AVALIAÇÃO POR PARES COM O USO DE RUBRICAS NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Elaine Pasqualini Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC
  • Sidney Carlos Ferrari Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC
  • Rosemeiry Castro Prado Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC

Resumo

A avaliação nas instituições de ensino ainda conserva o modelo tradicional, porém há necessidade de inovação. O objetivo deste trabalho foi o de verificar uma avaliação de seminários por pares com o uso de rubricas no ensino superior. A sala foi dividida em 8 grupos de aproximadamente 5 alunos. A cada grupo que se apresentava era realizada uma avaliação por pares com o uso de rubricas criadas pelo docente. Foi elaborado um questionário sobre a opinião dos estudantes sobre a modalidade de avaliação. Também foi comparada estatisticamente as notas do docente com médias dos grupos. Foram identificados como resultados que os estudantes estavam motivados para fazer este tipo de avaliação, que o senso crítico aumentou e que não houve diferença significativa entre a avaliação do docente e dos grupos. Concluiu-se que os resultados trouxeram informações importantes, pois tanto no questionário, quanto na avaliação da significância foram positivos.

Biografia do Autor

Elaine Pasqualini, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade de Bauru (1988), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Atualmente é professora titular nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Segurança da Informação da Faculdade de Tecnologia de Ourinhos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente em engenharia de software, software educativo, aprendizagem, ensino, sistemas de informação e gestão de cursos na área de desenvolvimento.

Sidney Carlos Ferrari, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC

Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Penápolis (1975), mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2016). Atualmente é professor de ensino superior iii/c do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Probabilidade e Estatística Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: estatística, pesquisa de mercado, pesquisa operacional e teoria de filas.

Rosemeiry Castro Prado, Faculdade de Tecnologia de Ourinhos-FATEC

Licenciaturas em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp Bauru(1989), Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1992). Habilitações em Orientação Educacional (1992), Administração Escolar (1992) e Supervisão Escolar (1993) pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho. Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC (2003). Doutora em Educação para a Ciência - Unesp/Bauru (2018). Pesquisadora do Grupo História Oral e Educação Matemática (GHOEM). Professora de Matemática do Ensino Médio da Organização Aparecido Pimental de Educação e Cultura, desde 1995 (Sistema Anglo de Ensino) e de Cálculo Diferencial e Integral da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec Ourinhos), desde 2008. Atuou como mediador(a) online do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Docente do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes - BASis). Coordenadora do Curso Ciência de Dados da Fatec Ourinhos/SP.

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Publicado

2022-02-04