CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE COGUMELOS COMESTÍVEIS

ESTUDO DE CASO NA REGIÃO DO ALTO TIETÊ

Autores

  • Arlete Ferreira da Costa Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC
  • Juliana Menezes Franco Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC
  • Maria Eduarda Gonçalves da Silva Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC
  • Luci Mendes de Melo Bonini Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC

Resumo

O objetivo deste estudo é caracterizar a produção de cogumelos comestíveis na região do alto Tietê, região que concentra a maior produção de cogumelos do Brasil e em seguida descrever a opinião de consumidores de cogumelos da mesma região. A metodologia adotada se trata de uma pesquisa exploratória bibliográfica (livros e artigos), complementada por uma entrevista com produtor da região e questionário de opinião de residentes do município e região que consomem cogumelos. Justifica esta pesquisa, o a importância deste produto na movimentação econômica na região que produz cerca de 80% do que é consumido no Brasil e a qualidade nutricional deste produto. Os resultados demonstraram como se dá a produção do cogumelo num produtor em Mogi das Cruzes e a opinião de consumidores, ainda bastante restrita com relação à inserção do alimento no dia a dia. Concluiu-se que tanto a produção quanto o consumo de cogumelos no Brasil vêm aumentando, existe um interesse maior pelo produto, mas ainda a produção está restrita a apenas poucas regiões do país.

Biografia do Autor

Arlete Ferreira da Costa, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC

Estudante do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Juliana Menezes Franco, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC

Estudante do Curso de Tecnologia em Agronegócio da Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes.

Maria Eduarda Gonçalves da Silva, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC

Estudante do Curso de Agronegócio da Faculdde de Tecnologia de Mogi das Cruzes

Luci Mendes de Melo Bonini, Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes-FATEC

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Docente nas Faculdades de Tecnologia - Fatec - de Mogi das Cruzes e de Ferraz de Vasconcelos, concentra pesquisas em políticas públicas, políticas culturais e dignidade da pessoa humana na cultura, na educação e nas organizações. Graduada em Letras (UBC) e especialista em Linguística Aplicada ao Ensino do Português (UMC). Desenvolve materiais didáticos em formato digital para plataformas de educação a distância. Professora em cursos em cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu. Pesquisadora-colaboradora no Mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia, do Instituto de Tecnologia de São Paulo, (IPT-USP).

Referências

AGÊNCIA PAULISTA DE TECNOLOGIA DOS AGRONEGÓCIOS - APTA. Primeiro Censo Paulista de Cogumelos Comestíveis e Medicinais é realizado em São Paulo. APTA. São Paulo, 2016. Disponível em http://www.aptaregional.sp.gov.br/noticias/primeiro-censo-paulista-de-cogumelos-comestiveis-e-medicinais-e-realizado-em-sao-paulo.html - acesso em 04/01/18

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PRODUTORES DE COGUMELOS (ANPC). Cogumelos. [S. l.]. Disponível em: https://www.anpccogumelos.org/cogumelos. Acesso em: 19 abr. 2019.BONONI, V. L.; TRUFEM, S. F. B. Cogumelos comestíveis. 2. ed. São Paulo: Icone, 1986. 83 p. (Icone. Coleção Brasil Agrícola).

BETT, Celso Ferraz; PERONDI, Miguel Angelo. Análise do mercado de cogumelos comestíveis e medicinais: uma prospecção de alternativa de renda para a agricultura familiar na região sudoeste do Paraná Synergismus scyentifica UTFPR, Pato Branco, 06 (1). 2011.

CABRERA, LC, CONSTANTINO, LV, ANTUNES, PS, GONÇALVES, LSA & CORTE, LED. Characterization of edible mushroom production: a case study in the region of Londrina, Paraná. Research, Society and Development, 9(7): 1-14, e612974416. 2020.

COMPANHIA DE ENTREPOSTOS DE ARMAZÉNS GERAIS DE SÃO PAULO. Cogumelos. Disponível em: https://ceagesp.gov.br/guia-ceagesp/cogumelo/. Acesso em 21.10.2021.

CARVALHO, Y.M.C., ZUCHIWSCHI,E., FERREIRA.S.E, FRABETTI, G.L Perspectivas para a Agricultura da Bacia do Alto Tietê. PROJECT NEGOWAT. Disponível em: www.negowat.org

EIRA, Augusto Ferreira; BUENO, Fernanda Silveira. Cultivo de Cogumelo – Shimeji e Hiratake. Minas Gerais: CPT, 2005. P. 16.

FURLANI, Regina Prado Zanes; GODOY, Helena Teixeira Valor nutricional de cogumelos comestíveis. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 27(1): 154-157, jan.-mar. 2007

GOMES, Daniel. Informações sobre cogumelos comestíveis. 2013. 5 p. Pesquisa & Tecnologia, vol. 10, n. 2 (Eng. Agr., Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA)- APTA Regional, São Paulo, 2013. Disponível em: <http://www.aptaregional.sp.gov.br/acesse-os-artigos-pesquisa-e-tecnologia/edicao-2013/julho-dezembro-1/1388-informacoes-sobre-cogumelos-comestiveis/file.html>. Acesso em: 02 maio 2018.

KUMANAYA. D.R.G. Análise de políticas públicas: um estudo sobre o cultivo do cogumelo no município de Mogi das Cruzes - SP. Dissertação de Mestrado. PM em Políticas Públicas da Universidade de Mogi das Cruzes, SP, 2019.

MUNICÍPIO de Mogi das Cruzes. Disponível em: <https://www.cidade-brasil.com.br/municipio-mogi-das-cruzes.html>. Acesso em: 04 set. 2018.

NEVES, C.F.Q. e GRACIOLLI, L.A. Caracterização da produção em toros do cogumelo comestível Lentinula edodes (Berk.) Pegler na região oeste do Estado de São Paulo . Acta Sci. Agron. Maringá, v. 30, n. 4, p. 487-494, 2008

REDE TVT – Mogi das Cruzes é a capital do cogumelo

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ZMPL2VhqIGY (10/05/2012) Acesso em: 21.10.2021.

SÃO PAULO. Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Instituto de Economia Agrícola. Levantamento censitário de unidades de produção agrícola do Estado de São Paulo - LUPA 2007/2008. Disponível em: http://www.cati.sp.gov.br/projetolupa/. Acesso em 220.10.2021.

URBEN, Arailde Fontes (ed. Técnica). Produção de cogumelos por meio de tecnologia chinesa modificada: biotecnologia e aplicações na agricultura e na saúde. 3. ed. rev. e ampl. – Brasília, DF : Embrapa, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-19