ADAPTAÇÕES DO COMÉRCIO ALIMENTÍCIO PARA O E-COMMERCE E DELIVERY

Autores

  • Gislaine Gimenez Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC
  • Michael Dias Varrichi Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC
  • Rhadler Herculani Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC

Resumo

O setor de entregas por delivery teve um aumento durante a pandemia do Covid-19. Este artigo tem por finalidade mostrar quais foram as adaptações que o comércio alimentício realizou durante a pandemia da Covid-19, para que o funcionamento do estabelecimento continuasse com suas atividades diárias. A teoria demonstrou a necessidade de adaptações nas empresas para o e-commerce e estruturas mínimas para atender o pedido dos clientes através do sistema de delivery, incluindo também a roteirização das entregas domiciliares, visando a minimização de custos e rapidez em sua entrega. A metodologia do trabalho se baseou em uma pesquisa bibliográfica, histórica e descritiva, com caráter quantitativa, com uma pesquisa de campo e na aplicação de um questionário sociocultural em empresas que realizam delivery. Os resultados demonstraram que essas empresas melhoraram suas vendas com o delivery e adotaram ferramentas de e-commerce como forma de atrair mais clientes pela internet. Conclui-se que com a utilização de delivery com as ferramentas de e-commerce ajudaram a todas as empresas pesquisadas a não fecharem suas portas durante a pandemia.

Biografia do Autor

Gislaine Gimenez, Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC

Graduanda do Curso de Logística da Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC.

Michael Dias Varrichi, Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC

Graduando do Curso de Logística da Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC

Rhadler Herculani, Faculdade de Tecnologia de Bebedouro-FATEC

Engenheiro de Produção Agroindustrial formado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), mestrado na área de Organização do Trabalho/ Projeto do Trabalho e Ergonomia (UFSCar). Coordenador de estágios e professor do curso superior de Tecnologia em Logística da Fatec Bebedouro. Professor do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNIFAFIBE. Professor da FATEC de Bebedouro. Orientador de vários temas de Iniciação Científica e de artigos. Tem experiência em projetos envolvendo a área de Educação: Projetos de Pesquisa, Projetos de novos cursos universitários, Pesquisa Científica e Projetos Pedagógicos, além de atuar nas áreas de Ergonomia, Simulação, Planejamento, Processos de Produção e Projetos de Fábrica.

Referências

CHURCHILL; P.; 2003. A DIVERSIDADE CULTURAL E A ESTRATÉGIA DE SERVIÇOS NO VAREJO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO NA REDE SMART DE SUPERMERCADOS. 2003. Disponível em: <http://objdig.ufrj.br/60/teses/coppe_d/MarceloSalesFerreira.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.

COELHO, L. A..; 2013. E-COMMERCE - FACILIDADES E DIFICULDADES PARA EMPRESAS E CLIENTES. 2013. Disponível em: <https://multivix.edu.br/wp-content/uploads/2018/08/e-commerce-facilidades-e-dificuldades-para-empresas-e-clientes.pdf.>. Acesso em: 27 fev. 2021.

DICIO, 2021. DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. DELIVERY. 2021. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/delivery/.> Acesso em: 23 fev. 2021.

GOMES E RIBEIRO, 2004. A ROTEIRIZAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O SUCESSO EM UMA EMPRESA DE GRANDE PORTE NO RAMO FRIGORÍFICO. 2004. Disponível em: <http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no15/artigo29.pdf>. Acesso em: 27 fev. 2021.

MAIA, B. I.; OLIVEIRA, M. A.; FUTAMI, A. H.; 2019. “INOVAÇÃO NOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO COMO FORMA DE COMERCIALIZAÇÃO”. Revista de Administração e Negócios da Amazônia, vol. 11, n. 4, 2019.

MENDONÇA, H. G; 2016. E-COMMERCE. 2016. Disponível em: . Acesso em: 23 fev. 2021.

MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2020. O QUE É COVID-19. 2020. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid>. Acesso em: 22 fev. 2021.

NOVAES, 2004. ANÁLISE DE TRADE-OFF ENTRE O CUSTO E O NÍVEL DE SERVIÇO: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA NO SETOR DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS. 2004. Disponível em: <http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_226_319_30108.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2021.

O'SULLIVAN, A.; SHEFFRIN, S. M; NISHIJIMA, M.; 2004. INTRODUÇÃO À ECONOMIA: PRINCÍPIOS E FERRAMENTAS. São Paulo: Pearson Education Prentice Hall, 2004.

REZENDE, A. A; MARCELINO, J. A; MIYAJI, M; 2020. A REINVENÇÃO DAS VENDAS: AS ESTRATÉGIAS DAS EMPRESAS BRASILEIRAS PARA GERAR RECEITAS NA PANDEMIA DE COVID-19. 2020. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2022-12-12