WET GARDEN: APLICATIVO PARA PRODUÇÃO E SUSTENTABILIDADE EM HORTICULTURA

Autores

  • Sérgio Eduardo Candido Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-CEETEPS

Resumo

O presente artigo vem representar uma sequência de análises, atividades e atitudes realizadas por alunos do curso de Ensino Médio Integrado ao Técnico de Informática da ETEC Deputado Salim Sedeh do município de Leme/SP, culminando na criação de um aplicativo móvel que busca auxiliar nas dificuldades e preocupações com o processo produtivo na atividade da horticultura. Tal trabalho nasceu sob orientação do professor de Biologia, levando em consideração o contexto da agricultura em nosso país, que, mesmo apresentando fartura de água na maioria das regiões de seu território nacional, vem inquietando cada vez mais a sociedade em geral quanto à necessidade do uso inteligente desse recurso natural. Tendo em vista tal realidade, a proposta do citado trabalho foi encontrar soluções de registro, uso responsável e da oferta disponível para a produção; considerando como início do ciclo produtivo o resgate (coleta) da água oriunda da natureza em formato de chuva. O emprego da tecnologia torna-se imprescindível para cumprir com proficiência tais funcionalidades, viabilizando a utilização de um conjunto de dados a serem analisados e aplicados da melhor maneira possível no campo de produção. Após analisar as problemáticas da atividade e tendo em mãos as informações necessárias, o grupo de alunos e seu professor orientador consumiram um ano e meio para estruturar um aplicativo de controle do uso da água através de monitoramento em tempo real realizado por sensores. Tal tecnologia foi premiada em primeiro lugar na categoria Meio Ambiente na 3ª versão da FETEC realizada na cidade de Americana/SP em novembro do presente ano.

Biografia do Autor

Sérgio Eduardo Candido, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza-CEETEPS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo (2001). Especialista em Botânica pela UFLA - Universidade Federal de Lavras - MG (2009) e Mestre em Ciências desde 2017 pelo Programa de Mestrado Profissional de Gestão e Inovação na Indústria Animal na FZEA/USP. Atuou de 2008 a 2014 como professor titular na Unianhanguera de Leme no Curso de Ciências Biológicas, nas disciplinas de Morfologia Vegetal, Fisiologia Vegetal e Sistemática Vegetal. É professor titular do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza desde 2007, nos componentes de Biologia para Ensino Médio Integrado aos cursos Técnicos de Administração, Comunicação Visual e Informática, bem como Microbiologia e Imunologia, Fisiologia Humana e Parasitologia no curso Técnico em Farmácia. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Meio Ambiente e Botânica.

Referências

FIGUEIREDO, D. M.; MORAIS, E. B.; LIMA, Z. M. O uso sustentável das águas, 10 jul. 2017. Disponível em: <http://www.observatoriodasaguas.org/artigos/id-612718/o_uso_sustent_vel_da__gua_>. Acesso em: 11 dez. 2019.

Linguagem C. Wikipédia, a enciclopédia livre, ago. 2013. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/C_(linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o)>. Acesso em: 11 dez. 2019.

Downloads

Publicado

2022-02-04