USO PROBLEMÁTICO E CONSEQUÊNCIAS DOS JOGOS ELETRÔNICOS NOS ADOLESCENTES

Autores

  • Ana Claudia da Rosa Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Marcia Zampieri Grohmann Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Matheus Frohlich Marquetto Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Juliano Pereira Régis Garcia Universidade Franciscana-UFN
  • Maíra Nunes Piveta Doutoranda em Administração de Empresas e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Internacionalização-GEPI da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM
  • Jankel Dal’osto Nunes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS

Resumo

A pesquisa objetivou adaptar e validar a Escala de Uso Problemático de Jogos Eletrônicos (Problematic Online Game Use Scale) de Kim and Kim (2010) para o contexto nacional, compreender os problemas relacionados ao uso problemático de jogos eletrônicos pelos jovens e identificar como se relacionam as dimensões euforia, problemas de saúde, conflito, falta de autocontrole e preferência por relacionamentos virtuais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa e descritiva com estudantes do ensino médio, reaplicando o estudo de Kim and Kim (2010). Foi possível identificar que a maioria dos jovens não utilizam de forma abusiva os jogos, tem euforia enquanto jogam; possuem autocontrole; concordam levemente que seus trabalhos de escola são prejudicados e que algumas vezes jogar pode interferir no desempenho escolar; possuem leve concordância que jogar é sua prioridade; preferem relacionamentos reais do que virtuais; e discordam levemente que apresentam problemas de saúde devido aos jogos.

Biografia do Autor

Ana Claudia da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Licenciada pelo Programa Especial de Graduação (PEG) de Professores para a Educação Profissional, Mestra em Administração pela UFSM. Atuou como Docente substituta de Administração no Instituto Federal Farroupilha (IFFar) - Campus Júlio de Castilhos. Atualmente é doutoranda em Administração da UFSM e docente dos Cursos de Tecnologia em Gestão Comercial e Administração da Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), onde também atua como Representante Docente do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial na Comissão Própria de Avaliação (CPA), participa do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Administração e do Colegiado do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial. Têm experiência em consultoria empresarial, controle e gestão de estoques e atendimento a clientes. Possui interesse na área de Administração Geral.

Marcia Zampieri Grohmann, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), na linha de pesquisa de Gestão de Negócios. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, Administração Pública, Comportamento Organizacional, Pessoas e Sociedade e Comportamento do Consumidor.

Matheus Frohlich Marquetto, Universidade Federal de Santa Maria-UFSM

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Franciscano (2011). Participa do Grupo de Pesquisas em Marketing da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Tem experiência prática na área de Administração. Fez intercâmbio em Londres e possui fluência na língua inglesa.

Juliano Pereira Régis Garcia, Universidade Franciscana-UFN

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Franciscana-UFN, diretor administrativo da CEPAL Livraria e Papelaria.

Jankel Dal’osto Nunes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS

Mestrando em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul-PUCRS

Referências

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Publicado

2019-08-05