UMA AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE ESTILOS ARQUITETURAIS A PARTIR DAS CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA EVOLUTIVA

Autores

  • Agner Esteves Faculdade de Tecnologia-FATEC, câmpus Zona Leste
  • Wilson Vendramel Faculdade de Tecnologia-FATEC, câmpus Zona Leste.

Resumo

A própria evolução dos sistemas de software implica em mudanças constantes, desse modo, se faz necessário adotar padrões e técnicas que facilitem a manutenção. Por um lado, as modificações envolvendo requisitos não funcionais influenciam a arquitetura do software; por outro lado, uma arquitetura torna mais fácil o raciocínio e a gestão de mudanças. A arquitetura evolutiva possibilita que mudanças sejam implementadas de modo mais fácil e sustentável. O objetivo deste trabalho é realizar uma avaliação qualitativa de estilos arquiteturais a partir de características da arquitetura evolutiva. Para tal, foi realizada uma pesquisa com profissionais de desenvolvimento de software a fim de avaliar se as técnicas estudadas estão aderentes à prática.

Biografia do Autor

Agner Esteves, Faculdade de Tecnologia-FATEC, câmpus Zona Leste

Pós-graduado em Engenharia de Software pela Unicamp, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Tecnologias-FATEC, câmpus Zona Leste, professional na área de tecnologia da informação.

Wilson Vendramel, Faculdade de Tecnologia-FATEC, câmpus Zona Leste.

Possui mestrado em Ciência da Computação (linha de pesquisa em Sistemas de Informação) e especialização em Engenharia de Software pelo Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas; mestrado em Engenharia de Produção (linha de pesquisa em Produção de Software) pela Universidade Paulista; especialização em Melhoria de Processo de Software pela Universidade Federal de Lavras; especialização em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado; bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade São Marcos. Atualmente, é aluno de doutorado do programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (linha de pesquisa em Modelagem de Sistemas de Software) da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor do Instituto Federal de São Paulo (campus Bragança Paulista) e da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (unidade Zona Leste). É integrante do Grupo de Estudos em Modelagem de Software (Grupo de Pesquisa CNPq) da PUC-SP. Tem experiência na área da Ciência da Computação, especificamente em Engenharia de Software, Arquitetura de Software, Qualidade de Software, Métodos Ágeis de Desenvolvimento de Software e Inteligência Artificial.

Referências

BALDINI , I.; CASTRO, P; CHANG, P.; CHENG, P.; FINK, S.; ISHAKIAN, V.; MITCHELL, N.; MUTHUSAME, V.; RABBAH, R.; SLOMINSKI, A. Serverless computing: Current trends and open problems. In Research Advances in Cloud Computing, pages 1–20. Springer, 2017.

BASS, L.; CLEMENTS, P.; KAZMAN, R. Software architecture in practice. Pearson Education, Inc., 3. Ed, 2013.

BOOCH, G. Architecture as a shared hallucination. IEEE Software, 27(1):96–96, 2009.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Artmed, 3. Ed, 2010.

FALESSI, D.; CANTONE, G.; KAZMAN, R.; KRUCHTEN, P. Decision-making techniques for software architecture design: A comparative survey. ACM Computing Surveys (CSUR), 43(4):1–28, 2011.

FARLEY, D.; HUMBLE, J. Continuous Delivery. Addison-Wesley, 2011.

FORD, N.; PARSONS, R.; KUA, P. Building evolutionary architectures: support constant change. O’Reilly Media, Inc, 2017.

FOWLER, M.; LEWIS, J. Microservices: a definition of this new architectural term, 2014.

GARLAN, D.; ALLEN, R.; OCKERBLOOM, J. Exploiting style in architectural design environments. ACM SIGSOFT software engineering notes, 19(5):175–188, 1994.

GARLAN, D.; SHAW, M. An introduction to software architecture. In Advances in software engineering and knowledge engineering, pages 1–39. World Scientific, 1994.

GRAY, D. E. Pesquisa no mundo real. Artmed, 2. Ed, 2019.

LEHMAN, M. M. Programs, life cycles, and laws of software evolution. Proceedings of the IEEE, 68(9):1060–1076, 1980.

NEWMAN, S. Building Microservices: designing fine-grained system. O’Reilly

Media, Inc, 2015.

PRESSMAN, R. S.; MAXIM, B. Software engineering: a practitioner’s approach.

McGraw-Hill Education, 8. Ed, 2015.

RICHARDS, M. Software architecture patterns, volume 4. O’Reilly Media, Inc, 2015.

ROBERTS, M.; CHAPIN, J. What Is Serverless? O’Reilly Media, Inc, 2017.

SOMMERVILLE, I. Software Engineering. Pearson Education, Inc., 9. Ed, 2010.

TAMZALIT, D.; MENS, T. Guiding architectural restructuring through architectural styles. In 2010 17th IEEE International Conference and Workshops on Engineering of Computer Based Systems, pages 69–78. IEEE, 2010.

Downloads

Publicado

2022-10-11