CLASSIFICADOR DE FORMAS UTILIZANDO DESCRITOR DE FOURIER USANDO DISTÂNCIA DO CENTROIDE

Autores

  • Vinicius Santos Andrade Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO
  • Renan Caldeira Menechelli Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO
  • Elvio Gilberto da Silva Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO
  • Patrick Pedreira Silva Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO

Resumo

A quantidade de aplicações que fazem uso de imagens aumenta a cada dia. No âmbito social, existem diversas plataformas como o Instagram, que faz uso massivo de processamento e análise de imagens. Na indústria, não é diferente, a aplicação de técnicas para processar e analisar possui vasta aplicabilidade. Neste sentido, a pesquisa visa contribuir avaliando o desempenho de uma aplicação que faz uso de um conjunto de técnicas de processamento de imagens, a fim de possibilitar a aplicação de um descritor (Fourier) e analisar os dados obtidos com o classificador kNN. Com os testes realizados, foi verificado que a sequência de experimentos obteve 60% de acurácia no melhor caso, também foi possível observar queda na precisão versus revocação no decorrer de cada teste, em todos experimentos feitos neste estudo.

Biografia do Autor

Vinicius Santos Andrade, Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO

Possui técnico em informática pelo Colégio Técnico Industrial "Prof. Isaac Portal Roldán" - Unesp/Bauru (2012). Tecnólogo em Redes de Computadores pela Faculdade de Tecnologia de Bauru -FATEC/Bauru (2015). Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/S.J. do Rio Preto (2019). Tem experiência em desenvolvimento (Full Stack com Java) e Mobile multiplataforma (Ionic). Atualmente é professor no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO /Bauru). Doutorando no HRAC - USP/Bauru.

Renan Caldeira Menechelli, Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sagrado Coração (2009) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2013). Atualmente é professor auxiliar no Centro Universitário Sagrado Coração (UNISAGRADO) e coordenador do curso superior de Ciência da Computação, Engenharia de Computação e Jogos Digitais na mesma instituição, Área de Exatas e Aplicadas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Processamento de Imagens Médicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento e segmentação de imagens digitais, Java, câncer de mama e redes neurais artificiais.

 

Elvio Gilberto da Silva, Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO

Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Sagrado Coração (1999), mestrado em Programa de Pós Graduação Em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (2004) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), é pós-doutorando em Ciências da Reabilitação pela Universidade de São Paulo - Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. Trabalha atualmente como professor adjunto II na Universidade do Sagrado Coração, onde é coordenador dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu em Engenharia de Software e Gestão e Governança em Tecnologia da Informação (GGTI). Já lecionou nas seguintes Instituições: Associação Educacional Nove de Julho (UNINOVE) e Anhanguera Educacional. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais, Inteligência Artificial, Redes e Sistemas Distribuídos e Computação Aplicada. Atualmente é líder e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Engenharia e Ciência da Computação (GPECC).

Patrick Pedreira Silva, Centro Universitário Sagrado Coração-UNISAGRADO

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2003) e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (2006). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC-USP, 2017) - área de concentração: Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas. Trabalha atualmente como professor no UNISAGRADO ? Centro Universitário Sagrado Coração. Já lecionou nas seguintes instituições: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR) e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial.

Referências

FACELI, Katti et al. Inteligência Artificial: Uma abordagem de aprendizado de máquina. 2011.

GOPAL, T. Venu; PRASAD, V. A novel approach to shape based image retrieval integrating adapted Fourier descriptors and freeman code. Int. J. Comput. Sci. Netw. Security, v. 8, n. 6, p. 293-302, 2008.

GONZALEZ, Rafael C.; WOODS, Richard E. Digital image processing. Addison-Wesley, 1992.

Matlab – Documentation. Disponível em: https://www.mathworks.com/help/. Acesso em 22 de maio de 2020.

YAN, Li (Ed.). Intelligent Multimedia Databases and Information Retrieval: Advancing Applications and Technologies: Advancing Applications and Technologies. IGI Global, 2011.

PAVLIDIS, Theo. An asynchronous thinning algorithm. Computer Graphics and Image Processing, v. 20, n. 2, p. 133-157, 1982.

SUEN, Ching Y.; WANG, Patrick Shen-pei. Thinning methodologies for pattern recognition. World Scientific, 1994.

TOM, Arun; JIDESH, P. Geometric transform invariant Brain-MR image analysis for tumor detection. In: 2013 International conference on Circuits, Controls and Communications (CCUBE). IEEE, 2013. p. 1-6.

Downloads

Publicado

2022-02-04