USO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS PARA MELHORIA DA DIMENSÃO CUSTO: ESTUDO DE CASO EM EMPRESA DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Autores

  • Gabriela Martins de Toledo Centro Paula Souza
  • José Manoel Souza das Neves Centro Paula Souza - FATEC Guaratinguetá

Resumo

Este artigo visa analisar, através de um estudo de caso, como o mapeamento de processos melhoram os custos em uma empresa da construção civil. O estudo apresenta ferramentas e boas práticas que podem viabilizar a melhoria da dimensão custo. O método de pesquisa utilizado é caracterizado pesquisa bibliográfica, documental e de campo com dados da empresa estudada. Os resultados obtidos demonstraram êxito na redução de custos com o mapeamento de processos no segmento de construção e alinhamento dos resultados mencionados na literatura frente ao que foi obtido no estudo de caso.

Referências

ABPMP. Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento – (BPM CBOK®). Versão 3.0. 2013.

ABNT.NBR ISO 9001/2015: Sistemas de Gestão da Qualidade. Rio de Janeiro, 2015.

BORNIA, C. A. Análise gerencial de custos em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.

CARPINETTI, L, C, R. Gestão da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2012.

CORAL, E. Avaliação e gerenciamento dos custos da não-qualidade. Florianópolis. 1996. [Dissertação de Mestrado em engenharia de produção apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina].

DAVENPORT, T. H. Inovação de processos. Boston: imprensa da escola de negócios de Harvard, 1993.

HARRINGTON, J. Aperfeiçoando processos empresariais. São Paulo: Macron Books, 1993.

HELENE, P. R. L, T, Paulo. Manual de dosagem e controle do concreto. São Paulo: Pini, 1992.

JURAN, J. M. A qualidade desde o projeto: novos passos para o planejamento da qualidade em produtos e serviços. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

Leopold, H et al. Simplificando a abstração do modelo de processo: técnicas para gerar nomes de modelo. Sistemas de informação, Vol. 39, p. 134-151, 2014.

KANTER, R.M. Grandes empresas pensam diferente.Artigo do Harvard Business Review Brasil, 2011. Disponível em: . Acesso em: 05 de jun. 2017.

MARTINS, E. Contabilidade de custos. São Paulo: Atlas, 1998.

NAKAGAWA, M. Gestão Estratégica de custos: conceitos, sistemas e implementação. São Paulo: Atlas, 1991.

NAKAGAWA, M. ABC: Custeio Baseado em Atividades. São Paulo: Atlas, 1994.

NEVES, C.M.M. Alguns aspectos que interferem na implantação de melhorias e inovações tecnológicas na construção de edifícios. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, Rio de Janeiro, 1995, Anais. Rio de Janeiro: UFRJ/ANTAC, 1995, p.79-84.

OLIVEIRA, S. B. As ferramentas tecnológicas da gestão de processos: conceitos, facilidades e recursos. In: BARBARÁ. S; FREITAS, Sydney (orgs). Design – gestão, métodos, projetos, processos. p. 1-24. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2007.

PALADINI, E. P. Gestão Estratégica da Qualidade. São Paulo: Atlas, 2009.

PERES J. H et al. Gestão estratégica de custos. São Paulo: Atlas, 1999.

PORTER, M. Competitive Advantage. New York Free Press, 1985.

ROBLES JR. A. Custos de qualidade: uma estratégia para a competição global. São Paulo: Atlas, 1996.

SCUCUGLIA, R; JÚNIOR, O. Mapeamento e Gestão por Processos - BPM. São Paulo: Atlas, 2011.

SOUZA, R et al. Sistema de gestão da qualidade para empresas construtoras. São Paulo: Pini, 1995

SOUZA, T. J. W. Estudo sobre os custos da não-qualidade na construção. [Dissertação de mestrado em engenharia de produção apresentado à Universidade Federal de Santa Catarina], 2001.

WERNKE, R. Custos da qualidade: uma abordagem prática. CRC-RS - Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2000.

YIN, R. Estudo de caso: planejamento e método. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2021-02-04