OTIMIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TITANATO DE MAGNÉSIO

Autores

  • Cristiane Schwartz Venzke Universidade Federal de Pelotas
  • Mário Lúcio Moreira Universidade Federal de Pelotas-UFPEL
  • Sérgio da Silva Cava Universidade Federal de Pelotas-UFPEL
  • Cristiane Wienke Raubach Ratmann Universidade Federal de Pelotas-UFPEL
  • Pedro Lovato Gomes Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

Resumo

Atualmente, tem-se a grande preocupação em encontrar fontes de energias renováveis como a energia solar, que pode ser aproveitada e utilizada com a conversão direta de luz em eletricidade por meio de uma célula fotovoltaica. Assim, com o objetivo de modelar um sistema binário de cerâmicas semicondutoras, a fim de prever os processos eletrônicos da rede periódica tridimensional (bulk) e de interfaces, de modo a compreender os processos de transferência de carga, potencialmente aplicados à células solares, é importante realizar o estudo exposto neste trabalho, iniciando-se a exploração das propriedades estruturais e eletrônicas da rede periódica tridimensional (bulk) de titanato de magnésio (MgTiO3) a partir do desenvolvimento da otimização estrutural do composto e do estudo de suas frequências através de simulação computacional efetuada com o cálculo de TFD (Teoria do Funcional da Densidade), realizado no programa CRYSTAL09. Logo, percebe-se a importância do uso de uma modelagem para examinar tal material, sendo o método de primeiros princípios grande aliado na busca de conhecimentos acerca das propriedades estruturais, energéticas e eletrônicas dos compostos, sendo apropriado para comparar diferentes sistemas e auxiliar na obtenção de dados envolvendo todo o entendimento sobre a física quântica do problema. Ainda, conforme o desejado, a otimização da geometria permitirá obter a melhor configuração estrutural, relaxada, que seja capaz de minimizar a energia do sistema no estado fundamental, auxiliando para o alcance dos objetivos do trabalho.

Biografia do Autor

Cristiane Schwartz Venzke, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas-UFPEL.

Mário Lúcio Moreira, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

É Professor do Instituto de Física e Matemática (IFM) da Universidade Federal de Pelotas/RS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física (Mestrado/Doutorado) de Universidade Federal de Pelotas e membro permanente do programa de pós-graduação em Ciência e Eng. de Materiais. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nível 2 na área de materiais cerâmicos. Tem doutorado em Ciências (fisíco-química) pela Universidade Federal de São Carlos (2010), mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e bacharel em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Hoje é membro do comitê assessor cientifico da Fundação Estadual de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tem experiência na área de Físcia da Matéria Condensada com ênfase em Ciência de Materiais, dedicando-se ao estudo de propriedades físicas dos materiais cerâmicos multifuncionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Fotônica, Crescimento de cristais, Simulação computacional aplicada a nanomateriais, Filmes finos, Células fotovoltaicas, Analises Térmicas e Sínteses hidrotérmicas assistidas por micro-ondas.

Sérgio da Silva Cava, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (1995), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo - USP/SC (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2003). Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas - UFPel, lotado no Centro de Desenvolvimento Tecnológico - CDTec. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais - PPGCEM e Programa de Pós-Graduação em Física. Professor do curso de Graduação em Engenharia de Materiais. Diretor-Executivo Adjunto da Fundação Delfim Mendes da Silveira, onde foi também Diretor Presidente. Foi coordenador do PPGCEM/UFPel durante dois mandatos, sendo o responsável pela implantação dos cursos de Mestrado e Doutorado. Avaliador da Área de Materiais da CAPES durante a avalição quadrienal em 2017. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento cerâmico, materiais cerâmicos, síntese química, revestimentos cerâmicos e pigmentos inorgânicos. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados a síntese de novos materiais para aplicações diversas, como células fotovoltaicas, células a combustível, materiais magnéticos, aplicações em odontologia, filmes anticorrosão e modificação de superfícies. Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPel por meio do grupo de pesquisa Crescimento de Cristais Avançados Fotônica - CCAF. O grupo envolve professores e estudantes de todos os níveis em vários cursos e programas de pós-graduação na UFPel e em outras universidade na Brasil e outros países.


