COMPARAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ANÁLISES DO TEOR DE UMIDADE NA POLIAMIDA 6.6

Autores

  • Camila Mastrangi Goes Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC
  • Alessandra Fenandes Santos Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC
  • Afonso Henriques Neto Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC
  • Bruno M. Nascimento Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC
  • Carlos Fernandes da Silva Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC

Resumo

A poliamida (PA) 6.6 apresenta um conjunto de propriedades físico-químicas que a posiciona, no campo de aplicação, entre os materiais mais nobres, técnicos e versáteis da sociedade contemporânea. Sendo assim, o intuito desse trabalho é demonstrar uma comparação entre valores obtidos durante uma titulação Karl Fischer e a utilização de uma balança termogravimétrica, realizadas para determinação do teor de umidade e assim, definir qual método é o mais apropriado para tal finalidade. A utilização da balança termogravimétrica é uma técnica baseada na monitoração da perda de massa de uma amostra em função da temperatura e do tempo, em um ambiente de temperatura controlada, portanto, outras substâncias voláteis podem interferir na medição do teor de umidade. Para solucionar este problema utilizamos o método de Karl Fischer, para trabalhar a retenção da umidade, o reagente Karl Fischer, possibilitando que a medição possa ser realizada e relacionada apenas com o teor de umidade na amostra analisada, uma vez que o reagente de Karl Fischer reage somente com a água contida no material em questão.

Biografia do Autor

Camila Mastrangi Goes, Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicsul (2017), MBA em Qualidade e Produtividade (2012), Especialização em Formação de Docentes para o Ensino Superior pela Universidade Nove de Julho (2014), Graduação em Química Licenciatura/Bacharelado pela Universidade Guarulhos (2006), técnica profissionalizante em Química Industrial, pela Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (2004), Na área acadêmica, atualmente é professora Universitária, Horista do Curso Tecnólogo da FATEC de Maua, professora na clinica de psicopedagogia Sabiamente e professora Particular da Oficina do Aluno. Na área corporativa industrial, atualmente é responsável técnica, autorizada pelo CRQ IV Região por duas empresas; uma industria de bebidas e uma microcervejaria, ambas no interior paulista. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Polimeros, Cosméticos e Bebidas, atuando principalmente nos seguintes temas: Polipropileno Biodegradável, resistencia do PET em solventes orgânicos esterificados, Cosmetologia, Refrigerantes, Groselhas, Cervejas e Águas Minerais.

Alessandra Fenandes Santos, Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC

Possui graduação em Projetos Mecânicos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (2001), Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (2005) e Doutorado no mesmo departamento em 2011. Atualmente Professora Associada I da FATEC-MAUÁ nos curso: de Polímeros a disciplina: Ciência dos Materiais e no curso de Produção Mecânica a disciplina: Materiais de Construção II.

Afonso Henriques Neto, Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1981) e MBA em Marketing Industrial pela FGV (1991). Atualmente é consultor técnico autônomo e professor de Ensino Superior do Centro Tecnológico Paula Souza - FATEC e professor do Curso Superior em Tecnologia de Polímeros do SENAI Mario Amato. Tem experiência na área da Indústria de Transformação, com ênfase em Engenharia de Produção e estudos de mercado, atuando principalmente nos seguintes temas: plásticos, polímeros, processos de transformação, aditivos para plásticos e transformados de plástico. Realizou estudos para a FINEP, União Européia, BASF, LATI, entre outros. Participação como Consultor Técnico do Projeto de Redes de Centros Tecnológicos e apoio às PMEs. Experiência na docência tecnológica de nível superior e em treinamentos em empresas, tendo atuado como docente do SENAI durante 4 anos. Realizou também trabalho de Consultoria Técnica para a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC junto ao PROJETO APL de PLÁSTICOS do Grande ABC. Atualmente Consultor Técnico da Divisão AKRO-PLASTIC da K.D. FEDDERSEN / Hamburg-FRG que implantou uma nova unidade de produção em Itupeva/SP (2012/2017). Membro do Quadro de Peritos do CRQ IV (São Paulo).

Bruno M. Nascimento, Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC

Graduado em Tecnologia em Polímeros pela Faculdade de Tecnologia de Mauá (FATEC).

Carlos Fernandes da Silva, Faculdade de Tecnologia de Mauá-FATEC

Atua há mais de 35 anos na área de desenvolvimento de produtos, graduado em Engenharia Mecânica Plena pela Universidade de Mogi das Cruzes (1988), especialização em Tecnologia de Termoplásticos na FEI e Mestrado em Administração (Gestão de Tecnologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Trabalhou na área industrial desde 1982, no segmento de eletrodomésticos e no período entre 2007 e 2017 no segmento de tecnologia assistiva. Em 2004 começou em paralelo uma carreira acadêmica, onde permaneces ativamente. Atualmente é professor do Centro de Educação Tecnológica Paula Souza, Fatec Mauá e Itaquera na áreas de desenvovimento de produtos, projeto de moldes e usinagem.

Referências

BRUTEL, P.; SHLINK, R. Water Determinatiom by Karl Fischer Titration, Metrohm Ion analysis.

CANEVAROLO, S. V. Técnicas de caracterização de polímeros. São Paulo: Artliber, 2017.

EVANGELISTA, V. F. Modelagem e simulação do processo industrial de polimerização em estado sólido do poli (tereftalato de etileno) e do nylon 66. Tese de Doutorado em Engenharia Química. Rio de Janeiro: COPPE da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 2010.

FACTORI, I. M. Processamento e propriedades de compósitos de poliamida 6.6 reforçada com partículas de vidro reciclado. Dissertação de Mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. 2009.

FERNANDES, R.; SANTO, A. E. Comportamento das Propriedades Físicas da Poliamida 6.6 (nylon 6.6) após a reciclagem. Anais do XII Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação. Salvador. 2009.

PAGE, I. B. Polyamides as engineering thermoplastic materials. United Kingdom: RAPRA Technology; 2000.

Downloads

Publicado

2021-07-27