Capturing and deploying design decisions: product modeling for computer integrated design and manufacturing. Edited by Pratt, M. J., Sriram, R. D. and Wozny, M. J., London: Chapman & Hall. 1997.

LEONEL, A.A. Uma proposta de ilha interdisciplinar de racionalidade para o ensino de física moderna e contemporânea no ensino médio. 2010. Dissertação de Mestrado. UFSC, Florianópolis. 2010.

LUCIANO, M.A. Reutilização de informações e conhecimentos para apoio ao projeto de material de atrito. 2005. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. 2005.

MACIENTE, A.N.; ARAÚJO, T. C. A demanda por engenheiros e profissionais afins no mercado de trabalho formal. Radar, Brasília: Ipea, n. 12, fev. 2011.

MARKHAM, T.; LARMER, J.; RAVITZ, J. Aprendizagem Baseada em Projetos. Artmed Editora S/A, Porto Alegre. 2008.

MO, J.P.T. Product modelling and rationale capture in design process. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCURRENT ENTERPRISENG, 2000. Procedings....ICE. 2000.

PAHL, G; W. BEITZ, W. Engineering design: a systematic approach. Berlim: Springer Verlag. 1996.

PAHL, G.; BEITZ, W.; FELDHUSEN, J.; GROTE, K. Projeto Na Engenharia – Fundamentos do desenvolvimento eficaz dos produtos, métodos e aplicações. 6º Edição, São Paulo, Edgard Blücher. 2005.

RIBEIRO, L.R. DE C.A. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. 2005. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2005.

ROZENFELD, H.; FORCELLINI, F.A.; AMARAL, D.C.; TOLEDO, J.C. DE; SILVA, S.L. DA; ALLIPRANDINI, D.H.; SCALICE, R.K. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. 1. ed. São Paulo: Saraiva. 2006.

RUSH, C.; ROY, R. Capturing quantitative and qualitative knowledge for cost modelling within a CE enviroment. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON CONCURRENT ENGINEERING: RESERCH AND APPLICATIONS, Los Angeles, 2001. Proceedings... Los Angeles: CETEAM, 2001, p. 209-218. 2001.

SCHMITZ, C. Desafio Docente: As Ilhas de Racionalidade e seus Elementos Interdisciplinares. 2004. Dissertação (mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – CFM/CED, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis- SC. 2004.

THOMAS, J.W. A review of project based learning. Prepared for The Autodesk Foundation, San Rafael, CA. Available at http://www.bie.org/tmp/research/researchreviewPBL.pdf. 2000.

ULRICH, K.T.; EPPINGER, S.D. Product design and development. 3. ed. New York: McGraw-Hill. 2004.

VILLAS-BOAS, V.; MARTINS, J.A. Projeto Engenheiro do Futuro: promovendo as engenharias entre os estudantes de ensino médio Universidade de Caxias do Sul – UCS DOI: 10.7867/1982-4866.2012 v18 n2 p3-17, 2012.

WIJNEN, W.H.F.W. Towards Design-Based Learning. Brochure, Educational Service Centre of Technische Universiteit Eindhoven. 2000.

YAN, J.; ASSIMAKOPOULOS, D. Knowledge sharing and advice seeking in a software engineering community. In: PROCESSES AND FOUNDATIONS FOR VIRTUAL ORGANIZATIONS (IFIP – INTERNATIONAL FEDERATION FOR INFORMATION PROCESSING), Lugano, 2003. Proceedings.... Lugano: PRO-VE'03. 2003.

YOSHIOKA, M.; SEKIYA, T.; TOMIYAMA, T. Design knowledge collection by modeling. In: INTERNATIONAL FEDERATION FOR INFORMATION PROCESSING WG 5.2/5.3, 1998. Proceedings... Conference PROLAMAT 98. 1998.

Downloads

Publicado

2020-05-07