ESTUDO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA E ANTIOXIDANTE DO EXTRATO DE ORA-PRO-NÓBIS

Autores

  • Nathalia Delvechio Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UNIPINHAL
  • Maria Cristina Marcucci Ribeiro Unesp - São José dos Campos
  • Adriana de Melo Etec Dr. Carolino da Motta e Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Resumo

RESUMO

O gênero Pereskia é pertencente à família Cactaceae, possuindo suculentas folhas e flores terminais reunidas em cumes. Essas plantas são geralmente espécies nativas da América do Sul, adaptada a baixas altitudes e naturalmente distribuída do sul ao nordeste do Brasil. Na medicina popular, as folhas de Pereskia aculeata são utilizadas como emolientes, na cicatrização de feridas cutâneas e no tratamento da inflamação. Este trabalho teve como objetivo estudar as atividades antimicrobianas e antioxidantes do extrato de Ora-Pro-Nóbis. Foram realizados testes in vitro da atividade antimicrobiana do extrato de Pereskia aculeata em microrganismos patogênicos, bem como a atividade antioxidante da planta. Foi esperado através deste trabalho comprovar a bioatividade do gênero Pereskia e seu potencial antimicrobiano para o controle de patógenos, bem como seu potencial antioxidante, para atuar como ativo potencializador em fármacos e cosméticos. Com os resultados obtidos, o presente trabalho demonstra que pelo teste de Concentração Inibitória Mínima (MIC) com revelador resazurina não houve atividade antimicrobiana do extrato de Pereskia aculeata. Haverá continuidade nos estudos com outras cepas bacterianas Gram positivas e negativas pelo teste de difusão em placa de Petri, uma vez que a resazurina pode interferir no mecanismo de ação do extrato. Referente a atividade antioxidante do extrato de Ora-Pro-Nóbis, realizado pelo método de DPPH (difenilpricilhidrazila), o mesmo trouxe um resultado muito satisfatório, sendo 29,92 ± 1,13µg/mL, comprovando seu alto potencial antioxidante, possibilitando futuros estudos do gênero Pereskia como ativo potencializador em fármacos e cosméticos.

Palavras-chaves: Pereskia aculeata; Ora-Pro-Nóbis; Extrato de Ora-ProNóbis; Antimicrobianos; Antioxidantes.

Biografia do Autor

Nathalia Delvechio, Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UNIPINHAL

Discente do curso de Biomedicina do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - Unipinhal; Técnica em Informática para Internet; Técnica em Estética.

Maria Cristina Marcucci Ribeiro, Unesp - São José dos Campos

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Fez um pós-doutoramento no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Unicamp, trabalhando com cromatografia líquida. Realizou um pós-doutorado no Laboratório de Fitoquímica do Centro de Edafología y Biología Aplicada del Segura, Murcia, SCIC, Espanha. Realizou estágio sênior na Universidad de Murcia (Espanha) em 2014 e 2019, esse último com bolsa da Fundación Séneca de la Región de Murcia. Foi professora de cursos de graduação da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP) até 2019, atuando também no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia e Mestrado e Doutorado em Biotecnologia, na mesma instituição. Atualmente é professora colaboradora no Programa de Biopatologia Bucal, da Faculdade de Odontologia da UNESP de São José dos Campos. Tem experiência de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química, atividade antibacteriana e antioxidante de produtos apícolas e fitoterápicos. Tem experiência em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos (HPLC) aplicados a produtos apícolas e fitoterápicos. É membro da Câmara Técnica de Fitoterápicos da ANVISA. Orienta alunos de graduação e pós-graduação sobre análises fisico-químicas de alimentos, plantas medicinais e fitoterápicos. Participa da rede INCT-if (CNPq) na área de Produtos Naturais. Tem colaborações com pesquisadores internacionaisde: Institute of Organic Chemistry with Centre of Phytochemistry (BAC, Sofia, Bulgaria), Universidade de Beijing (China), Università di Marchè (Ancona, Itália) e Università degli Studi di Salerno, UNISA (Salerno, Itália). Possui dezessete (17) pedidos de patente depositados e três patentes concedidas pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É membro do comitê técnico-científico da ISO internacional e da ABNT para produtos apícolas. Considerada um dos 100 mil cientistas mais influentes do mundo, em pesquisa realizada pela revista PLos Bio, 2020.

Adriana de Melo, Etec Dr. Carolino da Motta e Silva Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é professor da Fundação Pinhalense de Ensino (UNIPINHAL) e Etec Dr. Carolino da Motta e Silva. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Imunofarmacologia; Imunofarmacognosia e Imunotoxicologia. Experiência com diferentes modelos experimentais in vivo, onde são empregados para investigar os efeitos de plantas medicinais de domínio popular sobre os mecanismos reguladores dos sistemas imunológico e hematopoético, visando aumentar ou restabelecer as defesas do próprio hospedeiro capazes de inibir processos malignos e infecciosos. Pesquisadora Colaboradora da Universidade Estadual de Campinas de 2013 até o momento, na área de Biotecnologia Farmacêutica.

