PROCEDIMENTO PARA MELHORIA DA QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA NA DISTRIBUIÇÃO ATRAVÉS DA IDENTIFICAÇÃO E CORREÇÃO DE VTCD

Autores

  • Marcio Zamboti Fortes Universidade Federal Fluminense-UFF
  • Gabriela Rezende Lima Universidade Federal Fluminense-UFF
  • Rafael Correa Braga Universidade Federal Fluminense
  • Rodrigo Silva Cardoso Universidade Federal Fluminense
  • Henrique Oliveira Henriques Universidade Federal Fluminense
  • Giovani Zaparoli ENEL

Resumo

A qualidade da energia elétrica fornecida aos consumidores finais é um dos desafios vivenciados pelas concessionárias de distribuição de energia elétrica. A rede de distribuição tem característica de ser interligada, portanto um distúrbio em um ponto qualquer dos seus alimentadores pode afetar a qualidade da energia elétrica em diversos outros pontos da rede. Desta forma, a busca por melhoria da confiabilidade do sistema de suprimento e da continuidade da energia elétrica entregue ao consumidor é incessante e está associada aos investimentos executados, seja no planejamento de novos projetos de desenvolvimento de rede, seja em atividades de manutenção. Considerando a importância da continuidade do serviço de fornecimento de energia elétrica, este artigo apresenta uma proposta de procedimentos de análise e correção de eventos de variação de tensão de curta duração provocados por defeitos na rede de distribuição de energia elétrica. O estudo analisa oscilografias das correntes elétricas medidas durante os eventos e simula em software a localização dos possíveis pontos de defeito, tendo como objetivo colaborar para que as ações de manutenção nos alimentadores de média tensão sejam mais assertivas e eficientes, o que contribui para a redução de custos e para a melhoria dos indicadores de qualidade do produto.

Biografia do Autor

Marcio Zamboti Fortes, Universidade Federal Fluminense-UFF

Possui graduação em Engenharia Eletrica pela Universidade Severino Sombra (1991), Especialização em Manutenção pela UFRJ/UPADI (1999), MBA em Gestão de Negócios (IBMEC-2009), Mestrado em Engenharia de Energia pela Universidade Federal de Itajubá (2000) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007). É professor Associado I da Universidade Federal Fluminense (UFF) e atua nos Mestrados de Engenharia Elétrica e Telecomunicações e Profissional em Montagem Industrial. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em conservação e qualidade de energia, atuando principalmente nos seguintes temas: medição eletrônica, eletrônica de potência, gestão da manutenção e automação .

Gabriela Rezende Lima, Universidade Federal Fluminense-UFF

Formada em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense-UFF - Ênfase em Sistemas Elétricos de Potência. Pesquisa de conclusão de curso com artigo publicado na área de Realidade Virtual como ferramenta de ensino em Engenharia Elétrica.

Rafael Correa Braga, Universidade Federal Fluminense

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense-UFF.

Rodrigo Silva Cardoso, Universidade Federal Fluminense

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Fluminense-UFF.

Henrique Oliveira Henriques, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, aposentado. Professor do programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica e de Telecomunicações da UFF (PPGEET). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Transmissão e Distribuição da Energia Elétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: distribuição de energia, perdas, confiabilidade, manutenção, automação, redes inteligentes e atendimento a consumidores.

Giovani Zaparoli, ENEL

Engenheiro Eletricista – EFEI, Coordenador de Planejamento de Redes Enel Brasil.

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL. Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST, Módulo 8 - Qualidade da Energia Elétrica. Revisão 10, 2018.

CAMPOCCIA,A. et al.. An efficient diagnostic technique for distribution systems based on under fault voltages and currents. Electric Power Systems Research, v.80, n.10, p.1205-1214, 2010. doi: 10.1016/j.epsr.2010.04.007.

GARCIA, D.A.A. Metodologia de Diagnóstico Automática de Falhas de Curto-Circuito em Alimentadores Primários de Sistemas de Distribuição Reticulados tipo Spot. São Paulo, 2006. 205 p. Tese (Doutorado) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Departamento de Energia e Automação Elétricas.

HENRIQUES, H.O. et al.. Development of Transient Fault Management Methodology. IEEE Latin America Transactions, v.12, n.4, p.618-625, 2014. doi: 10.1109/TLA.2014.6868863.

INSTITUTO ACENDE BRASIL - ACENDE. Qualidade no Fornecimento de Energia Elétrica: Confiabilidade, Conformidade e Prestreza. White Paper 14, São Paulo, 36 p, 2014.

LESSA, T.S. et al. Simulation of a Real Distribution Network with permanent and Transient softwares. In 2018 Simposio Brasileiro de Sistemas Eletricos (SBSE), Niterói, 2018. doi: 10.1109/SBSE.2018.8395645.

MADEGAN,C. Fascículo Capítulo XII Curto-circuito para a seletividade, Accessed on: Jul. 05, 2019. Disponível em: http:// www.osetoreletrico.com.br. Acesso em: 15 out 2019

SANTOS, G.G. et al. Aplicativo Computacional para Cálculo de Curto-Circuito e Estudos de Afundamentos de Tensão. In XIII CEEL, Uberlândia, 2015.

SILVA, F.G.T. Compensações Financeiras por Descumprimento dos Indicadores de Continuidade Individuais: Impactos Econômicos e Sociais Estudo de Caso da CELG Distribuição. Revista IPOG, 2016.

Downloads

Publicado

2021-07-27