PERCEPÇÃO DOS DISCENTES NO USO DA FERRAMENTA PADLET EM PROJETO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO REMOTO

ESTUDO DE CASO

Autores

  • João Paulo Duarte UNESP

Resumo

Busca-se constantemente na educação, novos mecanismos didáticos e ferramentas que possam contribuir com a aprendizagem dos discentes, dentro ou fora da sala de aula. Dentre essas ferramentas, inúmeras são tecnológicas e suas aplicações durante as aulas são motivos de estudos. Portanto, objetivou-se com este trabalho, apresentar um relato acadêmico sobre a aplicação da ferramenta Padlet em um projeto interdisciplinar com alunos do curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, a fim de observar os principais pontos e experiências vivenciadas pelos mesmo durante a elaboração, desenvolvimento e execução do projeto. O desenvolvimento se deu durante aula conduzida na Plataforma Teams, onde foram apresentadas as propostas e executadas as ações do projeto, havendo, posteriormente, aplicação de um questionário, elaborado pela ferramenta Forms com o intuito de analisar as percepções dos discentes. Diante disso, após o desenvolvimento do projeto e das análises das atividades propostas e desenvolvidas no Padlet e do questionário aplicado aos alunos, considerou-se que as ferramentas tecnológicas são importantes mecanismos de aprendizagem juntos aos discentes, uma vez que os instigou a pesquisas entorno do tema interdisciplinar além de participação colaborativa nos grupos selecionados, onde se desenvolveu algumas competências como interação, organização, colaboração e tomada de decisão. Além disso, com base no questionário, foi possível observar uma grande aceitação por parte dos discentes em relação a ferramenta Padlet e a mesma, mostrou-se eficiente ao agregar pontos relevantes no desenvolvimento dos alunos como: interação, colaboração, organização, estudo e criatividade, dentro de um projeto interdisciplinar.

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Publicado

2022-10-11