Referências

AGOSTINI, C.T.S. et al. Composição de carotenóides de bagas e folhas de um Cactaceae - Pereskia sp. Journal of Functional Foods, 2014, v.11, p.178-184.

BRASIL. Decreto nº 5813 de 22 de junho de 2006. Aprova a política nacional de plantas medicinais e fitoterápicos e dá outras providências. In: Diário Oficial da União, Brasília, seção 1, n.19, p.2, 23 de junho de 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Farmacopeia Brasileira, 6ª Ed. Brasília: Fiocruz, 2019.

BRESOLIN, T.M.B.; CECHINEL FILHO, V. Ciências farmacêuticas: contribuição ao desenvolvimento de novos fármacos e medicamentos. 1 ed. Itaja:UNIVALI, 2003.

BRESOLIN, T.M.B.; CECHINEL FILHO, V. Fármacos e Medicamentos – Uma Abordagem Multidisciplinar. 1ed. GEN-Grupo Editorial Nacional Participacoes, 2009.

COWAN, M.M. Produtos vegetais como agentes antimicrobianos. Clinical Microbiology Reviews, 1999, v.12, n.4, 10 out. 1999. p.564-582.

DE ALMEIDA, M.E.F.; CORRÊA, A.D. Utilização de cactáceas do gênero Pereskia na alimentação humana em um município de Minas Gerais. Ciência Rural: Universidade Federal de Santa Maria, 2012, v.42, p.751-756.

DE CASTRO, C.P.N.; SCIO, E. As atividades biológicas e composição química das espécies de Pereskia (Cactaceae) - Uma revisão. Plant Foods for Human Nutrition, 2014, v.69, n.3, p.189-195.

ELOFF, J. N. Um método de microplaca sensível e rápido para determinar a concentração inibitória mínima de extratos de plantas para bactérias. Planta Medica, 1998, v.64, n.8, 10 dez. 1998. p.711-713.

GABRIELSON, J. et al. Avaliação de indicadores redox e o uso de scanners digitais e espectrofotômetro para quantificação do crescimento microbiano em microplacas. Journal of Microbiological Methods, 2002, v.50, n.1, 10 jun. 2002. p.63-73.

KHALAF, N.A. et al. Atividade antioxidante de algumas plantas comuns. Turkish Journal of Biology, 2008, v.32, p.51-55.

KHALAF, N.A. et al. Atividade antioxidante de algumas plantas comuns. 2008. Monografia - Faculdade de Farmácia e Ciências Médicas, Al-Ahliyya Amman University, JORDAN, 2008.

LUGASI, A. et al. Propriedades antioxidantes e eliminadoras de radicais livres do suco espremido de raiz de rabanete preto (Raphanus sativus L. var niger). Phytotherapy Research, ed.12, 1998, p.502-506.

MALEK, S. N. A. et al. Componentes citotóxicos de Pereskia bleo (Kunth) DC. (Cactaceae) folhas. Molecules, 2009, v.14, n.5, 6 mai. 2009. p.1713-1724.

MERCÊ, A. L. et al. Complexos de arabinogalactana de Pereskia aculeata e Co2 +, Cu2 +, Mn2 + e Ni2 +. Bioresource Technology, 2001, v.76, n.1, 1 jan. 2001. p.29-37.

PINHEIRO, R.V.R. et al. Produtividade e qualidade dos frutos de dez variedades de goiaba, em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, visando ao consumo ao natural e à industrialização. Revista Ceres, Viçosa, ed.31, 1984, p.360-387.

SASIDHARAN, S. et al. Extração, isolamento e caracterização de compostos bioativos de extratos de plantas. African Journal of Traditional, Complementary and Alternative Medicines, 2011, v.8, n.1, 2 out. 2010. p.1-10.

SHARIF, K.M. et al. Elevação farmacológica de cactos pereskia folhosos primitivos. Research Journal of Biotechnology, 2013, v.8, n.12, 1 dez. 2013. p.134-142.

SILVA, D. O. et al. Toxicidade aguda e citotoxicidade de Pereskia aculeata, a planta cactácea altamente nutritiva. Journal of Medicinal Food, 2017a, v.20, p.403-409.

SILVA, N.C.S. et al. A Utilização de Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Prol da Saúde. v. 3, Monografia - Curso de Farmácia, Faculdade Única de Ipatinga, Minas Gerais, 2017.

SIM, K.S. et al. Toxicidade oral aguda de Pereskia bleo e Pereskia grandifolia em camundongos. Pharmacognosy Magazine, ed.21, 2010, n.6, p.67-70, 13 fev. 2010.

SOUZA, L.F. et al. Folhas de Pereskia aculeata Muller (Cactaceae): composição química e atividades biológicas. Jornal Internacional de Ciências Moleculares, 2016, v.17, n.9, p.1478-1490.

TAKEITI, C.Y. et al. Avaliação nutritiva de um vegetal folhoso não convencional (Pereskia aculeata Miller). Jornal internacional de ciências alimentares e nutrição, 2009, v.60, n.1, p.148-160.

Downloads

Publicado

2022-12-19