Cristiane Wienke Raubach Ratmann, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

Professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - RS, membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais na UFPel. Tem doutorado em Ciência (área de concentração química) pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2013), mestrado em química pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Tem experiência na área de Química com ênfase em Ciência de Materiais, dedicando-se ao estudo de propriedades físico-químicas dos materiais cerâmicos multifuncionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas core-Shell, Crescimento de cristais, Sistemas Fotocatalíticos, Células fotovoltaicas, Analises Térmicas e Sínteses solvotérmicas assistidas por micro-ondas, bem como uma grande experiências em microscopia e análises estruturais dos materiais.

Pedro Lovato Gomes, Universidade Federal de Pelotas-UFPEL

Graduado em Física (UFRGS, Porto Alegre. 2002); Mestre em Física (UFRGS, Porto Alegre, 2007); Doutor em Física (UFRGS, Porto Alegre, 2012). Realizou o pós-doutorado no Fraunhofer-IOF na cidade de Jena (Março de 2014) e concluiu o estágio pós-doutoral no Laboratório de Laser do Instituto de Física da UFRGS pela Pós-graduação em Microeletrônica (Maio de 2015). Atualmente, é Professor Adjunto Classe C no Instituto de Física e Matemática e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Física da UFPel. As áreas de interesse incluem: monitoração óptica da deposição de filmes via spin coating e dip coating. Estudo teórico-experimental do escoamento de fluidos não-Newtonianos. Desenvolvimento de filmes nanoestruturados superhidrofóbicos e superhidrofílicos via processo Sol-Gel, deposição por pulverização catódica, deposição por canhão de elétrons e deposição térmica a vácuo. Estudo Teórico-experimental da molhabilidade e das propriedades estatísticas e ópticas de superfícies micro-nanoestruturadas. Dentre as técnicas experimentais dominadas se destacam: interferometria laser, polarimetria, elipsometria, microscopia de forca atômica (AFM) e interferometria de luz branca (WLI).

Referências

AGNALDO, J. S.; BASTOS, J. B. V.; CRESSONI, J. C.; VISWANATHAN, G. M. Células solares de TiO2 sensibilizado por corante. Rev. Bras. Ensino Fís., 28(1). 2006.

ANTUNES, F. P. N. Determinação de propriedades e estruturas de catalisadores de sulfeto de molibdênio suportados em MgO por cálculos ab initio. Tese de Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil. 2015.

BECKE, A.D. Density-functional exchange-energy approximation with correct asymptotic-behavior. Physical Review A 38(6), 3098-3100. 1988.

CHUNG, S.Y.; KIM, I.D.; KANG, S.J.L. Strong nonlinear current-voltage behavior in perovskite-derivative calcium copper titanate. Nature, 3, 774. 2004.

CUNHA, G. H. B. Modelagem matemática e implementação computacional no ATP de um sistema solar fotovoltaico conectado a rede de baixa tensão. Dissertação (Mestrado) Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia, Brasil. 2013.

DOVESI, R.; ORLANDO, R.; CIVALLERI, B.; ROETTI, C.; SAUNDERS, V. R. e ZICOVICH-WILSON, C. M. CRYSTAL: a computational tool for the ab initio study of the electronic properties of crystals. Z. Kristallogr., 220, 571. 2005.

FERRI, E.A.V.; SCZANCOSKI, J.C.; CAVALCANTE, L.S.; PARIS, E.C.; ESPINOSA, J.W.M.; de FIGUEIREDO, A.T.; PIZANI, P.S.; MASTELARO, V.R.; VARELA, J.A. e LONGO, E. Photoluminescence behavior im MgTiO3 powders with vacancy/dsitorced clusters and octahedral tilting. Materials Chemistry and Physics, Lausanne, 117(1), 192-198. 2009.

