NR 17 NO CONTEXTO ACADÊMICO – APLICADA NA EDUCAÇÃO TÉCNICA

Autores

  • Rômulo Maziero Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Campus Aracruz)
  • Frederico da Silva Fortunato Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Campus Aracruz)

Resumo

A natureza interdisciplinar da ergonomia a torna notavelmente aplicável a vários campos que envolvem desempenho humano. A educação é um campo em que a ergonomia pode dar uma contribuição significativa, mas a aplicação da ergonomia educacional recebe apenas uma atenção limitada. Deste modo, o objetivo do presente estudo foi analisar os riscos ergonômicos, de servidores estaduais (professores, administrativo) e terceirizados (auxiliar de serviços gerais, vigilantes) de uma instituição de educação profissional técnica de nível médio, de forma a contribuir com a organização e/ou reorganização ergonômica no ambiente educacional. Foi conduzido questionários eletrônicos semiestruturados quantitativos em forma de entrevistas individuais, para os grupos servidores e terceirizados. Posteriormente, a intervenção no ambiente educacional envolveu um curso com a temática ergonomia educacional, aplicado ao grupo alunos, além de uma campanha educativa - Webinar. Os resultados mostraram, de forma geral, os níveis de desconforto/dor classificados em moderado e intenso, com base nos questionários respondidos pelos servidores e terceirizados. Notou-se ainda a baixa carga de conhecimento dos alunos quanto a ergonomia educacional e suas áreas correlatas.

Biografia do Autor

Rômulo Maziero, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Campus Aracruz)

Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente - ENCISA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Campus Aracruz)

Frederico da Silva Fortunato, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES (Campus Aracruz)

Possui doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO / UFES (2014), mestrado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa/ UFV (2001) realizado no Bioagro, graduação em Farmácia pela Faculdade de Farmácia e Bioquímica do Espirito Santo (1992), graduação em Direito pela Faculdade Casa do Estudante (2020) e Formação Pedagógica de Docente em Química (2020). É professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes/2010) ministrando atualmente aulas nos cursos de Licenciatura em Química, Bacharelado em Química Industrial, Engenharia Mecânica e curso Técnico em Química nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia, Química, e Direito e Ética, bem como, coordenador da pós-graduação em Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente (ENCISA), do Ifes campus Aracruz/ES.

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Publicado

2022-02-04