FLORES, E. M.; GOUVEA, R. A.; PIOTROWSKI, M. J.; MOREIRA, M. L. Band alignment and charge transfer predictions of ZnO/ZnX (X = S, Se or Te) interfaces applied to solar cells: a PBE+U theoretical study. Phys. Chem. Chem. Phys., 20, 4953-4961. 2018.

GIURIATTI, G.; FERRI, E. A. V.; MARQUES, R. G.; FERRARI, A. M. L.; PEREIRA, C. A. A.; RODRIGUES, M. B. Estudo dos pós cerâmicos MgTiO3 na degradação fotocatalítica de corantes têxteis. XI Fórum Ambiental da Alta Paulista, 11(8), 151-160. 2015.

JANTUNEN, H.; RAUTIOAHO, R.; UUSIMKI, A.; LEPPVUORI, S. Compositions of MgTiO3-CaTiO3 ceramic with two borosilicate glasses for LTCC technology. J.Eur.Ceram.Soc. 20, 2331. 2000.

KANG, H.; WANG, L.; XUE, D.; LI, K.; LIU, C. Synthesis of tetragonal flake-like magnesium titanate nanocrystallites. J. Alloy. Compd, 460, 160. 2008.

KOHN, W.; SHAM, L.J. Self-consistent equations including exchange and correlation effects. Physical Review 140.4A, A1133-A1138. 1965.

LONGO, C.; PAOLI, M.-A. D. Dye-sensitized solar cells: a successful combination of materials. Journal of the Brazilian Chemical Society, SciELO Brasil, 14(6), 898–900. 2003.

MIAO, Y.-M.; ZHANG, Q.-L; YANG, H.; WANG, H.-P. Low-temperature synthesis of nano-crystalline magnesium titanate materials by the sol-gel method. Mat. Sci. Eng., B 128, 103. 2006.

MOREIRA, M.L.; ANDRES, J.; VARELA, J.A.; LONGO, E. Synthesis of Fine Micro-sized BaZrO3 Powders Based on a Decaoctahedron Shape by the Microwave-Assisted Hydrothermal Method. Cryst. Crowth Des, 9, 833. 2009.

MOREIRA, M.L.; PARIS, E.C.; DO NASCIMENTO, G.S.; LONGO, V.M.; SAMBRANO, J.R.; MASTELARO, V.R.; BERNARDI, M.I.B.; ANDRÉS, J.; VARELA, J. A.; LONGO, E. Structural and optical properties of CaTiO3 perovskite-based materials obtained by microwave-assisted hydrothermal synthesis: An experimental and theoretical insight. Acta Materialia, 57, 5174–5185. 2009.

OKADA, T.; NARITA, T.; NAGAI, T.; YAMANAKA, T. Comparative Raman spectroscopic study on ilmenite-type MgSiO3 (akimotoite), MgGeO3, and MgTiO3 (geikielite) at high temperatures and high pressures. Amer. Mineral. 93, 39. 2008.

O’REGAN, B.; GRATZEL, M. A low-cost, high-efficiency solar cell based on dye-sensitized colloidal TiO2 films. Nature, 353(6346), 737–740. 1991.

RAKOTOVELO, G.; MOUSSOUNDA, P.S.; HAROUN, M.F.; LEGARE, P.; RAKOTOMAHEVITRA, A.; RAKOTOMALA, M.; PARLEBAS, J.C. Adsorption of CO, CO2 and NO molecules on a BaTiO3 (001) surface. Surf. Sci. 603, 1221. 2009.

SIMÕES JÚNIOR, F. J. R.; COSTA JÚNIOR, E.; ALVES, M. V.; CARDOSO, F. R. Física de plasma espacial utilizando simulação computacional de partículas. Rev. Bras. Ensino Fís., 33(1). 2011.

ZHOU, X.; YUAN, Y.; XIANG, L.; HUANG, Y. Synthesis of MgTiO3 by solid state reaction and characteristics with addition. J. Mater. Sci. 42, 6628. 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-20